A COMUNICAÇÃO ENTRE FAMÍLIAS OUVINTES E FILHOS SURDOS: um estudo exploratório

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes Vicente, Reginandréa
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Valenca Campos, Ana Luiza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia e Saúde em Debate
Texto Completo: https://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/965
Resumo: Os altos índices de pessoas surdas no Brasil que nascem em famílias ouvintes levam ao questionamento de como se estabelece a relação familiar entre eles. O objetivo dessa pesquisa foi entender como se dá o desenvolvimento da linguagem entre os membros das famílias e como se estabelece a relação entre eles pela perspectiva de profissionais que atuam na área. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica aliada a entrevistas semiestruturadas. Os resultados corroboraram com o levantado na bibliografia, indicando a necessidade da reorganização familiar nos aspectos comunicativos e culturais, mediante o diagnóstico da surdez, além de que a falta de conhecimento sobre o tema prejudica o processo de aceitação. As formações profissionais foram descritas como deficitárias no ensino sobre surdez. Ainda mais, a incompatibilidade comunicativa entre pais ouvintes e filhos surdos foi apontada como motivo de maior dificuldade no desenvolvimento de uma relação profunda entre eles. O conflito de línguas português-libras, os sentimentos gerados após diagnóstico, a falta de informações sobre a surdez e a identidade e cultura surda são questões que interferem no processo de desenvolvimento do surdo como indivíduo e em sua relação familiar. A realização deste estudo pretendeu contribuir com a disseminação do conhecimento sobre o tema.
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Os resultados corroboraram com o levantado na bibliografia, indicando a necessidade da reorganização familiar nos aspectos comunicativos e culturais, mediante o diagnóstico da surdez, além de que a falta de conhecimento sobre o tema prejudica o processo de aceitação. As formações profissionais foram descritas como deficitárias no ensino sobre surdez. Ainda mais, a incompatibilidade comunicativa entre pais ouvintes e filhos surdos foi apontada como motivo de maior dificuldade no desenvolvimento de uma relação profunda entre eles. O conflito de línguas português-libras, os sentimentos gerados após diagnóstico, a falta de informações sobre a surdez e a identidade e cultura surda são questões que interferem no processo de desenvolvimento do surdo como indivíduo e em sua relação familiar. A realização deste estudo pretendeu contribuir com a disseminação do conhecimento sobre o tema.The high rate of deaf people in Brazil who are born in hearing families led to the questioning about how the familiar relationship is established between deaf children and hearing parents. The purpose of this project is research was to understand how the language is developed among the family members, and how their relationship is stablished according to the perspective of professional in this area. It was developed through bibliographic research in addition to semi structured interviews. The bibliographic analysis was made through fluctuating reading. The data gathered in the interviews were analyzed qualitatively, according to the referential system. The results confirmed with the bibliographical data, indicating the need to reorganize the familiar structure in both communicative and cultural aspects in case of a deafness diagnosis as well as that the lack of knowledge about such topic harms the acceptance process. The professional formations were described as insufficient while teaching about deafness. The communicative discrepancy between hearing parents and deaf children was affirmed as the motive of bigger difficulty for the development of deeper connection in their relationship. The conflict between Portuguese and Libras, the feelings generated after the diagnosis, the lack of information on the topic, the identity and the deaf cultural context are matters that interfere in the process of a deaf person as an individual and as a family member. This project completion intends to assist in the spread of information in this topic, in a way to contribute to the professional and family guidance around this topic.      Las altas tasas de personas sordas en Brasil que nacen en familias oyentes llevan a cuestionar cómo se establece la relación familiar. El objetivo de esta investigación fue comprender como ocurre el desarrollo del lenguaje entre los miembros de la familia y cómo se establece la relación entre ellos desde la perspectiva de los profesionales que actúan en el área. Se realizó una búsqueda bibliográfica junto con entrevistas semiestructuradas. Los resultados han colaborado con lo que fue encontrado en la bibliografía, indicando la necesidad de reorganización familiar, en los aspectos comunicativos y cultural - mediante el diagnóstico de sordera - y que el desconocimiento sobre el tema daña el proceso de aceptación. La formación profesional fue cualificada como deficiente en la enseñanza de la sordera. La incompatibilidad comunicativa entre padres oyentes e hijos sordos fue identificada como la razón de mayor dificultad para desarrollar una relación profunda entre ellos. El conflicto entre los idiomas portugués y libras, los sentimientos generados después del diagnóstico, la falta de información sobre la sordera, la identidad y la cultura sorda son cuestiones que interfieren en el proceso de desarrollo del sordo como individuo y en su relación familiar. Este estudio pretende contribuir a la difusión del conocimiento sobre el tema.Faculdade Patos de Minas2023-05-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/96510.22289/2446-922X.V9N1A16Psicologia e Saúde em debate; Vol. 9 No. 1 (2023); 238-252Psicologia e Saúde em debate; Vol. 9 Núm. 1 (2023); 238-252Psicologia e Saúde em debate; v. 9 n. 1 (2023); 238-2522446-922X10.22289/2446-922X.V9N1reponame:Psicologia e Saúde em Debateinstname:Faculdade Patos de Minas (FPM)instacron:FPMporhttps://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/965/577Copyright (c) 2023 Psicologia e Saúde em debatehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGomes Vicente, ReginandréaValenca Campos, Ana Luiza2023-08-01T03:31:50Zoai:ojs2.psicodebate.dpgpsifpm.com.br:article/965Revistahttp://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodicoPRIhttps://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/oaieditor@dpgpsifpm.com.br2446-922X2446-922Xopendoar:2023-08-01T03:31:50Psicologia e Saúde em Debate - Faculdade Patos de Minas (FPM)false
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