A influência da comunicação que envolve família-filho-escola no processo de desenvolvimento e aprendizagem do sujeito surdo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação Especial (UFSM) |
Texto Completo: | http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4301 |
Resumo: | O presente artigo aborda o tema da comunicação entre família ouvinte, filho surdo, escola para surdos e sua influência no desenvolvimento e aprendizagem do sujeito surdo. O estudo tem como base teórica o enfoque Sócio-antropológico da surdez, com algumas contribuições dos Estudos Culturais. A pesquisa realizou-se no contexto de uma escola para surdos localizada no município de Santa Maria, RS, e envolveu famílias ouvintes de alunos surdos que estudam nesta escola, bem como professores e instrutores de língua de sinais. As pessoas surdas que estudam em uma escola para surdos, com caráter sócio-antropológico, comunicam-se através da língua de sinais, língua própria da cultura surda, a qual é adequada as suas necessidades, já que se apresenta na modalidade espaço-visual. A maioria dos pais das pessoas surdas é ouvinte e sua língua se dá em outra modalidade, a oral-auditiva. A partir disso, buscamos conhecer como a comunicação se estabelece entre a família ouvinte, o filho surdo e a escola para surdos, influenciando no desenvolvimento e na aprendizagem do sujeito surdo. Os dados obtidos no decorrer da pesquisa nos levam a crer que o modo como essa comunicação acontece manifesta influências diversificadas no desenvolvimento e na aprendizagem do sujeito surdo. Palavras-chave: Família. Escola para Surdos. Comunicação. |
id |
UFSM-9_123d599bbf71dd9c5eb26dcbd8b18967 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4301 |
network_acronym_str |
UFSM-9 |
network_name_str |
Revista Educação Especial (UFSM) |
repository_id_str |
|
spelling |
A influência da comunicação que envolve família-filho-escola no processo de desenvolvimento e aprendizagem do sujeito surdo O presente artigo aborda o tema da comunicação entre família ouvinte, filho surdo, escola para surdos e sua influência no desenvolvimento e aprendizagem do sujeito surdo. O estudo tem como base teórica o enfoque Sócio-antropológico da surdez, com algumas contribuições dos Estudos Culturais. A pesquisa realizou-se no contexto de uma escola para surdos localizada no município de Santa Maria, RS, e envolveu famílias ouvintes de alunos surdos que estudam nesta escola, bem como professores e instrutores de língua de sinais. As pessoas surdas que estudam em uma escola para surdos, com caráter sócio-antropológico, comunicam-se através da língua de sinais, língua própria da cultura surda, a qual é adequada as suas necessidades, já que se apresenta na modalidade espaço-visual. A maioria dos pais das pessoas surdas é ouvinte e sua língua se dá em outra modalidade, a oral-auditiva. A partir disso, buscamos conhecer como a comunicação se estabelece entre a família ouvinte, o filho surdo e a escola para surdos, influenciando no desenvolvimento e na aprendizagem do sujeito surdo. Os dados obtidos no decorrer da pesquisa nos levam a crer que o modo como essa comunicação acontece manifesta influências diversificadas no desenvolvimento e na aprendizagem do sujeito surdo. Palavras-chave: Família. Escola para Surdos. Comunicação.Universidade Federal de Santa Maria2011-11-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4301Special Education Magazine; Revista Educação Especial, n. 28, 2006; 265-274Revista de Educación Especial; Revista Educação Especial, n. 28, 2006; 265-274Revista Educação Especial; Revista Educação Especial, n. 28, 2006; 265-2741984-686Xreponame:Revista Educação Especial (UFSM)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4301/2534Marostega, Vera Lúciados Santos, Angela Nedianeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-05-09T14:20:13Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4301Revistahttps://periodicos.ufsm.br/educacaoespecialPUBhttp://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/educacaoespecial/oaieducacaoespecial@smail.ufsm.br||clenioberni@gmail.com1984-686X1808-270Xopendoar:2016-05-09T14:20:13Revista Educação Especial (UFSM) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A influência da comunicação que envolve família-filho-escola no processo de desenvolvimento e aprendizagem do sujeito surdo |
title |
A influência da comunicação que envolve família-filho-escola no processo de desenvolvimento e aprendizagem do sujeito surdo |
spellingShingle |
A influência da comunicação que envolve família-filho-escola no processo de desenvolvimento e aprendizagem do sujeito surdo Marostega, Vera Lúcia |
title_short |
A influência da comunicação que envolve família-filho-escola no processo de desenvolvimento e aprendizagem do sujeito surdo |
title_full |
A influência da comunicação que envolve família-filho-escola no processo de desenvolvimento e aprendizagem do sujeito surdo |
title_fullStr |
A influência da comunicação que envolve família-filho-escola no processo de desenvolvimento e aprendizagem do sujeito surdo |
title_full_unstemmed |
A influência da comunicação que envolve família-filho-escola no processo de desenvolvimento e aprendizagem do sujeito surdo |
title_sort |
A influência da comunicação que envolve família-filho-escola no processo de desenvolvimento e aprendizagem do sujeito surdo |
author |
Marostega, Vera Lúcia |
author_facet |
Marostega, Vera Lúcia dos Santos, Angela Nediane |
author_role |
author |
author2 |
dos Santos, Angela Nediane |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marostega, Vera Lúcia dos Santos, Angela Nediane |
description |
O presente artigo aborda o tema da comunicação entre família ouvinte, filho surdo, escola para surdos e sua influência no desenvolvimento e aprendizagem do sujeito surdo. O estudo tem como base teórica o enfoque Sócio-antropológico da surdez, com algumas contribuições dos Estudos Culturais. A pesquisa realizou-se no contexto de uma escola para surdos localizada no município de Santa Maria, RS, e envolveu famílias ouvintes de alunos surdos que estudam nesta escola, bem como professores e instrutores de língua de sinais. As pessoas surdas que estudam em uma escola para surdos, com caráter sócio-antropológico, comunicam-se através da língua de sinais, língua própria da cultura surda, a qual é adequada as suas necessidades, já que se apresenta na modalidade espaço-visual. A maioria dos pais das pessoas surdas é ouvinte e sua língua se dá em outra modalidade, a oral-auditiva. A partir disso, buscamos conhecer como a comunicação se estabelece entre a família ouvinte, o filho surdo e a escola para surdos, influenciando no desenvolvimento e na aprendizagem do sujeito surdo. Os dados obtidos no decorrer da pesquisa nos levam a crer que o modo como essa comunicação acontece manifesta influências diversificadas no desenvolvimento e na aprendizagem do sujeito surdo. Palavras-chave: Família. Escola para Surdos. Comunicação. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-11-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4301 |
url |
http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4301 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4301/2534 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
dc.source.none.fl_str_mv |
Special Education Magazine; Revista Educação Especial, n. 28, 2006; 265-274 Revista de Educación Especial; Revista Educação Especial, n. 28, 2006; 265-274 Revista Educação Especial; Revista Educação Especial, n. 28, 2006; 265-274 1984-686X reponame:Revista Educação Especial (UFSM) instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Revista Educação Especial (UFSM) |
collection |
Revista Educação Especial (UFSM) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Educação Especial (UFSM) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
educacaoespecial@smail.ufsm.br||clenioberni@gmail.com |
_version_ |
1799944198644826112 |