ESCOLA INCLUSIVA: a Educação Especial em foco
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação Especial (UFSM) |
Texto Completo: | http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4980 |
Resumo: | As palavras têm o poder de aprisionar ou libertar o objeto de que tratam, mas o reconhecimento desse seu duplo papel, colocado em curso na ação dos indivíduos, já denota a possibilidade de pensar adequadamente sobre essa realidade. Nesse movimento ambíguo que as palavras têm sobre o objeto que pude pensar, nesse texto, sobre a ambigüidade da escola inclusiva, da inclusão, da exclusão e da Educação Especial. Dessa forma, no reconhecimento da ambigüidade das palavras, como característica do indivíduo que a usa, como a possibilidade de captar adequadamente a realidade, procuro à luz da Teoria Crítica da Sociedade, sem utilizar fórmulas que possam contribuir para o estereótipo, polemizar sobre um assunto polêmico.Palavras-chave: Inclusão, Escola Inclusiva, Teoria Crítica da Sociedade. |
id |
UFSM-9_4501f59660329a31d77460c9b60d1aa2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4980 |
network_acronym_str |
UFSM-9 |
network_name_str |
Revista Educação Especial (UFSM) |
repository_id_str |
|
spelling |
ESCOLA INCLUSIVA: a Educação Especial em focoAs palavras têm o poder de aprisionar ou libertar o objeto de que tratam, mas o reconhecimento desse seu duplo papel, colocado em curso na ação dos indivíduos, já denota a possibilidade de pensar adequadamente sobre essa realidade. Nesse movimento ambíguo que as palavras têm sobre o objeto que pude pensar, nesse texto, sobre a ambigüidade da escola inclusiva, da inclusão, da exclusão e da Educação Especial. Dessa forma, no reconhecimento da ambigüidade das palavras, como característica do indivíduo que a usa, como a possibilidade de captar adequadamente a realidade, procuro à luz da Teoria Crítica da Sociedade, sem utilizar fórmulas que possam contribuir para o estereótipo, polemizar sobre um assunto polêmico.Palavras-chave: Inclusão, Escola Inclusiva, Teoria Crítica da Sociedade.Universidade Federal de Santa Maria2012-03-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4980Special Education Magazine; Revista Educação Especial, n. 23, 2004; 25-34Revista de Educación Especial; Revista Educação Especial, n. 23, 2004; 25-34Revista Educação Especial; Revista Educação Especial, n. 23, 2004; 25-341984-686Xreponame:Revista Educação Especial (UFSM)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4980/3022Silva, Fabiany de Cássia Tavaresinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-05-09T14:19:24Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4980Revistahttps://periodicos.ufsm.br/educacaoespecialPUBhttp://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/educacaoespecial/oaieducacaoespecial@smail.ufsm.br||clenioberni@gmail.com1984-686X1808-270Xopendoar:2016-05-09T14:19:24Revista Educação Especial (UFSM) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ESCOLA INCLUSIVA: a Educação Especial em foco |
title |
ESCOLA INCLUSIVA: a Educação Especial em foco |
spellingShingle |
ESCOLA INCLUSIVA: a Educação Especial em foco Silva, Fabiany de Cássia Tavares |
title_short |
ESCOLA INCLUSIVA: a Educação Especial em foco |
title_full |
ESCOLA INCLUSIVA: a Educação Especial em foco |
title_fullStr |
ESCOLA INCLUSIVA: a Educação Especial em foco |
title_full_unstemmed |
ESCOLA INCLUSIVA: a Educação Especial em foco |
title_sort |
ESCOLA INCLUSIVA: a Educação Especial em foco |
author |
Silva, Fabiany de Cássia Tavares |
author_facet |
Silva, Fabiany de Cássia Tavares |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Fabiany de Cássia Tavares |
description |
As palavras têm o poder de aprisionar ou libertar o objeto de que tratam, mas o reconhecimento desse seu duplo papel, colocado em curso na ação dos indivíduos, já denota a possibilidade de pensar adequadamente sobre essa realidade. Nesse movimento ambíguo que as palavras têm sobre o objeto que pude pensar, nesse texto, sobre a ambigüidade da escola inclusiva, da inclusão, da exclusão e da Educação Especial. Dessa forma, no reconhecimento da ambigüidade das palavras, como característica do indivíduo que a usa, como a possibilidade de captar adequadamente a realidade, procuro à luz da Teoria Crítica da Sociedade, sem utilizar fórmulas que possam contribuir para o estereótipo, polemizar sobre um assunto polêmico.Palavras-chave: Inclusão, Escola Inclusiva, Teoria Crítica da Sociedade. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-03-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4980 |
url |
http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4980 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4980/3022 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
dc.source.none.fl_str_mv |
Special Education Magazine; Revista Educação Especial, n. 23, 2004; 25-34 Revista de Educación Especial; Revista Educação Especial, n. 23, 2004; 25-34 Revista Educação Especial; Revista Educação Especial, n. 23, 2004; 25-34 1984-686X reponame:Revista Educação Especial (UFSM) instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Revista Educação Especial (UFSM) |
collection |
Revista Educação Especial (UFSM) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Educação Especial (UFSM) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
educacaoespecial@smail.ufsm.br||clenioberni@gmail.com |
_version_ |
1820690959584722944 |