Atendimento educacional de crianças e adolescentes em condições complexas de saúde: uma revisão sistemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pedrino, Mariana Cristina
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Lourenço, Gerusa Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação Especial (UFSM)
Texto Completo: http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/37493
Resumo: Nos últimos trinta anos, houve a criação de importantes leis para a proteção e a manutenção dos direitos da infância e da juventude, com ênfase à educação e à saúde. O Atendimento Educacional Especializado marcou um grande avanço nesse aspecto, contemplando as necessidades da escolarização da pessoa com deficiência em ambiente escolar, hospitalar ou domiciliar. Entretanto, as necessidades educativas dos estudantes em condições complexas de saúde, como as condições crônicas, não têm sido contempladas, seja pela falta de clareza dos serviços dessa natureza, pouco elucidados nas legislações pertinentes; ou mesmo pelo desconhecimento da equipe escolar em lidar com as condições desses estudantes. Diante disso, a pesquisa objetiva identificar em âmbito nacional e internacional, que estratégias e ações são tomadas no atendimento educacional de crianças e adolescentes em condições complexas de saúde. Para tanto, foi realizada uma revisão sistemática da literatura, de artigos publicados em periódicos disponíveis online na base de dados Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Foram selecionados vinte e dois artigos, distribuídos nas seguintes categorias de análise, de acordo com a temática abordada: Preparo e ações da equipe escolar e de saúde; Desafios enfrentados pelos estudantes e/ou equipe escolar; Instrução fora do ambiente escolar e Políticas Públicas. Os resultados reiteram os desafios para a garantia da manutenção e qualidade do processo de escolarização desse público, a necessidade do estabelecimento de apoios integrados entre escola, saúde e família, o que requisita políticas que contemplem a prestação de serviços, além da formação de professores sobre a área.
id UFSM-9_6b6fb0b9766b923bba1d43107e495654
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/37493
network_acronym_str UFSM-9
network_name_str Revista Educação Especial (UFSM)
repository_id_str
spelling Atendimento educacional de crianças e adolescentes em condições complexas de saúde: uma revisão sistemáticaEducação EspecialCondição complexa de saúdeAtendimento Educacional.Nos últimos trinta anos, houve a criação de importantes leis para a proteção e a manutenção dos direitos da infância e da juventude, com ênfase à educação e à saúde. O Atendimento Educacional Especializado marcou um grande avanço nesse aspecto, contemplando as necessidades da escolarização da pessoa com deficiência em ambiente escolar, hospitalar ou domiciliar. Entretanto, as necessidades educativas dos estudantes em condições complexas de saúde, como as condições crônicas, não têm sido contempladas, seja pela falta de clareza dos serviços dessa natureza, pouco elucidados nas legislações pertinentes; ou mesmo pelo desconhecimento da equipe escolar em lidar com as condições desses estudantes. Diante disso, a pesquisa objetiva identificar em âmbito nacional e internacional, que estratégias e ações são tomadas no atendimento educacional de crianças e adolescentes em condições complexas de saúde. Para tanto, foi realizada uma revisão sistemática da literatura, de artigos publicados em periódicos disponíveis online na base de dados Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Foram selecionados vinte e dois artigos, distribuídos nas seguintes categorias de análise, de acordo com a temática abordada: Preparo e ações da equipe escolar e de saúde; Desafios enfrentados pelos estudantes e/ou equipe escolar; Instrução fora do ambiente escolar e Políticas Públicas. Os resultados reiteram os desafios para a garantia da manutenção e qualidade do processo de escolarização desse público, a necessidade do estabelecimento de apoios integrados entre escola, saúde e família, o que requisita políticas que contemplem a prestação de serviços, além da formação de professores sobre a área.Universidade Federal de Santa Maria2019-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttp://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/3749310.5902/1984686X37493Special Education Magazine; Revista Educação Especial, v. 32, 2019 – Publicação Contínua; e117/ 1-28Revista de Educación Especial; Revista Educação Especial, v. 32, 2019 – Publicação Contínua; e117/ 1-28Revista Educação Especial; Revista Educação Especial, v. 32, 2019 – Publicação Contínua; e117/ 1-281984-686Xreponame:Revista Educação Especial (UFSM)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/37493/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/37493/htmlCopyright (c) 2019 Revista Educação Especialinfo:eu-repo/semantics/openAccessPedrino, Mariana CristinaLourenço, Gerusa Ferreira2020-11-12T14:57:38Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/37493Revistahttps://periodicos.ufsm.br/educacaoespecialPUBhttp://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/educacaoespecial/oaieducacaoespecial@smail.ufsm.br||clenioberni@gmail.com1984-686X1808-270Xopendoar:2020-11-12T14:57:38Revista Educação Especial (UFSM) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Atendimento educacional de crianças e adolescentes em condições complexas de saúde: uma revisão sistemática
title Atendimento educacional de crianças e adolescentes em condições complexas de saúde: uma revisão sistemática
spellingShingle Atendimento educacional de crianças e adolescentes em condições complexas de saúde: uma revisão sistemática
Pedrino, Mariana Cristina
Educação Especial
Condição complexa de saúde
Atendimento Educacional.
title_short Atendimento educacional de crianças e adolescentes em condições complexas de saúde: uma revisão sistemática
title_full Atendimento educacional de crianças e adolescentes em condições complexas de saúde: uma revisão sistemática
title_fullStr Atendimento educacional de crianças e adolescentes em condições complexas de saúde: uma revisão sistemática
title_full_unstemmed Atendimento educacional de crianças e adolescentes em condições complexas de saúde: uma revisão sistemática
title_sort Atendimento educacional de crianças e adolescentes em condições complexas de saúde: uma revisão sistemática
author Pedrino, Mariana Cristina
author_facet Pedrino, Mariana Cristina
Lourenço, Gerusa Ferreira
author_role author
author2 Lourenço, Gerusa Ferreira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pedrino, Mariana Cristina
Lourenço, Gerusa Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Especial
Condição complexa de saúde
Atendimento Educacional.
topic Educação Especial
Condição complexa de saúde
Atendimento Educacional.
description Nos últimos trinta anos, houve a criação de importantes leis para a proteção e a manutenção dos direitos da infância e da juventude, com ênfase à educação e à saúde. O Atendimento Educacional Especializado marcou um grande avanço nesse aspecto, contemplando as necessidades da escolarização da pessoa com deficiência em ambiente escolar, hospitalar ou domiciliar. Entretanto, as necessidades educativas dos estudantes em condições complexas de saúde, como as condições crônicas, não têm sido contempladas, seja pela falta de clareza dos serviços dessa natureza, pouco elucidados nas legislações pertinentes; ou mesmo pelo desconhecimento da equipe escolar em lidar com as condições desses estudantes. Diante disso, a pesquisa objetiva identificar em âmbito nacional e internacional, que estratégias e ações são tomadas no atendimento educacional de crianças e adolescentes em condições complexas de saúde. Para tanto, foi realizada uma revisão sistemática da literatura, de artigos publicados em periódicos disponíveis online na base de dados Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Foram selecionados vinte e dois artigos, distribuídos nas seguintes categorias de análise, de acordo com a temática abordada: Preparo e ações da equipe escolar e de saúde; Desafios enfrentados pelos estudantes e/ou equipe escolar; Instrução fora do ambiente escolar e Políticas Públicas. Os resultados reiteram os desafios para a garantia da manutenção e qualidade do processo de escolarização desse público, a necessidade do estabelecimento de apoios integrados entre escola, saúde e família, o que requisita políticas que contemplem a prestação de serviços, além da formação de professores sobre a área.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/37493
10.5902/1984686X37493
url http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/37493
identifier_str_mv 10.5902/1984686X37493
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/37493/pdf
http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/37493/html
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Educação Especial
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Educação Especial
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Special Education Magazine; Revista Educação Especial, v. 32, 2019 – Publicação Contínua; e117/ 1-28
Revista de Educación Especial; Revista Educação Especial, v. 32, 2019 – Publicação Contínua; e117/ 1-28
Revista Educação Especial; Revista Educação Especial, v. 32, 2019 – Publicação Contínua; e117/ 1-28
1984-686X
reponame:Revista Educação Especial (UFSM)
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Revista Educação Especial (UFSM)
collection Revista Educação Especial (UFSM)
repository.name.fl_str_mv Revista Educação Especial (UFSM) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv educacaoespecial@smail.ufsm.br||clenioberni@gmail.com
_version_ 1799944201783214080