Práticas de biossegurança no ensino técnico de enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Gerusa
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Pires, Denise Elvira Pires de, Scherer, Magda Duarte dos Anjos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/30420
http://dx.doi.org/10.1590/1981-7746-sol00019
Resumo: A biossegurança é um componente central a ser considerado para que os profissionais executem suas atividades minimizando danos à sua saúde e à de usuários dos serviços de saúde. As instituições educacionais e os(as) enfermeiros(as) docentes têm papel fundamental nesse processo. Com o objetivo de compreender a prática da biossegurança realizada por enfermeiros(as) docentes durante a supervisão de estágio de alunos de cursos técnicos de enfermagem, realizou-se uma pesquisa exploratória descritiva, de abordagem qualitativa. Os dados foram coletados no ano de 2012, com 11 enfermeiros(as) docentes de duas instituições da rede federal de educação profissional, científica e tecnológica na região Sul do Brasil. Utilizou-se triangulação metodológica com dados coletados por meio de estudo documental, entrevista semiestruturada e observação, orientados pela análise temática de conteúdo de Bardin. Os resultados mostraram que as ações dos docentes em relação à biossegurança são influenciadas pela disponibilidade e acesso aos materiais e equipamentos, pela quantidade e qualidade dos equipamentos de proteção individual, pela infraestrutura das instituições assistenciais e laboratórios de ensino e pelo conhecimento do tema. Concluiu-se que as ações protetoras na prática docente são influenciadas pelo conhecimento, pelas condições de trabalho e pelas escolhas dos sujeitos.
id UNB_31f823cadcff0505480deaaa61077fb8
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/30420
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Práticas de biossegurança no ensino técnico de enfermagemBiosecurity practices in technical nursing educationPrácticas de bioseguridad en la enseñanza técnica de enfermeríaExposição a agentes biológicosBiossegurançaEnfermagemEnsino técnico - enfermagemSaúde do trabalhadorA biossegurança é um componente central a ser considerado para que os profissionais executem suas atividades minimizando danos à sua saúde e à de usuários dos serviços de saúde. As instituições educacionais e os(as) enfermeiros(as) docentes têm papel fundamental nesse processo. Com o objetivo de compreender a prática da biossegurança realizada por enfermeiros(as) docentes durante a supervisão de estágio de alunos de cursos técnicos de enfermagem, realizou-se uma pesquisa exploratória descritiva, de abordagem qualitativa. Os dados foram coletados no ano de 2012, com 11 enfermeiros(as) docentes de duas instituições da rede federal de educação profissional, científica e tecnológica na região Sul do Brasil. Utilizou-se triangulação metodológica com dados coletados por meio de estudo documental, entrevista semiestruturada e observação, orientados pela análise temática de conteúdo de Bardin. Os resultados mostraram que as ações dos docentes em relação à biossegurança são influenciadas pela disponibilidade e acesso aos materiais e equipamentos, pela quantidade e qualidade dos equipamentos de proteção individual, pela infraestrutura das instituições assistenciais e laboratórios de ensino e pelo conhecimento do tema. Concluiu-se que as ações protetoras na prática docente são influenciadas pelo conhecimento, pelas condições de trabalho e pelas escolhas dos sujeitos.Biosecurity is a central component to be taken into account in order for professionals to undertake their activities while minimizing damage to their health and to health service users. Educational institutions and teaching nurses play a fundamental role in this process. A qualitative descriptive exploratory research study was carried out to understand the teaching nurses' biosecurity practices during the supervision of the internship of students taking technical courses in nursing. Data were collected in 2012, with 11 teaching nurses from two institutions in the federal network of professional, scientific, and technological education in Southern Brazil. Methodological triangulation was done with data collected through a documental study, semi-structured interviews, and observation, guided by thematic content analysis of Bardin. The results showed that the teachers' actions in biosecurity are influenced by the availability of and access to materials and equipment, by the amount and quality of personal protective equipment, by the infrastructure of the healthcare institutions, by care institutions and teaching laboratories, and by their knowledge on the subject. It was concluded that the protective actions in the teaching practice are influenced by knowledge, by working conditions, and by the choice of subjects.La bioseguridad es un componente central a ser considerado para que los profesionales ejecuten sus actividades minimizando los daños a su salud y a la de los usuarios de los servicios de salud. Las instituciones educativas y los(as) enfermeros(as) docentes tienen un papel fundamental en este proceso. Con el objetivo de comprender la práctica de la bioseguridad realizada por enfermeros(as) docentes durante la supervisión de la pasantía de alumnos de cursos técnicos de enfermería, se realizó una investigación exploratoria descriptiva, de enfoque cualitativo. Los datos se tomaron en el año 2012, con 11 enfermeros(as) docentes de dos instituciones de la red federal de educación profesional, científica y tecnológica en la región sur de Brasil. Se utilizó la triangulación metodológica con datos obtenidos por medio de estudio documental, entrevista semiestructurada y observación, orientados por el análisis temático de contenido de Bardin. Los resultados mostraron que las acciones de los docentes con relación a la bioseguridad están afectadas por la disponibilidad y acceso a los materiales y equipos, por la cantidad y calidad de los equipos de protección personal, por la infraestructura de las instituciones asistenciales y laboratorios de enseñanza y por el conocimiento del tema. Se concluyó que las acciones protectoras en la práctica docente están afectadas por el conocimiento, por las condiciones de trabajo y por las elecciones de los sujetos.Faculdade de Ciências da Saúde (FS)Departamento de Saúde Coletiva (FS DSC)Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio2017-12-07T05:19:01Z2017-12-07T05:19:01Z2016-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfRIBEIRO, Gerusa; PIRES, Denise Elvira Pires de; SCHERER, Magda Duarte dos Anjos. Práticas de biossegurança no ensino técnico de enfermagem. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 14, n. 3, p. 871-888, set./dez. 2016. Disponível: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462016000300871&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 14 dez. 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1981-7746-sol00019.http://repositorio.unb.br/handle/10482/30420http://dx.doi.org/10.1590/1981-7746-sol00019Trabalho, Educação e Saúde - This is an Open Access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462016000300871&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 14 dez. 2017.info:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, GerusaPires, Denise Elvira Pires deScherer, Magda Duarte dos Anjosporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-09-13T19:12:28Zoai:repositorio.unb.br:10482/30420Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-09-13T19:12:28Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas de biossegurança no ensino técnico de enfermagem
Biosecurity practices in technical nursing education
Prácticas de bioseguridad en la enseñanza técnica de enfermería
title Práticas de biossegurança no ensino técnico de enfermagem
spellingShingle Práticas de biossegurança no ensino técnico de enfermagem
Ribeiro, Gerusa
Exposição a agentes biológicos
Biossegurança
Enfermagem
Ensino técnico - enfermagem
Saúde do trabalhador
title_short Práticas de biossegurança no ensino técnico de enfermagem
title_full Práticas de biossegurança no ensino técnico de enfermagem
title_fullStr Práticas de biossegurança no ensino técnico de enfermagem
title_full_unstemmed Práticas de biossegurança no ensino técnico de enfermagem
title_sort Práticas de biossegurança no ensino técnico de enfermagem
author Ribeiro, Gerusa
author_facet Ribeiro, Gerusa
Pires, Denise Elvira Pires de
Scherer, Magda Duarte dos Anjos
author_role author
author2 Pires, Denise Elvira Pires de
Scherer, Magda Duarte dos Anjos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Gerusa
Pires, Denise Elvira Pires de
Scherer, Magda Duarte dos Anjos
dc.subject.por.fl_str_mv Exposição a agentes biológicos
Biossegurança
Enfermagem
Ensino técnico - enfermagem
Saúde do trabalhador
topic Exposição a agentes biológicos
Biossegurança
Enfermagem
Ensino técnico - enfermagem
Saúde do trabalhador
description A biossegurança é um componente central a ser considerado para que os profissionais executem suas atividades minimizando danos à sua saúde e à de usuários dos serviços de saúde. As instituições educacionais e os(as) enfermeiros(as) docentes têm papel fundamental nesse processo. Com o objetivo de compreender a prática da biossegurança realizada por enfermeiros(as) docentes durante a supervisão de estágio de alunos de cursos técnicos de enfermagem, realizou-se uma pesquisa exploratória descritiva, de abordagem qualitativa. Os dados foram coletados no ano de 2012, com 11 enfermeiros(as) docentes de duas instituições da rede federal de educação profissional, científica e tecnológica na região Sul do Brasil. Utilizou-se triangulação metodológica com dados coletados por meio de estudo documental, entrevista semiestruturada e observação, orientados pela análise temática de conteúdo de Bardin. Os resultados mostraram que as ações dos docentes em relação à biossegurança são influenciadas pela disponibilidade e acesso aos materiais e equipamentos, pela quantidade e qualidade dos equipamentos de proteção individual, pela infraestrutura das instituições assistenciais e laboratórios de ensino e pelo conhecimento do tema. Concluiu-se que as ações protetoras na prática docente são influenciadas pelo conhecimento, pelas condições de trabalho e pelas escolhas dos sujeitos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09
2017-12-07T05:19:01Z
2017-12-07T05:19:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RIBEIRO, Gerusa; PIRES, Denise Elvira Pires de; SCHERER, Magda Duarte dos Anjos. Práticas de biossegurança no ensino técnico de enfermagem. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 14, n. 3, p. 871-888, set./dez. 2016. Disponível: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462016000300871&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 14 dez. 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1981-7746-sol00019.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/30420
http://dx.doi.org/10.1590/1981-7746-sol00019
identifier_str_mv RIBEIRO, Gerusa; PIRES, Denise Elvira Pires de; SCHERER, Magda Duarte dos Anjos. Práticas de biossegurança no ensino técnico de enfermagem. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 14, n. 3, p. 871-888, set./dez. 2016. Disponível: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462016000300871&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 14 dez. 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1981-7746-sol00019.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/30420
http://dx.doi.org/10.1590/1981-7746-sol00019
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580927138496512