ESCOLA INCLUSIVA: a Educação Especial em foco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Fabiany de Cássia Tavares
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação Especial (UFSM)
Texto Completo: http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4980
Resumo: As palavras têm o poder de aprisionar ou libertar o objeto de que tratam, mas o reconhecimento desse seu duplo papel, colocado em curso na ação dos indivíduos, já denota a possibilidade de pensar adequadamente sobre essa realidade. Nesse movimento ambíguo que as palavras têm sobre o objeto que pude pensar, nesse texto, sobre a ambigüidade da escola inclusiva, da inclusão, da exclusão e da Educação Especial. Dessa forma, no reconhecimento da ambigüidade das palavras, como característica do indivíduo que a usa, como a possibilidade de captar adequadamente a realidade, procuro à luz da Teoria Crítica da Sociedade, sem utilizar fórmulas que possam contribuir para o estereótipo, polemizar sobre um assunto polêmico.Palavras-chave: Inclusão, Escola Inclusiva, Teoria Crítica da Sociedade.
id UFSM-9_4501f59660329a31d77460c9b60d1aa2
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4980
network_acronym_str UFSM-9
network_name_str Revista Educação Especial (UFSM)
repository_id_str
spelling ESCOLA INCLUSIVA: a Educação Especial em focoAs palavras têm o poder de aprisionar ou libertar o objeto de que tratam, mas o reconhecimento desse seu duplo papel, colocado em curso na ação dos indivíduos, já denota a possibilidade de pensar adequadamente sobre essa realidade. Nesse movimento ambíguo que as palavras têm sobre o objeto que pude pensar, nesse texto, sobre a ambigüidade da escola inclusiva, da inclusão, da exclusão e da Educação Especial. Dessa forma, no reconhecimento da ambigüidade das palavras, como característica do indivíduo que a usa, como a possibilidade de captar adequadamente a realidade, procuro à luz da Teoria Crítica da Sociedade, sem utilizar fórmulas que possam contribuir para o estereótipo, polemizar sobre um assunto polêmico.Palavras-chave: Inclusão, Escola Inclusiva, Teoria Crítica da Sociedade.Universidade Federal de Santa Maria2012-03-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4980Special Education Magazine; Revista Educação Especial, n. 23, 2004; 25-34Revista de Educación Especial; Revista Educação Especial, n. 23, 2004; 25-34Revista Educação Especial; Revista Educação Especial, n. 23, 2004; 25-341984-686Xreponame:Revista Educação Especial (UFSM)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4980/3022Silva, Fabiany de Cássia Tavaresinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-05-09T14:19:24Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4980Revistahttps://periodicos.ufsm.br/educacaoespecialPUBhttp://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/educacaoespecial/oaieducacaoespecial@smail.ufsm.br||clenioberni@gmail.com1984-686X1808-270Xopendoar:2016-05-09T14:19:24Revista Educação Especial (UFSM) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv ESCOLA INCLUSIVA: a Educação Especial em foco
title ESCOLA INCLUSIVA: a Educação Especial em foco
spellingShingle ESCOLA INCLUSIVA: a Educação Especial em foco
Silva, Fabiany de Cássia Tavares
title_short ESCOLA INCLUSIVA: a Educação Especial em foco
title_full ESCOLA INCLUSIVA: a Educação Especial em foco
title_fullStr ESCOLA INCLUSIVA: a Educação Especial em foco
title_full_unstemmed ESCOLA INCLUSIVA: a Educação Especial em foco
title_sort ESCOLA INCLUSIVA: a Educação Especial em foco
author Silva, Fabiany de Cássia Tavares
author_facet Silva, Fabiany de Cássia Tavares
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Fabiany de Cássia Tavares
description As palavras têm o poder de aprisionar ou libertar o objeto de que tratam, mas o reconhecimento desse seu duplo papel, colocado em curso na ação dos indivíduos, já denota a possibilidade de pensar adequadamente sobre essa realidade. Nesse movimento ambíguo que as palavras têm sobre o objeto que pude pensar, nesse texto, sobre a ambigüidade da escola inclusiva, da inclusão, da exclusão e da Educação Especial. Dessa forma, no reconhecimento da ambigüidade das palavras, como característica do indivíduo que a usa, como a possibilidade de captar adequadamente a realidade, procuro à luz da Teoria Crítica da Sociedade, sem utilizar fórmulas que possam contribuir para o estereótipo, polemizar sobre um assunto polêmico.Palavras-chave: Inclusão, Escola Inclusiva, Teoria Crítica da Sociedade.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-03-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4980
url http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4980
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4980/3022
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Special Education Magazine; Revista Educação Especial, n. 23, 2004; 25-34
Revista de Educación Especial; Revista Educação Especial, n. 23, 2004; 25-34
Revista Educação Especial; Revista Educação Especial, n. 23, 2004; 25-34
1984-686X
reponame:Revista Educação Especial (UFSM)
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Revista Educação Especial (UFSM)
collection Revista Educação Especial (UFSM)
repository.name.fl_str_mv Revista Educação Especial (UFSM) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv educacaoespecial@smail.ufsm.br||clenioberni@gmail.com
_version_ 1799944199041187840