(Re) pensando o papel do educador especial no contexto da inclusão de alunos surdos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação Especial (UFSM) |
Texto Completo: | http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5129 |
Resumo: | A presente pesquisa refere-se a uma das questões mais discutidas, atualmente, na área da Educação Especial: a Escola Inclusiva. Percebe-se que na caminhada de uma educação para todos e sem exclusão, é fundamental que o educador especial tenha seu papel definido para que assim esteja consciente da sua prática pedagógica. Busca-se, por meio desta, (re)pensar o papel do educador especial na classe do sistema regular de ensino em que haja inclusão de alunos surdos. Esta pesquisa envolve como sujeitos a educadora especial, a professora da classe regular de ensino e o instrutor surdo, os quais vivenciaram a experiência de inclusão na Escola de Ensino Fundamental Duque de Caxias, de Santa Maria – RS. |
id |
UFSM-9_0b895dc2d77adc189bcaf7da75a1df78 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5129 |
network_acronym_str |
UFSM-9 |
network_name_str |
Revista Educação Especial (UFSM) |
repository_id_str |
|
spelling |
(Re) pensando o papel do educador especial no contexto da inclusão de alunos surdosEscola inclusivaEducador especialSurdo. A presente pesquisa refere-se a uma das questões mais discutidas, atualmente, na área da Educação Especial: a Escola Inclusiva. Percebe-se que na caminhada de uma educação para todos e sem exclusão, é fundamental que o educador especial tenha seu papel definido para que assim esteja consciente da sua prática pedagógica. Busca-se, por meio desta, (re)pensar o papel do educador especial na classe do sistema regular de ensino em que haja inclusão de alunos surdos. Esta pesquisa envolve como sujeitos a educadora especial, a professora da classe regular de ensino e o instrutor surdo, os quais vivenciaram a experiência de inclusão na Escola de Ensino Fundamental Duque de Caxias, de Santa Maria – RS.Universidade Federal de Santa Maria2012-04-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5129Special Education Magazine; Revista Educação Especial, n. 19, 2002; 05-10Revista de Educación Especial; Revista Educação Especial, n. 19, 2002; 05-10Revista Educação Especial; Revista Educação Especial, n. 19, 2002; 05-101984-686Xreponame:Revista Educação Especial (UFSM)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5129/3153Rechico, Cinara FrancoMarostega, Vera Luciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-05-09T14:18:51Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5129Revistahttps://periodicos.ufsm.br/educacaoespecialPUBhttp://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/educacaoespecial/oaieducacaoespecial@smail.ufsm.br||clenioberni@gmail.com1984-686X1808-270Xopendoar:2016-05-09T14:18:51Revista Educação Especial (UFSM) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
(Re) pensando o papel do educador especial no contexto da inclusão de alunos surdos |
title |
(Re) pensando o papel do educador especial no contexto da inclusão de alunos surdos |
spellingShingle |
(Re) pensando o papel do educador especial no contexto da inclusão de alunos surdos Rechico, Cinara Franco Escola inclusiva Educador especial Surdo. |
title_short |
(Re) pensando o papel do educador especial no contexto da inclusão de alunos surdos |
title_full |
(Re) pensando o papel do educador especial no contexto da inclusão de alunos surdos |
title_fullStr |
(Re) pensando o papel do educador especial no contexto da inclusão de alunos surdos |
title_full_unstemmed |
(Re) pensando o papel do educador especial no contexto da inclusão de alunos surdos |
title_sort |
(Re) pensando o papel do educador especial no contexto da inclusão de alunos surdos |
author |
Rechico, Cinara Franco |
author_facet |
Rechico, Cinara Franco Marostega, Vera Lucia |
author_role |
author |
author2 |
Marostega, Vera Lucia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rechico, Cinara Franco Marostega, Vera Lucia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escola inclusiva Educador especial Surdo. |
topic |
Escola inclusiva Educador especial Surdo. |
description |
A presente pesquisa refere-se a uma das questões mais discutidas, atualmente, na área da Educação Especial: a Escola Inclusiva. Percebe-se que na caminhada de uma educação para todos e sem exclusão, é fundamental que o educador especial tenha seu papel definido para que assim esteja consciente da sua prática pedagógica. Busca-se, por meio desta, (re)pensar o papel do educador especial na classe do sistema regular de ensino em que haja inclusão de alunos surdos. Esta pesquisa envolve como sujeitos a educadora especial, a professora da classe regular de ensino e o instrutor surdo, os quais vivenciaram a experiência de inclusão na Escola de Ensino Fundamental Duque de Caxias, de Santa Maria – RS. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-04-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5129 |
url |
http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5129 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5129/3153 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
dc.source.none.fl_str_mv |
Special Education Magazine; Revista Educação Especial, n. 19, 2002; 05-10 Revista de Educación Especial; Revista Educação Especial, n. 19, 2002; 05-10 Revista Educação Especial; Revista Educação Especial, n. 19, 2002; 05-10 1984-686X reponame:Revista Educação Especial (UFSM) instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Revista Educação Especial (UFSM) |
collection |
Revista Educação Especial (UFSM) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Educação Especial (UFSM) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
educacaoespecial@smail.ufsm.br||clenioberni@gmail.com |
_version_ |
1820690959636103168 |