Estímulos geradores da raiva em estudantes com deficiência intelectual sob a perspectiva da Educação Emocional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dantas, Taísa Caldas
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação Especial (UFSM)
Texto Completo: http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/44426
Resumo: Este artigo tem como objetivo analisar os principais estímulos geradores da emoção da raiva em estudantes com deficiência intelectual a partir dos princípios da Educação Emocional. Diante de uma realidade de preconceito e exclusão vivenciada pelas pessoas com deficiência, o que afeta diretamente as suas emoções, a emoção da raiva é comumente vivenciada por esse grupo social, muitas vezes, de forma inconsciente e afetando diretamente seu bem-estar. Nesse contexto, a Educação Emocional surge como ferramenta pedagógica que deve ser incluída na escola, uma vez que oferece a possibilidade de o sujeito educar-se emocionalmente. O argumento central que norteia este estudo é que a emoção da raiva, quando vivenciada de maneira saudável através da Educação Emocional, pode contribuir para a superação de situações de vulnerabilidade que marcam a vida das pessoas com deficiência. Esta pesquisa adere à abordagem qualitativa e foi realizada por meio da observação direta e da entrevista semiestruturada, com 27 jovens com deficiência intelectual da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os resultados deste estudo apontam a importância da vivência da raiva de maneira saudável e consciente através dos princípios da Educação Emocional, pois esta emoção pode proporcionar motivação para o rompimento de situações de vulnerabilidade em pessoas com deficiência.
id UFSM-9_63d0ccb8c614db70cb8cb07fef14038d
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/44426
network_acronym_str UFSM-9
network_name_str Revista Educação Especial (UFSM)
repository_id_str
spelling Estímulos geradores da raiva em estudantes com deficiência intelectual sob a perspectiva da Educação EmocionalEducação EmocionalRaivaDeficiência Intelectual.Este artigo tem como objetivo analisar os principais estímulos geradores da emoção da raiva em estudantes com deficiência intelectual a partir dos princípios da Educação Emocional. Diante de uma realidade de preconceito e exclusão vivenciada pelas pessoas com deficiência, o que afeta diretamente as suas emoções, a emoção da raiva é comumente vivenciada por esse grupo social, muitas vezes, de forma inconsciente e afetando diretamente seu bem-estar. Nesse contexto, a Educação Emocional surge como ferramenta pedagógica que deve ser incluída na escola, uma vez que oferece a possibilidade de o sujeito educar-se emocionalmente. O argumento central que norteia este estudo é que a emoção da raiva, quando vivenciada de maneira saudável através da Educação Emocional, pode contribuir para a superação de situações de vulnerabilidade que marcam a vida das pessoas com deficiência. Esta pesquisa adere à abordagem qualitativa e foi realizada por meio da observação direta e da entrevista semiestruturada, com 27 jovens com deficiência intelectual da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os resultados deste estudo apontam a importância da vivência da raiva de maneira saudável e consciente através dos princípios da Educação Emocional, pois esta emoção pode proporcionar motivação para o rompimento de situações de vulnerabilidade em pessoas com deficiência.Universidade Federal de Santa Maria2020-11-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttp://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4442610.5902/1984686X44426Special Education Magazine; Revista Educação Especial, v. 33, 2020 – Publicação Contínua; e58/ 1-21Revista de Educación Especial; Revista Educação Especial, v. 33, 2020 – Publicação Contínua; e58/ 1-21Revista Educação Especial; Revista Educação Especial, v. 33, 2020 – Publicação Contínua; e58/ 1-211984-686Xreponame:Revista Educação Especial (UFSM)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/44426/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/44426/htmlCopyright (c) 2020 Revista Educação Especialinfo:eu-repo/semantics/openAccessDantas, Taísa Caldas2020-12-21T22:14:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/44426Revistahttps://periodicos.ufsm.br/educacaoespecialPUBhttp://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/educacaoespecial/oaieducacaoespecial@smail.ufsm.br||clenioberni@gmail.com1984-686X1808-270Xopendoar:2020-12-21T22:14:15Revista Educação Especial (UFSM) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Estímulos geradores da raiva em estudantes com deficiência intelectual sob a perspectiva da Educação Emocional
title Estímulos geradores da raiva em estudantes com deficiência intelectual sob a perspectiva da Educação Emocional
spellingShingle Estímulos geradores da raiva em estudantes com deficiência intelectual sob a perspectiva da Educação Emocional
Dantas, Taísa Caldas
Educação Emocional
Raiva
Deficiência Intelectual.
title_short Estímulos geradores da raiva em estudantes com deficiência intelectual sob a perspectiva da Educação Emocional
title_full Estímulos geradores da raiva em estudantes com deficiência intelectual sob a perspectiva da Educação Emocional
title_fullStr Estímulos geradores da raiva em estudantes com deficiência intelectual sob a perspectiva da Educação Emocional
title_full_unstemmed Estímulos geradores da raiva em estudantes com deficiência intelectual sob a perspectiva da Educação Emocional
title_sort Estímulos geradores da raiva em estudantes com deficiência intelectual sob a perspectiva da Educação Emocional
author Dantas, Taísa Caldas
author_facet Dantas, Taísa Caldas
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dantas, Taísa Caldas
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Emocional
Raiva
Deficiência Intelectual.
topic Educação Emocional
Raiva
Deficiência Intelectual.
description Este artigo tem como objetivo analisar os principais estímulos geradores da emoção da raiva em estudantes com deficiência intelectual a partir dos princípios da Educação Emocional. Diante de uma realidade de preconceito e exclusão vivenciada pelas pessoas com deficiência, o que afeta diretamente as suas emoções, a emoção da raiva é comumente vivenciada por esse grupo social, muitas vezes, de forma inconsciente e afetando diretamente seu bem-estar. Nesse contexto, a Educação Emocional surge como ferramenta pedagógica que deve ser incluída na escola, uma vez que oferece a possibilidade de o sujeito educar-se emocionalmente. O argumento central que norteia este estudo é que a emoção da raiva, quando vivenciada de maneira saudável através da Educação Emocional, pode contribuir para a superação de situações de vulnerabilidade que marcam a vida das pessoas com deficiência. Esta pesquisa adere à abordagem qualitativa e foi realizada por meio da observação direta e da entrevista semiestruturada, com 27 jovens com deficiência intelectual da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os resultados deste estudo apontam a importância da vivência da raiva de maneira saudável e consciente através dos princípios da Educação Emocional, pois esta emoção pode proporcionar motivação para o rompimento de situações de vulnerabilidade em pessoas com deficiência.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/44426
10.5902/1984686X44426
url http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/44426
identifier_str_mv 10.5902/1984686X44426
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/44426/pdf
http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/44426/html
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Educação Especial
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Educação Especial
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Special Education Magazine; Revista Educação Especial, v. 33, 2020 – Publicação Contínua; e58/ 1-21
Revista de Educación Especial; Revista Educação Especial, v. 33, 2020 – Publicação Contínua; e58/ 1-21
Revista Educação Especial; Revista Educação Especial, v. 33, 2020 – Publicação Contínua; e58/ 1-21
1984-686X
reponame:Revista Educação Especial (UFSM)
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Revista Educação Especial (UFSM)
collection Revista Educação Especial (UFSM)
repository.name.fl_str_mv Revista Educação Especial (UFSM) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv educacaoespecial@smail.ufsm.br||clenioberni@gmail.com
_version_ 1799944202336862208