Gestão focada na educação inclusiva.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NEVES, Adriana soares das.
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: SILVA, Cicera Sinayde Lacerda da.
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13232
Resumo: A inclusão não se restringe apenas a escola, mas a qualquer outro lugar de convívio social. Lugares onde todos devem ser respeitados como são inseridos no contexto cultural independente de estar ou não dentro dos padrões estabelecidos. A Declaração Universal dos Direitos Humanos, em seu pressuposto geral, deixa claro que os seres humanos nascem livres e iguais sem distinção alguma, no mediamente de cor, de sexo de língua, de religião de nascimento ou de qualquer outra situação, todos são iguais perante a lei bem como o direito a educação assim cria-se a oportunidade da escola para todos, que se efetiva no proposito da escola inclusiva, um processo gradual e contínuo que esta relacionado a reforma de todo o sistema de ensino de maneira geral. A educação inclusiva deve ter como ponto de partida o cotidiano: o coletivo, a escola e a classe comum, onde todos os alunos com necessidade especiais ou não precisam aprender, ter acesso a educação inclusiva e a atenção a diversidade demanda uma maior competência profissional dos professores e projetos educativos mais amplos e diversificados que possuem adaptar-se as distintas necessidades de todos os alunos. Implicam maior flexibilidade e diversificação da oferta educativa que asseguram que todos os alunos obtenham as competências básicas, estabelecida no currículo escolar, por meio de diferentes propostas e alternativas quanto as situações de aprendizagem, horário, matérias estrategias de ensino. Implica também o desenvolvimento de um currículo que seja significante para todos os meninos e meninas e não somente para aqueles que pertencem as classes e culturas dominantes. Trata-se, em definitivo de avançar cada um. Enfim um maior nível implica avançar para a criação de escolas que acolham a todas as crianças e deem respostas as suas necessidades especificas. O Desenvolvimento de escolas inclusivas e um meio fundamental para avançar para sociedade mais justas, integradas e democráticas.
id UFCG_1f7da0bfbac4b7eb77da09464fe4ef96
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/13232
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Gestão focada na educação inclusiva.School management focused on inclusive education.Gestão escolarEducação inclusivaInclusão e educaçãoEscola inclusivaAdaptação escolar - inclusãoSchool managementInclusive educationInclusion and educationInclusive schoolSchool adaptation - inclusionEducação.A inclusão não se restringe apenas a escola, mas a qualquer outro lugar de convívio social. Lugares onde todos devem ser respeitados como são inseridos no contexto cultural independente de estar ou não dentro dos padrões estabelecidos. A Declaração Universal dos Direitos Humanos, em seu pressuposto geral, deixa claro que os seres humanos nascem livres e iguais sem distinção alguma, no mediamente de cor, de sexo de língua, de religião de nascimento ou de qualquer outra situação, todos são iguais perante a lei bem como o direito a educação assim cria-se a oportunidade da escola para todos, que se efetiva no proposito da escola inclusiva, um processo gradual e contínuo que esta relacionado a reforma de todo o sistema de ensino de maneira geral. A educação inclusiva deve ter como ponto de partida o cotidiano: o coletivo, a escola e a classe comum, onde todos os alunos com necessidade especiais ou não precisam aprender, ter acesso a educação inclusiva e a atenção a diversidade demanda uma maior competência profissional dos professores e projetos educativos mais amplos e diversificados que possuem adaptar-se as distintas necessidades de todos os alunos. Implicam maior flexibilidade e diversificação da oferta educativa que asseguram que todos os alunos obtenham as competências básicas, estabelecida no currículo escolar, por meio de diferentes propostas e alternativas quanto as situações de aprendizagem, horário, matérias estrategias de ensino. Implica também o desenvolvimento de um currículo que seja significante para todos os meninos e meninas e não somente para aqueles que pertencem as classes e culturas dominantes. Trata-se, em definitivo de avançar cada um. Enfim um maior nível implica avançar para a criação de escolas que acolham a todas as crianças e deem respostas as suas necessidades especificas. O Desenvolvimento de escolas inclusivas e um meio fundamental para avançar para sociedade mais justas, integradas e democráticas.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGLIMA, Maria Janete de.LIMA, M. J.http://lattes.cnpq.br/5915176278735581NEVES, Adriana soares das.SILVA, Cicera Sinayde Lacerda da.20072020-07-13T09:01:56Z2020-07-122020-07-13T09:01:56Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13232NEVES, Adriana Soares das; SILVA, Cicera Sinayde Lacerda da. Gestão focada na educação inclusiva. 2007. 37f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2007.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-29T16:23:58Zoai:localhost:riufcg/13232Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-29T16:23:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão focada na educação inclusiva.
School management focused on inclusive education.
title Gestão focada na educação inclusiva.
spellingShingle Gestão focada na educação inclusiva.
NEVES, Adriana soares das.
Gestão escolar
Educação inclusiva
Inclusão e educação
Escola inclusiva
Adaptação escolar - inclusão
School management
Inclusive education
Inclusion and education
Inclusive school
School adaptation - inclusion
Educação.
title_short Gestão focada na educação inclusiva.
title_full Gestão focada na educação inclusiva.
title_fullStr Gestão focada na educação inclusiva.
title_full_unstemmed Gestão focada na educação inclusiva.
title_sort Gestão focada na educação inclusiva.
author NEVES, Adriana soares das.
author_facet NEVES, Adriana soares das.
SILVA, Cicera Sinayde Lacerda da.
author_role author
author2 SILVA, Cicera Sinayde Lacerda da.
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv LIMA, Maria Janete de.
LIMA, M. J.
http://lattes.cnpq.br/5915176278735581
dc.contributor.author.fl_str_mv NEVES, Adriana soares das.
SILVA, Cicera Sinayde Lacerda da.
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão escolar
Educação inclusiva
Inclusão e educação
Escola inclusiva
Adaptação escolar - inclusão
School management
Inclusive education
Inclusion and education
Inclusive school
School adaptation - inclusion
Educação.
topic Gestão escolar
Educação inclusiva
Inclusão e educação
Escola inclusiva
Adaptação escolar - inclusão
School management
Inclusive education
Inclusion and education
Inclusive school
School adaptation - inclusion
Educação.
description A inclusão não se restringe apenas a escola, mas a qualquer outro lugar de convívio social. Lugares onde todos devem ser respeitados como são inseridos no contexto cultural independente de estar ou não dentro dos padrões estabelecidos. A Declaração Universal dos Direitos Humanos, em seu pressuposto geral, deixa claro que os seres humanos nascem livres e iguais sem distinção alguma, no mediamente de cor, de sexo de língua, de religião de nascimento ou de qualquer outra situação, todos são iguais perante a lei bem como o direito a educação assim cria-se a oportunidade da escola para todos, que se efetiva no proposito da escola inclusiva, um processo gradual e contínuo que esta relacionado a reforma de todo o sistema de ensino de maneira geral. A educação inclusiva deve ter como ponto de partida o cotidiano: o coletivo, a escola e a classe comum, onde todos os alunos com necessidade especiais ou não precisam aprender, ter acesso a educação inclusiva e a atenção a diversidade demanda uma maior competência profissional dos professores e projetos educativos mais amplos e diversificados que possuem adaptar-se as distintas necessidades de todos os alunos. Implicam maior flexibilidade e diversificação da oferta educativa que asseguram que todos os alunos obtenham as competências básicas, estabelecida no currículo escolar, por meio de diferentes propostas e alternativas quanto as situações de aprendizagem, horário, matérias estrategias de ensino. Implica também o desenvolvimento de um currículo que seja significante para todos os meninos e meninas e não somente para aqueles que pertencem as classes e culturas dominantes. Trata-se, em definitivo de avançar cada um. Enfim um maior nível implica avançar para a criação de escolas que acolham a todas as crianças e deem respostas as suas necessidades especificas. O Desenvolvimento de escolas inclusivas e um meio fundamental para avançar para sociedade mais justas, integradas e democráticas.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2020-07-13T09:01:56Z
2020-07-12
2020-07-13T09:01:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13232
NEVES, Adriana Soares das; SILVA, Cicera Sinayde Lacerda da. Gestão focada na educação inclusiva. 2007. 37f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2007.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13232
identifier_str_mv NEVES, Adriana Soares das; SILVA, Cicera Sinayde Lacerda da. Gestão focada na educação inclusiva. 2007. 37f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2007.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744446582947840