POLÍTICA E CULTURA DIGITAL: POTENCIALIDADES DO CROWDSOURCING NO ÂMBITO DO WEBJORNALISMO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Comunicação (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/11000 |
Resumo: | No terreno da cultura livre, uma lógica pós-massiva se associa à maior autonomia comunicativa da web 2.0, com novos conteúdos sendo postos em debate, podendo gerar contribuições para ampliação do pensamento crítico e busca de alternativas políticas. Da lógica de crowdsourcing fomentada por blogs coletivos, discutimos como esse espaço apresenta demandas, e como se dá a participação e colaboração do sujeito no webjornalismo.Política y Cultura Digital: potencialidades del crowdsourcing en el ámbito del webperiodismoResumen:En el campo de la cultura libre, una lógica postmasiva asociase a la mayor autonomia comunicativa de la web 2.0, donde nuevos contenidos se ponen al debate, pudiendose generar contribuciones para la ampliación del pensamiento crítico y de la búsqueda por alternativas políticas. Desde la lógica del crowdsourcing fomentada por los blogs coletivos, hablamos de como ese espacio presenta demandas y de cómo se dá la participación y colaboración del sujeto en el webperiodismo.Palabras clave: crowdsourcing, comunicación compartida, webperiodismo. Politics and Digital Culture: potentialities of crowdsourcing in the context of web journalismAbstract:In the field of free culture, post-massive logics is associated with greater communicative autonomy of web 2.0, and new contents are put into discussion, so contributions can be generated in terms of expansion of critical thinking and search for political alternatives. From crowdsourcing logics fostered by collective blogs, we discuss how this space presents demands, and how the participation and collaboration of the subject occurs in web journalism.Keywords: crowdsourcing; shared communication; webjournalism. |
id |
UFSM-4_c997f42d6676196bede754222097680a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11000 |
network_acronym_str |
UFSM-4 |
network_name_str |
Cadernos de Comunicação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
POLÍTICA E CULTURA DIGITAL: POTENCIALIDADES DO CROWDSOURCING NO ÂMBITO DO WEBJORNALISMONo terreno da cultura livre, uma lógica pós-massiva se associa à maior autonomia comunicativa da web 2.0, com novos conteúdos sendo postos em debate, podendo gerar contribuições para ampliação do pensamento crítico e busca de alternativas políticas. Da lógica de crowdsourcing fomentada por blogs coletivos, discutimos como esse espaço apresenta demandas, e como se dá a participação e colaboração do sujeito no webjornalismo.Política y Cultura Digital: potencialidades del crowdsourcing en el ámbito del webperiodismoResumen:En el campo de la cultura libre, una lógica postmasiva asociase a la mayor autonomia comunicativa de la web 2.0, donde nuevos contenidos se ponen al debate, pudiendose generar contribuciones para la ampliación del pensamiento crítico y de la búsqueda por alternativas políticas. Desde la lógica del crowdsourcing fomentada por los blogs coletivos, hablamos de como ese espacio presenta demandas y de cómo se dá la participación y colaboración del sujeto en el webperiodismo.Palabras clave: crowdsourcing, comunicación compartida, webperiodismo. Politics and Digital Culture: potentialities of crowdsourcing in the context of web journalismAbstract:In the field of free culture, post-massive logics is associated with greater communicative autonomy of web 2.0, and new contents are put into discussion, so contributions can be generated in terms of expansion of critical thinking and search for political alternatives. From crowdsourcing logics fostered by collective blogs, we discuss how this space presents demands, and how the participation and collaboration of the subject occurs in web journalism.Keywords: crowdsourcing; shared communication; webjournalism.Universidade Federal de Santa Maria2014-02-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa empírica de campoapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/1100010.5902/2316882X11000Cadernos de Comunicação; v. 17 n. 2 (2013)2316-882X1677-9061reponame:Cadernos de Comunicação (Online)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/11000/8184Cordeiro, Adriana TenórioSilva, Paula Gonçalves daMello, Sérgio Carvalho Benício deGomes, Yasmin Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-09T20:25:01Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11000Revistahttps://periodicos.ufsm.br/ccomunicacaoPUBhttps://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/oaiflavilisboa@gmail.com||flavilisboa@gmail.com2316-882X1677-9061opendoar:2020-12-09T20:25:01Cadernos de Comunicação (Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
POLÍTICA E CULTURA DIGITAL: POTENCIALIDADES DO CROWDSOURCING NO ÂMBITO DO WEBJORNALISMO |
title |
POLÍTICA E CULTURA DIGITAL: POTENCIALIDADES DO CROWDSOURCING NO ÂMBITO DO WEBJORNALISMO |
spellingShingle |
POLÍTICA E CULTURA DIGITAL: POTENCIALIDADES DO CROWDSOURCING NO ÂMBITO DO WEBJORNALISMO Cordeiro, Adriana Tenório |
title_short |
POLÍTICA E CULTURA DIGITAL: POTENCIALIDADES DO CROWDSOURCING NO ÂMBITO DO WEBJORNALISMO |
title_full |
POLÍTICA E CULTURA DIGITAL: POTENCIALIDADES DO CROWDSOURCING NO ÂMBITO DO WEBJORNALISMO |
title_fullStr |
POLÍTICA E CULTURA DIGITAL: POTENCIALIDADES DO CROWDSOURCING NO ÂMBITO DO WEBJORNALISMO |
title_full_unstemmed |
POLÍTICA E CULTURA DIGITAL: POTENCIALIDADES DO CROWDSOURCING NO ÂMBITO DO WEBJORNALISMO |
title_sort |
POLÍTICA E CULTURA DIGITAL: POTENCIALIDADES DO CROWDSOURCING NO ÂMBITO DO WEBJORNALISMO |
author |
Cordeiro, Adriana Tenório |
author_facet |
Cordeiro, Adriana Tenório Silva, Paula Gonçalves da Mello, Sérgio Carvalho Benício de Gomes, Yasmin Silva |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Paula Gonçalves da Mello, Sérgio Carvalho Benício de Gomes, Yasmin Silva |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cordeiro, Adriana Tenório Silva, Paula Gonçalves da Mello, Sérgio Carvalho Benício de Gomes, Yasmin Silva |
description |
No terreno da cultura livre, uma lógica pós-massiva se associa à maior autonomia comunicativa da web 2.0, com novos conteúdos sendo postos em debate, podendo gerar contribuições para ampliação do pensamento crítico e busca de alternativas políticas. Da lógica de crowdsourcing fomentada por blogs coletivos, discutimos como esse espaço apresenta demandas, e como se dá a participação e colaboração do sujeito no webjornalismo.Política y Cultura Digital: potencialidades del crowdsourcing en el ámbito del webperiodismoResumen:En el campo de la cultura libre, una lógica postmasiva asociase a la mayor autonomia comunicativa de la web 2.0, donde nuevos contenidos se ponen al debate, pudiendose generar contribuciones para la ampliación del pensamiento crítico y de la búsqueda por alternativas políticas. Desde la lógica del crowdsourcing fomentada por los blogs coletivos, hablamos de como ese espacio presenta demandas y de cómo se dá la participación y colaboración del sujeto en el webperiodismo.Palabras clave: crowdsourcing, comunicación compartida, webperiodismo. Politics and Digital Culture: potentialities of crowdsourcing in the context of web journalismAbstract:In the field of free culture, post-massive logics is associated with greater communicative autonomy of web 2.0, and new contents are put into discussion, so contributions can be generated in terms of expansion of critical thinking and search for political alternatives. From crowdsourcing logics fostered by collective blogs, we discuss how this space presents demands, and how the participation and collaboration of the subject occurs in web journalism.Keywords: crowdsourcing; shared communication; webjournalism. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-02-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa empírica de campo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/11000 10.5902/2316882X11000 |
url |
http://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/11000 |
identifier_str_mv |
10.5902/2316882X11000 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/11000/8184 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Comunicação; v. 17 n. 2 (2013) 2316-882X 1677-9061 reponame:Cadernos de Comunicação (Online) instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Cadernos de Comunicação (Online) |
collection |
Cadernos de Comunicação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Comunicação (Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
flavilisboa@gmail.com||flavilisboa@gmail.com |
_version_ |
1809463999209668608 |