Estímulos geradores da raiva em estudantes com deficiência intelectual sob a perspectiva da Educação Emocional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação Especial (UFSM) |
Texto Completo: | http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/44426 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo analisar os principais estímulos geradores da emoção da raiva em estudantes com deficiência intelectual a partir dos princípios da Educação Emocional. Diante de uma realidade de preconceito e exclusão vivenciada pelas pessoas com deficiência, o que afeta diretamente as suas emoções, a emoção da raiva é comumente vivenciada por esse grupo social, muitas vezes, de forma inconsciente e afetando diretamente seu bem-estar. Nesse contexto, a Educação Emocional surge como ferramenta pedagógica que deve ser incluída na escola, uma vez que oferece a possibilidade de o sujeito educar-se emocionalmente. O argumento central que norteia este estudo é que a emoção da raiva, quando vivenciada de maneira saudável através da Educação Emocional, pode contribuir para a superação de situações de vulnerabilidade que marcam a vida das pessoas com deficiência. Esta pesquisa adere à abordagem qualitativa e foi realizada por meio da observação direta e da entrevista semiestruturada, com 27 jovens com deficiência intelectual da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os resultados deste estudo apontam a importância da vivência da raiva de maneira saudável e consciente através dos princípios da Educação Emocional, pois esta emoção pode proporcionar motivação para o rompimento de situações de vulnerabilidade em pessoas com deficiência. |
id |
UFSM-9_63d0ccb8c614db70cb8cb07fef14038d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/44426 |
network_acronym_str |
UFSM-9 |
network_name_str |
Revista Educação Especial (UFSM) |
repository_id_str |
|
spelling |
Estímulos geradores da raiva em estudantes com deficiência intelectual sob a perspectiva da Educação EmocionalEducação EmocionalRaivaDeficiência Intelectual.Este artigo tem como objetivo analisar os principais estímulos geradores da emoção da raiva em estudantes com deficiência intelectual a partir dos princípios da Educação Emocional. Diante de uma realidade de preconceito e exclusão vivenciada pelas pessoas com deficiência, o que afeta diretamente as suas emoções, a emoção da raiva é comumente vivenciada por esse grupo social, muitas vezes, de forma inconsciente e afetando diretamente seu bem-estar. Nesse contexto, a Educação Emocional surge como ferramenta pedagógica que deve ser incluída na escola, uma vez que oferece a possibilidade de o sujeito educar-se emocionalmente. O argumento central que norteia este estudo é que a emoção da raiva, quando vivenciada de maneira saudável através da Educação Emocional, pode contribuir para a superação de situações de vulnerabilidade que marcam a vida das pessoas com deficiência. Esta pesquisa adere à abordagem qualitativa e foi realizada por meio da observação direta e da entrevista semiestruturada, com 27 jovens com deficiência intelectual da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os resultados deste estudo apontam a importância da vivência da raiva de maneira saudável e consciente através dos princípios da Educação Emocional, pois esta emoção pode proporcionar motivação para o rompimento de situações de vulnerabilidade em pessoas com deficiência.Universidade Federal de Santa Maria2020-11-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttp://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4442610.5902/1984686X44426Special Education Magazine; Revista Educação Especial, v. 33, 2020 – Publicação Contínua; e58/ 1-21Revista de Educación Especial; Revista Educação Especial, v. 33, 2020 – Publicação Contínua; e58/ 1-21Revista Educação Especial; Revista Educação Especial, v. 33, 2020 – Publicação Contínua; e58/ 1-211984-686Xreponame:Revista Educação Especial (UFSM)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/44426/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/44426/htmlCopyright (c) 2020 Revista Educação Especialinfo:eu-repo/semantics/openAccessDantas, Taísa Caldas2020-12-21T22:14:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/44426Revistahttps://periodicos.ufsm.br/educacaoespecialPUBhttp://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/educacaoespecial/oaieducacaoespecial@smail.ufsm.br||clenioberni@gmail.com1984-686X1808-270Xopendoar:2020-12-21T22:14:15Revista Educação Especial (UFSM) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estímulos geradores da raiva em estudantes com deficiência intelectual sob a perspectiva da Educação Emocional |
title |
Estímulos geradores da raiva em estudantes com deficiência intelectual sob a perspectiva da Educação Emocional |
spellingShingle |
Estímulos geradores da raiva em estudantes com deficiência intelectual sob a perspectiva da Educação Emocional Dantas, Taísa Caldas Educação Emocional Raiva Deficiência Intelectual. |
title_short |
Estímulos geradores da raiva em estudantes com deficiência intelectual sob a perspectiva da Educação Emocional |
title_full |
Estímulos geradores da raiva em estudantes com deficiência intelectual sob a perspectiva da Educação Emocional |
title_fullStr |
Estímulos geradores da raiva em estudantes com deficiência intelectual sob a perspectiva da Educação Emocional |
title_full_unstemmed |
Estímulos geradores da raiva em estudantes com deficiência intelectual sob a perspectiva da Educação Emocional |
title_sort |
Estímulos geradores da raiva em estudantes com deficiência intelectual sob a perspectiva da Educação Emocional |
author |
Dantas, Taísa Caldas |
author_facet |
Dantas, Taísa Caldas |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dantas, Taísa Caldas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Emocional Raiva Deficiência Intelectual. |
topic |
Educação Emocional Raiva Deficiência Intelectual. |
description |
Este artigo tem como objetivo analisar os principais estímulos geradores da emoção da raiva em estudantes com deficiência intelectual a partir dos princípios da Educação Emocional. Diante de uma realidade de preconceito e exclusão vivenciada pelas pessoas com deficiência, o que afeta diretamente as suas emoções, a emoção da raiva é comumente vivenciada por esse grupo social, muitas vezes, de forma inconsciente e afetando diretamente seu bem-estar. Nesse contexto, a Educação Emocional surge como ferramenta pedagógica que deve ser incluída na escola, uma vez que oferece a possibilidade de o sujeito educar-se emocionalmente. O argumento central que norteia este estudo é que a emoção da raiva, quando vivenciada de maneira saudável através da Educação Emocional, pode contribuir para a superação de situações de vulnerabilidade que marcam a vida das pessoas com deficiência. Esta pesquisa adere à abordagem qualitativa e foi realizada por meio da observação direta e da entrevista semiestruturada, com 27 jovens com deficiência intelectual da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os resultados deste estudo apontam a importância da vivência da raiva de maneira saudável e consciente através dos princípios da Educação Emocional, pois esta emoção pode proporcionar motivação para o rompimento de situações de vulnerabilidade em pessoas com deficiência. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/44426 10.5902/1984686X44426 |
url |
http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/44426 |
identifier_str_mv |
10.5902/1984686X44426 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/44426/pdf http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/44426/html |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Educação Especial info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Educação Especial |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
dc.source.none.fl_str_mv |
Special Education Magazine; Revista Educação Especial, v. 33, 2020 – Publicação Contínua; e58/ 1-21 Revista de Educación Especial; Revista Educação Especial, v. 33, 2020 – Publicação Contínua; e58/ 1-21 Revista Educação Especial; Revista Educação Especial, v. 33, 2020 – Publicação Contínua; e58/ 1-21 1984-686X reponame:Revista Educação Especial (UFSM) instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Revista Educação Especial (UFSM) |
collection |
Revista Educação Especial (UFSM) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Educação Especial (UFSM) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
educacaoespecial@smail.ufsm.br||clenioberni@gmail.com |
_version_ |
1799944202336862208 |