Surdez: tratar de incluir, tratar de normalizar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação Especial (UFSM) |
Texto Completo: | http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4406 |
Resumo: | Este trabalho pretende focalizar a constituição e a produção da anormalidade dos sujeitos surdos nos discursos da Educação Especial. Nesse sentido, procura problematizar algumas regularidades discursivas que aparecem em materiais técnicos-científicos produzidos pelo MEC/SEESP, ou seja, discursos que funcionam como um duplo entre inclusão/exclusão, fronteira que narra e localiza o lugar dos sujeitos surdos. A partir dos estudos do filósofo Michael Foucault busca entender o binômio inclusão/exclusão, como uma estratégia de normalidade, como um mecanismo de poder que, ao tratar de incluir, acaba por normalizar. Por meio do conjunto dos materiais analisados (produção técnica-científica elaborada e divulgada pelo Ministério de Educação em parceria com a Secretaria de Educação Especial para a área da surdez), procura mostrar como a inclusão/exclusão funciona como um duplo e como as políticas de inclusão, dirigidas aos sujeitos surdos, operam como gerenciadoras do risco social.Palavras-chave: Inclusão/Exclusão. Normalização. Surdez. Risco Social. |
id |
UFSM-9_70f169a51d1c9882b283ae252e470d43 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4406 |
network_acronym_str |
UFSM-9 |
network_name_str |
Revista Educação Especial (UFSM) |
repository_id_str |
|
spelling |
Surdez: tratar de incluir, tratar de normalizar Este trabalho pretende focalizar a constituição e a produção da anormalidade dos sujeitos surdos nos discursos da Educação Especial. Nesse sentido, procura problematizar algumas regularidades discursivas que aparecem em materiais técnicos-científicos produzidos pelo MEC/SEESP, ou seja, discursos que funcionam como um duplo entre inclusão/exclusão, fronteira que narra e localiza o lugar dos sujeitos surdos. A partir dos estudos do filósofo Michael Foucault busca entender o binômio inclusão/exclusão, como uma estratégia de normalidade, como um mecanismo de poder que, ao tratar de incluir, acaba por normalizar. Por meio do conjunto dos materiais analisados (produção técnica-científica elaborada e divulgada pelo Ministério de Educação em parceria com a Secretaria de Educação Especial para a área da surdez), procura mostrar como a inclusão/exclusão funciona como um duplo e como as políticas de inclusão, dirigidas aos sujeitos surdos, operam como gerenciadoras do risco social.Palavras-chave: Inclusão/Exclusão. Normalização. Surdez. Risco Social.Universidade Federal de Santa Maria2011-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4406Special Education Magazine; Revista Educação Especial, n. 26, 2005; 117-130Revista de Educación Especial; Revista Educação Especial, n. 26, 2005; 117-130Revista Educação Especial; Revista Educação Especial, n. 26, 2005; 117-1301984-686Xreponame:Revista Educação Especial (UFSM)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4406/2579Lunardi, Márcia Liseinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-05-09T14:19:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4406Revistahttps://periodicos.ufsm.br/educacaoespecialPUBhttp://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/educacaoespecial/oaieducacaoespecial@smail.ufsm.br||clenioberni@gmail.com1984-686X1808-270Xopendoar:2016-05-09T14:19:54Revista Educação Especial (UFSM) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Surdez: tratar de incluir, tratar de normalizar |
title |
Surdez: tratar de incluir, tratar de normalizar |
spellingShingle |
Surdez: tratar de incluir, tratar de normalizar Lunardi, Márcia Lise |
title_short |
Surdez: tratar de incluir, tratar de normalizar |
title_full |
Surdez: tratar de incluir, tratar de normalizar |
title_fullStr |
Surdez: tratar de incluir, tratar de normalizar |
title_full_unstemmed |
Surdez: tratar de incluir, tratar de normalizar |
title_sort |
Surdez: tratar de incluir, tratar de normalizar |
author |
Lunardi, Márcia Lise |
author_facet |
Lunardi, Márcia Lise |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lunardi, Márcia Lise |
description |
Este trabalho pretende focalizar a constituição e a produção da anormalidade dos sujeitos surdos nos discursos da Educação Especial. Nesse sentido, procura problematizar algumas regularidades discursivas que aparecem em materiais técnicos-científicos produzidos pelo MEC/SEESP, ou seja, discursos que funcionam como um duplo entre inclusão/exclusão, fronteira que narra e localiza o lugar dos sujeitos surdos. A partir dos estudos do filósofo Michael Foucault busca entender o binômio inclusão/exclusão, como uma estratégia de normalidade, como um mecanismo de poder que, ao tratar de incluir, acaba por normalizar. Por meio do conjunto dos materiais analisados (produção técnica-científica elaborada e divulgada pelo Ministério de Educação em parceria com a Secretaria de Educação Especial para a área da surdez), procura mostrar como a inclusão/exclusão funciona como um duplo e como as políticas de inclusão, dirigidas aos sujeitos surdos, operam como gerenciadoras do risco social.Palavras-chave: Inclusão/Exclusão. Normalização. Surdez. Risco Social. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-12-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4406 |
url |
http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4406 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4406/2579 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
dc.source.none.fl_str_mv |
Special Education Magazine; Revista Educação Especial, n. 26, 2005; 117-130 Revista de Educación Especial; Revista Educação Especial, n. 26, 2005; 117-130 Revista Educação Especial; Revista Educação Especial, n. 26, 2005; 117-130 1984-686X reponame:Revista Educação Especial (UFSM) instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Revista Educação Especial (UFSM) |
collection |
Revista Educação Especial (UFSM) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Educação Especial (UFSM) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
educacaoespecial@smail.ufsm.br||clenioberni@gmail.com |
_version_ |
1820690959480913920 |