Dinâmica de Sala de Aula: uma variável na aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marquezan, Reinoldo
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Melo, Angela Meincke, Rodrigues, Graciela F., Noal, Daniele
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação Especial (UFSM)
Texto Completo: http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5005
Resumo:  A dinâmica da aprendizagem se dá através de interações mútuas, nas quais alunos e professores estabelecem relações sociais e afetivas. Na sala de aula essas relações se orientam para promover e efetivar a aprendizagem formal. Neste artigo apresentamos os resultados da pesquisa que teve como objetivo interagir com o professor de modo intencional, subsidiando-o para aumentar as situações de troca entre seus alunos. Primeiramente identificou-se a estrutura sócio-afetiva dos grupos, utilizando como instrumento o Teste Sociométrico. No segundo momento realizamos com os docentes, encontros nos quais abordou-se questões referentes a dinâmica de grupo e as concepções construtivistas de aprendizagem. Acreditamos que, conforme a Teoria Construtivista da aprendizagem, a interação e as trocas entre os membros constituintes do grupo de sala de aula é fundamental para a aquisição de uma aprendizagem significativa para os educandos. Palavras-chave: dinâmica de grupo, aprendizagem, sala de aula. 
id UFSM-9_6980aef1e91a534bb8558edf39b650b1
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5005
network_acronym_str UFSM-9
network_name_str Revista Educação Especial (UFSM)
repository_id_str
spelling Dinâmica de Sala de Aula: uma variável na aprendizagem A dinâmica da aprendizagem se dá através de interações mútuas, nas quais alunos e professores estabelecem relações sociais e afetivas. Na sala de aula essas relações se orientam para promover e efetivar a aprendizagem formal. Neste artigo apresentamos os resultados da pesquisa que teve como objetivo interagir com o professor de modo intencional, subsidiando-o para aumentar as situações de troca entre seus alunos. Primeiramente identificou-se a estrutura sócio-afetiva dos grupos, utilizando como instrumento o Teste Sociométrico. No segundo momento realizamos com os docentes, encontros nos quais abordou-se questões referentes a dinâmica de grupo e as concepções construtivistas de aprendizagem. Acreditamos que, conforme a Teoria Construtivista da aprendizagem, a interação e as trocas entre os membros constituintes do grupo de sala de aula é fundamental para a aquisição de uma aprendizagem significativa para os educandos. Palavras-chave: dinâmica de grupo, aprendizagem, sala de aula. Universidade Federal de Santa Maria2012-03-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5005Special Education Magazine; Revista Educação Especial, n. 22, 2003; 61-67Revista de Educación Especial; Revista Educação Especial, n. 22, 2003; 61-67Revista Educação Especial; Revista Educação Especial, n. 22, 2003; 61-671984-686Xreponame:Revista Educação Especial (UFSM)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5005/3034Marquezan, ReinoldoMelo, Angela MeinckeRodrigues, Graciela F.Noal, Danieleinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-05-09T14:19:16Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5005Revistahttps://periodicos.ufsm.br/educacaoespecialPUBhttp://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/educacaoespecial/oaieducacaoespecial@smail.ufsm.br||clenioberni@gmail.com1984-686X1808-270Xopendoar:2016-05-09T14:19:16Revista Educação Especial (UFSM) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Dinâmica de Sala de Aula: uma variável na aprendizagem
title Dinâmica de Sala de Aula: uma variável na aprendizagem
spellingShingle Dinâmica de Sala de Aula: uma variável na aprendizagem
Marquezan, Reinoldo
title_short Dinâmica de Sala de Aula: uma variável na aprendizagem
title_full Dinâmica de Sala de Aula: uma variável na aprendizagem
title_fullStr Dinâmica de Sala de Aula: uma variável na aprendizagem
title_full_unstemmed Dinâmica de Sala de Aula: uma variável na aprendizagem
title_sort Dinâmica de Sala de Aula: uma variável na aprendizagem
author Marquezan, Reinoldo
author_facet Marquezan, Reinoldo
Melo, Angela Meincke
Rodrigues, Graciela F.
Noal, Daniele
author_role author
author2 Melo, Angela Meincke
Rodrigues, Graciela F.
Noal, Daniele
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marquezan, Reinoldo
Melo, Angela Meincke
Rodrigues, Graciela F.
Noal, Daniele
description  A dinâmica da aprendizagem se dá através de interações mútuas, nas quais alunos e professores estabelecem relações sociais e afetivas. Na sala de aula essas relações se orientam para promover e efetivar a aprendizagem formal. Neste artigo apresentamos os resultados da pesquisa que teve como objetivo interagir com o professor de modo intencional, subsidiando-o para aumentar as situações de troca entre seus alunos. Primeiramente identificou-se a estrutura sócio-afetiva dos grupos, utilizando como instrumento o Teste Sociométrico. No segundo momento realizamos com os docentes, encontros nos quais abordou-se questões referentes a dinâmica de grupo e as concepções construtivistas de aprendizagem. Acreditamos que, conforme a Teoria Construtivista da aprendizagem, a interação e as trocas entre os membros constituintes do grupo de sala de aula é fundamental para a aquisição de uma aprendizagem significativa para os educandos. Palavras-chave: dinâmica de grupo, aprendizagem, sala de aula. 
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-03-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5005
url http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5005/3034
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Special Education Magazine; Revista Educação Especial, n. 22, 2003; 61-67
Revista de Educación Especial; Revista Educação Especial, n. 22, 2003; 61-67
Revista Educação Especial; Revista Educação Especial, n. 22, 2003; 61-67
1984-686X
reponame:Revista Educação Especial (UFSM)
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Revista Educação Especial (UFSM)
collection Revista Educação Especial (UFSM)
repository.name.fl_str_mv Revista Educação Especial (UFSM) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv educacaoespecial@smail.ufsm.br||clenioberni@gmail.com
_version_ 1799944199064256512