A influência da comunicação que envolve família-filho-escola no processo de desenvolvimento e aprendizagem do sujeito surdo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marostega, Vera Lúcia
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: dos Santos, Angela Nediane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação Especial (UFSM)
Texto Completo: http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4301
Resumo:  O presente artigo aborda o tema da comunicação entre família ouvinte, filho surdo, escola para surdos e sua influência no desenvolvimento e aprendizagem do sujeito surdo. O estudo tem como base teórica o enfoque Sócio-antropológico da surdez, com algumas contribuições dos Estudos Culturais. A pesquisa realizou-se no contexto de uma escola para surdos localizada no município de Santa Maria, RS, e envolveu famílias ouvintes de alunos surdos que estudam nesta escola, bem como professores e instrutores de língua de sinais. As pessoas surdas que estudam em uma escola para surdos, com caráter sócio-antropológico, comunicam-se através da língua de sinais, língua própria da cultura surda, a qual é adequada as suas necessidades, já que se apresenta na modalidade espaço-visual. A maioria dos pais das pessoas surdas é ouvinte e sua língua se dá em outra modalidade, a oral-auditiva. A partir disso, buscamos conhecer como a comunicação se estabelece entre a família ouvinte, o filho surdo e a escola para surdos, influenciando no desenvolvimento e na aprendizagem do sujeito surdo. Os dados obtidos no decorrer da pesquisa nos levam a crer que o modo como essa comunicação acontece manifesta influências diversificadas no desenvolvimento e na aprendizagem do sujeito surdo. Palavras-chave: Família. Escola para Surdos. Comunicação.
id UFSM-9_123d599bbf71dd9c5eb26dcbd8b18967
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4301
network_acronym_str UFSM-9
network_name_str Revista Educação Especial (UFSM)
repository_id_str
spelling A influência da comunicação que envolve família-filho-escola no processo de desenvolvimento e aprendizagem do sujeito surdo  O presente artigo aborda o tema da comunicação entre família ouvinte, filho surdo, escola para surdos e sua influência no desenvolvimento e aprendizagem do sujeito surdo. O estudo tem como base teórica o enfoque Sócio-antropológico da surdez, com algumas contribuições dos Estudos Culturais. A pesquisa realizou-se no contexto de uma escola para surdos localizada no município de Santa Maria, RS, e envolveu famílias ouvintes de alunos surdos que estudam nesta escola, bem como professores e instrutores de língua de sinais. As pessoas surdas que estudam em uma escola para surdos, com caráter sócio-antropológico, comunicam-se através da língua de sinais, língua própria da cultura surda, a qual é adequada as suas necessidades, já que se apresenta na modalidade espaço-visual. A maioria dos pais das pessoas surdas é ouvinte e sua língua se dá em outra modalidade, a oral-auditiva. A partir disso, buscamos conhecer como a comunicação se estabelece entre a família ouvinte, o filho surdo e a escola para surdos, influenciando no desenvolvimento e na aprendizagem do sujeito surdo. Os dados obtidos no decorrer da pesquisa nos levam a crer que o modo como essa comunicação acontece manifesta influências diversificadas no desenvolvimento e na aprendizagem do sujeito surdo. Palavras-chave: Família. Escola para Surdos. Comunicação.Universidade Federal de Santa Maria2011-11-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4301Special Education Magazine; Revista Educação Especial, n. 28, 2006; 265-274Revista de Educación Especial; Revista Educação Especial, n. 28, 2006; 265-274Revista Educação Especial; Revista Educação Especial, n. 28, 2006; 265-2741984-686Xreponame:Revista Educação Especial (UFSM)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4301/2534Marostega, Vera Lúciados Santos, Angela Nedianeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-05-09T14:20:13Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4301Revistahttps://periodicos.ufsm.br/educacaoespecialPUBhttp://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/educacaoespecial/oaieducacaoespecial@smail.ufsm.br||clenioberni@gmail.com1984-686X1808-270Xopendoar:2016-05-09T14:20:13Revista Educação Especial (UFSM) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv A influência da comunicação que envolve família-filho-escola no processo de desenvolvimento e aprendizagem do sujeito surdo
title A influência da comunicação que envolve família-filho-escola no processo de desenvolvimento e aprendizagem do sujeito surdo
spellingShingle A influência da comunicação que envolve família-filho-escola no processo de desenvolvimento e aprendizagem do sujeito surdo
Marostega, Vera Lúcia
title_short A influência da comunicação que envolve família-filho-escola no processo de desenvolvimento e aprendizagem do sujeito surdo
title_full A influência da comunicação que envolve família-filho-escola no processo de desenvolvimento e aprendizagem do sujeito surdo
title_fullStr A influência da comunicação que envolve família-filho-escola no processo de desenvolvimento e aprendizagem do sujeito surdo
title_full_unstemmed A influência da comunicação que envolve família-filho-escola no processo de desenvolvimento e aprendizagem do sujeito surdo
title_sort A influência da comunicação que envolve família-filho-escola no processo de desenvolvimento e aprendizagem do sujeito surdo
author Marostega, Vera Lúcia
author_facet Marostega, Vera Lúcia
dos Santos, Angela Nediane
author_role author
author2 dos Santos, Angela Nediane
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marostega, Vera Lúcia
dos Santos, Angela Nediane
description  O presente artigo aborda o tema da comunicação entre família ouvinte, filho surdo, escola para surdos e sua influência no desenvolvimento e aprendizagem do sujeito surdo. O estudo tem como base teórica o enfoque Sócio-antropológico da surdez, com algumas contribuições dos Estudos Culturais. A pesquisa realizou-se no contexto de uma escola para surdos localizada no município de Santa Maria, RS, e envolveu famílias ouvintes de alunos surdos que estudam nesta escola, bem como professores e instrutores de língua de sinais. As pessoas surdas que estudam em uma escola para surdos, com caráter sócio-antropológico, comunicam-se através da língua de sinais, língua própria da cultura surda, a qual é adequada as suas necessidades, já que se apresenta na modalidade espaço-visual. A maioria dos pais das pessoas surdas é ouvinte e sua língua se dá em outra modalidade, a oral-auditiva. A partir disso, buscamos conhecer como a comunicação se estabelece entre a família ouvinte, o filho surdo e a escola para surdos, influenciando no desenvolvimento e na aprendizagem do sujeito surdo. Os dados obtidos no decorrer da pesquisa nos levam a crer que o modo como essa comunicação acontece manifesta influências diversificadas no desenvolvimento e na aprendizagem do sujeito surdo. Palavras-chave: Família. Escola para Surdos. Comunicação.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-11-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4301
url http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4301
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4301/2534
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Special Education Magazine; Revista Educação Especial, n. 28, 2006; 265-274
Revista de Educación Especial; Revista Educação Especial, n. 28, 2006; 265-274
Revista Educação Especial; Revista Educação Especial, n. 28, 2006; 265-274
1984-686X
reponame:Revista Educação Especial (UFSM)
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Revista Educação Especial (UFSM)
collection Revista Educação Especial (UFSM)
repository.name.fl_str_mv Revista Educação Especial (UFSM) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv educacaoespecial@smail.ufsm.br||clenioberni@gmail.com
_version_ 1799944198644826112