Sobre a proposta de Educação Inclusiva: notas para ampliar o debate
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação Especial (UFSM) |
Texto Completo: | http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4982 |
Resumo: | A exclusão de alguns e a inclusão de outros sempre foi uma marca da instituição escolar moderna, mas somente nos últimos anos isto deixa de ser naturalizado, passando a ser problematizado. Como atender a tantas diferenças em um mesmo espaço físico, a sala de aula, por educadores/as formados para o atendimento educacional de um perfil normal de crianças? Estas e outras questões são o foco do presente artigo, que objetiva refletir sobre o atual contexto educacional brasileiro e convidar educadores/as para um debate acerca daquilo que comumente classificamos como normalidade e anormalidade, partindo do entendimento que as invenções modernas tem se encarregado de classificar/nomear/narrar/incluir ou excluir os sujeitos, em um mundo cada vez mais difuso e fragmentado.Palavras-chave: Educação, inclusão, pessoas com deficiências. |
id |
UFSM-9_0b30f4f1f2f66036015e74d5bfee7d63 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4982 |
network_acronym_str |
UFSM-9 |
network_name_str |
Revista Educação Especial (UFSM) |
repository_id_str |
|
spelling |
Sobre a proposta de Educação Inclusiva: notas para ampliar o debateA exclusão de alguns e a inclusão de outros sempre foi uma marca da instituição escolar moderna, mas somente nos últimos anos isto deixa de ser naturalizado, passando a ser problematizado. Como atender a tantas diferenças em um mesmo espaço físico, a sala de aula, por educadores/as formados para o atendimento educacional de um perfil normal de crianças? Estas e outras questões são o foco do presente artigo, que objetiva refletir sobre o atual contexto educacional brasileiro e convidar educadores/as para um debate acerca daquilo que comumente classificamos como normalidade e anormalidade, partindo do entendimento que as invenções modernas tem se encarregado de classificar/nomear/narrar/incluir ou excluir os sujeitos, em um mundo cada vez mais difuso e fragmentado.Palavras-chave: Educação, inclusão, pessoas com deficiências.Universidade Federal de Santa Maria2012-03-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4982Special Education Magazine; Revista Educação Especial, n. 23, 2004; 45-52Revista de Educación Especial; Revista Educação Especial, n. 23, 2004; 45-52Revista Educação Especial; Revista Educação Especial, n. 23, 2004; 45-521984-686Xreponame:Revista Educação Especial (UFSM)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4982/3024Thoma, Adriana da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-05-09T14:19:24Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4982Revistahttps://periodicos.ufsm.br/educacaoespecialPUBhttp://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/educacaoespecial/oaieducacaoespecial@smail.ufsm.br||clenioberni@gmail.com1984-686X1808-270Xopendoar:2016-05-09T14:19:24Revista Educação Especial (UFSM) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sobre a proposta de Educação Inclusiva: notas para ampliar o debate |
title |
Sobre a proposta de Educação Inclusiva: notas para ampliar o debate |
spellingShingle |
Sobre a proposta de Educação Inclusiva: notas para ampliar o debate Thoma, Adriana da Silva |
title_short |
Sobre a proposta de Educação Inclusiva: notas para ampliar o debate |
title_full |
Sobre a proposta de Educação Inclusiva: notas para ampliar o debate |
title_fullStr |
Sobre a proposta de Educação Inclusiva: notas para ampliar o debate |
title_full_unstemmed |
Sobre a proposta de Educação Inclusiva: notas para ampliar o debate |
title_sort |
Sobre a proposta de Educação Inclusiva: notas para ampliar o debate |
author |
Thoma, Adriana da Silva |
author_facet |
Thoma, Adriana da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Thoma, Adriana da Silva |
description |
A exclusão de alguns e a inclusão de outros sempre foi uma marca da instituição escolar moderna, mas somente nos últimos anos isto deixa de ser naturalizado, passando a ser problematizado. Como atender a tantas diferenças em um mesmo espaço físico, a sala de aula, por educadores/as formados para o atendimento educacional de um perfil normal de crianças? Estas e outras questões são o foco do presente artigo, que objetiva refletir sobre o atual contexto educacional brasileiro e convidar educadores/as para um debate acerca daquilo que comumente classificamos como normalidade e anormalidade, partindo do entendimento que as invenções modernas tem se encarregado de classificar/nomear/narrar/incluir ou excluir os sujeitos, em um mundo cada vez mais difuso e fragmentado.Palavras-chave: Educação, inclusão, pessoas com deficiências. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-03-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4982 |
url |
http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4982 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4982/3024 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
dc.source.none.fl_str_mv |
Special Education Magazine; Revista Educação Especial, n. 23, 2004; 45-52 Revista de Educación Especial; Revista Educação Especial, n. 23, 2004; 45-52 Revista Educação Especial; Revista Educação Especial, n. 23, 2004; 45-52 1984-686X reponame:Revista Educação Especial (UFSM) instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Revista Educação Especial (UFSM) |
collection |
Revista Educação Especial (UFSM) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Educação Especial (UFSM) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
educacaoespecial@smail.ufsm.br||clenioberni@gmail.com |
_version_ |
1799944199044333568 |