Sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marquezan, Reinoldo
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Rampelotto, Elisane Maria, Tonini, Andréa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação Especial (UFSM)
Texto Completo: http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5201
Resumo: Este trabalho aborda as relações de sala de aula, o processo de interação entre seus membros como fator deflagrador da construção do conhecimento. A proposta objetiva identificar a situação sócio-afetiva dos grupos considerados; selecionar, planejar e implementar atividades pedagógicas que, de maneira intencional, aumentem as situações de troca - interação - entre alunos. Os resultados apontam para a confirmação de que a estrutura sócio-afetiva do grupo no momento em que evidencia o relacionamento dos seus membros se constitui em um indicador útil para a predição da ocorrência de aprendizagem. Evidenciam também que a proposição para realizar-se o planejamento e implementar atividades que privilegiam relações de troca encontra resistências por parte da comunidade envolvida.
id UFSM-9_b2a5ca68fc48d9370770362c934e43a7
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5201
network_acronym_str UFSM-9
network_name_str Revista Educação Especial (UFSM)
repository_id_str
spelling Sala de aulaEste trabalho aborda as relações de sala de aula, o processo de interação entre seus membros como fator deflagrador da construção do conhecimento. A proposta objetiva identificar a situação sócio-afetiva dos grupos considerados; selecionar, planejar e implementar atividades pedagógicas que, de maneira intencional, aumentem as situações de troca - interação - entre alunos. Os resultados apontam para a confirmação de que a estrutura sócio-afetiva do grupo no momento em que evidencia o relacionamento dos seus membros se constitui em um indicador útil para a predição da ocorrência de aprendizagem. Evidenciam também que a proposição para realizar-se o planejamento e implementar atividades que privilegiam relações de troca encontra resistências por parte da comunidade envolvida.Universidade Federal de Santa Maria2012-04-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5201Special Education Magazine; Revista Educação Especial, n. 17, 2001; 33-46Revista de Educación Especial; Revista Educação Especial, n. 17, 2001; 33-46Revista Educação Especial; Revista Educação Especial, n. 17, 2001; 33-461984-686Xreponame:Revista Educação Especial (UFSM)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5201/3191Marquezan, ReinoldoRampelotto, Elisane MariaTonini, Andréainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-05-09T14:18:35Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5201Revistahttps://periodicos.ufsm.br/educacaoespecialPUBhttp://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/educacaoespecial/oaieducacaoespecial@smail.ufsm.br||clenioberni@gmail.com1984-686X1808-270Xopendoar:2016-05-09T14:18:35Revista Educação Especial (UFSM) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Sala de aula
title Sala de aula
spellingShingle Sala de aula
Marquezan, Reinoldo
title_short Sala de aula
title_full Sala de aula
title_fullStr Sala de aula
title_full_unstemmed Sala de aula
title_sort Sala de aula
author Marquezan, Reinoldo
author_facet Marquezan, Reinoldo
Rampelotto, Elisane Maria
Tonini, Andréa
author_role author
author2 Rampelotto, Elisane Maria
Tonini, Andréa
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marquezan, Reinoldo
Rampelotto, Elisane Maria
Tonini, Andréa
description Este trabalho aborda as relações de sala de aula, o processo de interação entre seus membros como fator deflagrador da construção do conhecimento. A proposta objetiva identificar a situação sócio-afetiva dos grupos considerados; selecionar, planejar e implementar atividades pedagógicas que, de maneira intencional, aumentem as situações de troca - interação - entre alunos. Os resultados apontam para a confirmação de que a estrutura sócio-afetiva do grupo no momento em que evidencia o relacionamento dos seus membros se constitui em um indicador útil para a predição da ocorrência de aprendizagem. Evidenciam também que a proposição para realizar-se o planejamento e implementar atividades que privilegiam relações de troca encontra resistências por parte da comunidade envolvida.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-04-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5201
url http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5201
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5201/3191
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Special Education Magazine; Revista Educação Especial, n. 17, 2001; 33-46
Revista de Educación Especial; Revista Educação Especial, n. 17, 2001; 33-46
Revista Educação Especial; Revista Educação Especial, n. 17, 2001; 33-46
1984-686X
reponame:Revista Educação Especial (UFSM)
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Revista Educação Especial (UFSM)
collection Revista Educação Especial (UFSM)
repository.name.fl_str_mv Revista Educação Especial (UFSM) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv educacaoespecial@smail.ufsm.br||clenioberni@gmail.com
_version_ 1799944199152336896