Práticas educativas para o ensino de biossegurança: uma experiência com alunos surdos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Costa, Marco Antonio F.
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: da Costa, Maria de Fátima Barrozo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação Especial (UFSM)
Texto Completo: http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4916
Resumo: Este artigo teve como objetivo relatar a experiência desenvolvida em um curso básico de biossegurança para alunos surdos, realizada no Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET-RJ) em 2003, visando incentivar pesquisas e ações políticas voltadas para a inclusão de pessoas que ainda não estão inseridas nos processos produtivos da sociedade. Foi utilizado o método oral – visual, com o apoio de um intérprete de LIBRAS, em um contexto construtivista. Este estudo mostrou que os alunos surdos podem ser capacitados em biossegurança e que é possível a inclusão desses indivíduos em ambientes onde a biossegurança seja necessária.Palavras-chave: alunos surdos. educação. biossegurança.
id UFSM-9_01160c0f4a5be424c3daa4d34ee1c634
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4916
network_acronym_str UFSM-9
network_name_str Revista Educação Especial (UFSM)
repository_id_str
spelling Práticas educativas para o ensino de biossegurança: uma experiência com alunos surdosEste artigo teve como objetivo relatar a experiência desenvolvida em um curso básico de biossegurança para alunos surdos, realizada no Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET-RJ) em 2003, visando incentivar pesquisas e ações políticas voltadas para a inclusão de pessoas que ainda não estão inseridas nos processos produtivos da sociedade. Foi utilizado o método oral – visual, com o apoio de um intérprete de LIBRAS, em um contexto construtivista. Este estudo mostrou que os alunos surdos podem ser capacitados em biossegurança e que é possível a inclusão desses indivíduos em ambientes onde a biossegurança seja necessária.Palavras-chave: alunos surdos. educação. biossegurança.Universidade Federal de Santa Maria2012-03-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4916Special Education Magazine; Revista Educação Especial, n. 24, 2004; 65-70Revista de Educación Especial; Revista Educação Especial, n. 24, 2004; 65-70Revista Educação Especial; Revista Educação Especial, n. 24, 2004; 65-701984-686Xreponame:Revista Educação Especial (UFSM)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4916/2953da Costa, Marco Antonio F.da Costa, Maria de Fátima Barrozoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-05-09T14:19:36Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4916Revistahttps://periodicos.ufsm.br/educacaoespecialPUBhttp://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/educacaoespecial/oaieducacaoespecial@smail.ufsm.br||clenioberni@gmail.com1984-686X1808-270Xopendoar:2016-05-09T14:19:36Revista Educação Especial (UFSM) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas educativas para o ensino de biossegurança: uma experiência com alunos surdos
title Práticas educativas para o ensino de biossegurança: uma experiência com alunos surdos
spellingShingle Práticas educativas para o ensino de biossegurança: uma experiência com alunos surdos
da Costa, Marco Antonio F.
title_short Práticas educativas para o ensino de biossegurança: uma experiência com alunos surdos
title_full Práticas educativas para o ensino de biossegurança: uma experiência com alunos surdos
title_fullStr Práticas educativas para o ensino de biossegurança: uma experiência com alunos surdos
title_full_unstemmed Práticas educativas para o ensino de biossegurança: uma experiência com alunos surdos
title_sort Práticas educativas para o ensino de biossegurança: uma experiência com alunos surdos
author da Costa, Marco Antonio F.
author_facet da Costa, Marco Antonio F.
da Costa, Maria de Fátima Barrozo
author_role author
author2 da Costa, Maria de Fátima Barrozo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Costa, Marco Antonio F.
da Costa, Maria de Fátima Barrozo
description Este artigo teve como objetivo relatar a experiência desenvolvida em um curso básico de biossegurança para alunos surdos, realizada no Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET-RJ) em 2003, visando incentivar pesquisas e ações políticas voltadas para a inclusão de pessoas que ainda não estão inseridas nos processos produtivos da sociedade. Foi utilizado o método oral – visual, com o apoio de um intérprete de LIBRAS, em um contexto construtivista. Este estudo mostrou que os alunos surdos podem ser capacitados em biossegurança e que é possível a inclusão desses indivíduos em ambientes onde a biossegurança seja necessária.Palavras-chave: alunos surdos. educação. biossegurança.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-03-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4916
url http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4916
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4916/2953
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Special Education Magazine; Revista Educação Especial, n. 24, 2004; 65-70
Revista de Educación Especial; Revista Educação Especial, n. 24, 2004; 65-70
Revista Educação Especial; Revista Educação Especial, n. 24, 2004; 65-70
1984-686X
reponame:Revista Educação Especial (UFSM)
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Revista Educação Especial (UFSM)
collection Revista Educação Especial (UFSM)
repository.name.fl_str_mv Revista Educação Especial (UFSM) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv educacaoespecial@smail.ufsm.br||clenioberni@gmail.com
_version_ 1799944199025459200