Surdez: tratar de incluir, tratar de normalizar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lunardi, Márcia Lise
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação Especial (UFSM)
Texto Completo: http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4406
Resumo: Este trabalho pretende focalizar a constituição e a produção da anormalidade dos sujeitos surdos nos discursos da Educação Especial. Nesse sentido, procura problematizar algumas regularidades discursivas que aparecem em materiais técnicos-científicos produzidos pelo MEC/SEESP, ou seja, discursos que funcionam como um duplo entre inclusão/exclusão, fronteira que narra e localiza o lugar dos sujeitos surdos. A partir dos estudos do filósofo Michael Foucault busca entender o binômio inclusão/exclusão, como uma estratégia de normalidade, como um mecanismo de poder que, ao tratar de incluir, acaba por normalizar. Por meio do conjunto dos materiais analisados (produção técnica-científica elaborada e divulgada pelo Ministério de Educação em parceria com a Secretaria de Educação Especial para a área da surdez), procura mostrar como a inclusão/exclusão funciona como um duplo e como as políticas de inclusão, dirigidas aos sujeitos surdos, operam como gerenciadoras do risco social.Palavras-chave: Inclusão/Exclusão. Normalização. Surdez. Risco Social.
id UFSM-9_70f169a51d1c9882b283ae252e470d43
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4406
network_acronym_str UFSM-9
network_name_str Revista Educação Especial (UFSM)
repository_id_str
spelling Surdez: tratar de incluir, tratar de normalizar Este trabalho pretende focalizar a constituição e a produção da anormalidade dos sujeitos surdos nos discursos da Educação Especial. Nesse sentido, procura problematizar algumas regularidades discursivas que aparecem em materiais técnicos-científicos produzidos pelo MEC/SEESP, ou seja, discursos que funcionam como um duplo entre inclusão/exclusão, fronteira que narra e localiza o lugar dos sujeitos surdos. A partir dos estudos do filósofo Michael Foucault busca entender o binômio inclusão/exclusão, como uma estratégia de normalidade, como um mecanismo de poder que, ao tratar de incluir, acaba por normalizar. Por meio do conjunto dos materiais analisados (produção técnica-científica elaborada e divulgada pelo Ministério de Educação em parceria com a Secretaria de Educação Especial para a área da surdez), procura mostrar como a inclusão/exclusão funciona como um duplo e como as políticas de inclusão, dirigidas aos sujeitos surdos, operam como gerenciadoras do risco social.Palavras-chave: Inclusão/Exclusão. Normalização. Surdez. Risco Social.Universidade Federal de Santa Maria2011-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4406Special Education Magazine; Revista Educação Especial, n. 26, 2005; 117-130Revista de Educación Especial; Revista Educação Especial, n. 26, 2005; 117-130Revista Educação Especial; Revista Educação Especial, n. 26, 2005; 117-1301984-686Xreponame:Revista Educação Especial (UFSM)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4406/2579Lunardi, Márcia Liseinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-05-09T14:19:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4406Revistahttps://periodicos.ufsm.br/educacaoespecialPUBhttp://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/educacaoespecial/oaieducacaoespecial@smail.ufsm.br||clenioberni@gmail.com1984-686X1808-270Xopendoar:2016-05-09T14:19:54Revista Educação Especial (UFSM) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Surdez: tratar de incluir, tratar de normalizar
title Surdez: tratar de incluir, tratar de normalizar
spellingShingle Surdez: tratar de incluir, tratar de normalizar
Lunardi, Márcia Lise
title_short Surdez: tratar de incluir, tratar de normalizar
title_full Surdez: tratar de incluir, tratar de normalizar
title_fullStr Surdez: tratar de incluir, tratar de normalizar
title_full_unstemmed Surdez: tratar de incluir, tratar de normalizar
title_sort Surdez: tratar de incluir, tratar de normalizar
author Lunardi, Márcia Lise
author_facet Lunardi, Márcia Lise
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lunardi, Márcia Lise
description Este trabalho pretende focalizar a constituição e a produção da anormalidade dos sujeitos surdos nos discursos da Educação Especial. Nesse sentido, procura problematizar algumas regularidades discursivas que aparecem em materiais técnicos-científicos produzidos pelo MEC/SEESP, ou seja, discursos que funcionam como um duplo entre inclusão/exclusão, fronteira que narra e localiza o lugar dos sujeitos surdos. A partir dos estudos do filósofo Michael Foucault busca entender o binômio inclusão/exclusão, como uma estratégia de normalidade, como um mecanismo de poder que, ao tratar de incluir, acaba por normalizar. Por meio do conjunto dos materiais analisados (produção técnica-científica elaborada e divulgada pelo Ministério de Educação em parceria com a Secretaria de Educação Especial para a área da surdez), procura mostrar como a inclusão/exclusão funciona como um duplo e como as políticas de inclusão, dirigidas aos sujeitos surdos, operam como gerenciadoras do risco social.Palavras-chave: Inclusão/Exclusão. Normalização. Surdez. Risco Social.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4406
url http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4406
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4406/2579
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Special Education Magazine; Revista Educação Especial, n. 26, 2005; 117-130
Revista de Educación Especial; Revista Educação Especial, n. 26, 2005; 117-130
Revista Educação Especial; Revista Educação Especial, n. 26, 2005; 117-130
1984-686X
reponame:Revista Educação Especial (UFSM)
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Revista Educação Especial (UFSM)
collection Revista Educação Especial (UFSM)
repository.name.fl_str_mv Revista Educação Especial (UFSM) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv educacaoespecial@smail.ufsm.br||clenioberni@gmail.com
_version_ 1799944198711934976