Discursos sobre a surdez: problematizando as normalidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lunardi, Márcia Lise
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Machado, Fernanda de Camargo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação Especial (UFSM)
Texto Completo: http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4087
Resumo: Este trabalho debate o papel das significações culturais na instituição de normalidades. Nesse sentido, pretende discutir as práticas de significação que cruzam diferentes formas de narração do normal/anormal no campo da educação de surdos, a partir das representações de uma das pesquisadoras – na época, estagiária. Para tanto, o presente estudo utiliza ferramentas conceituais advindas do campo teórico-metodológico dos Estudos Culturais e dos Estudos Surdos em Educação, tais como: identidade, alteridade, relações de poder/saber, cultura, normalização. A partir da realização deste trabalho, alerta-se para o risco de imposição de uma outra normalidade produzida pelo redimensionamento dos discursos sobre a surdez. Normalidade esta que pode circular nas representações dos educadores, que também atuam como agentes culturais na produção da subjetividade de seus alunos.Palavras-chave: Representações Culturais. Alteridade Surda. Normalidade.
id UFSM-9_f135678ffc59a78395d2a33eb98a1e4c
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4087
network_acronym_str UFSM-9
network_name_str Revista Educação Especial (UFSM)
repository_id_str
spelling Discursos sobre a surdez: problematizando as normalidadesEste trabalho debate o papel das significações culturais na instituição de normalidades. Nesse sentido, pretende discutir as práticas de significação que cruzam diferentes formas de narração do normal/anormal no campo da educação de surdos, a partir das representações de uma das pesquisadoras – na época, estagiária. Para tanto, o presente estudo utiliza ferramentas conceituais advindas do campo teórico-metodológico dos Estudos Culturais e dos Estudos Surdos em Educação, tais como: identidade, alteridade, relações de poder/saber, cultura, normalização. A partir da realização deste trabalho, alerta-se para o risco de imposição de uma outra normalidade produzida pelo redimensionamento dos discursos sobre a surdez. Normalidade esta que pode circular nas representações dos educadores, que também atuam como agentes culturais na produção da subjetividade de seus alunos.Palavras-chave: Representações Culturais. Alteridade Surda. Normalidade.Universidade Federal de Santa Maria2011-11-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4087Special Education Magazine; Revista Educação Especial, n. 30, 2007; 227Revista de Educación Especial; Revista Educação Especial, n. 30, 2007; 227Revista Educação Especial; Revista Educação Especial, n. 30, 2007; 2271984-686Xreponame:Revista Educação Especial (UFSM)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4087/2451Lunardi, Márcia LiseMachado, Fernanda de Camargoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-05-09T14:20:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4087Revistahttps://periodicos.ufsm.br/educacaoespecialPUBhttp://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/educacaoespecial/oaieducacaoespecial@smail.ufsm.br||clenioberni@gmail.com1984-686X1808-270Xopendoar:2016-05-09T14:20:54Revista Educação Especial (UFSM) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Discursos sobre a surdez: problematizando as normalidades
title Discursos sobre a surdez: problematizando as normalidades
spellingShingle Discursos sobre a surdez: problematizando as normalidades
Lunardi, Márcia Lise
title_short Discursos sobre a surdez: problematizando as normalidades
title_full Discursos sobre a surdez: problematizando as normalidades
title_fullStr Discursos sobre a surdez: problematizando as normalidades
title_full_unstemmed Discursos sobre a surdez: problematizando as normalidades
title_sort Discursos sobre a surdez: problematizando as normalidades
author Lunardi, Márcia Lise
author_facet Lunardi, Márcia Lise
Machado, Fernanda de Camargo
author_role author
author2 Machado, Fernanda de Camargo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lunardi, Márcia Lise
Machado, Fernanda de Camargo
description Este trabalho debate o papel das significações culturais na instituição de normalidades. Nesse sentido, pretende discutir as práticas de significação que cruzam diferentes formas de narração do normal/anormal no campo da educação de surdos, a partir das representações de uma das pesquisadoras – na época, estagiária. Para tanto, o presente estudo utiliza ferramentas conceituais advindas do campo teórico-metodológico dos Estudos Culturais e dos Estudos Surdos em Educação, tais como: identidade, alteridade, relações de poder/saber, cultura, normalização. A partir da realização deste trabalho, alerta-se para o risco de imposição de uma outra normalidade produzida pelo redimensionamento dos discursos sobre a surdez. Normalidade esta que pode circular nas representações dos educadores, que também atuam como agentes culturais na produção da subjetividade de seus alunos.Palavras-chave: Representações Culturais. Alteridade Surda. Normalidade.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-11-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4087
url http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4087
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4087/2451
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Special Education Magazine; Revista Educação Especial, n. 30, 2007; 227
Revista de Educación Especial; Revista Educação Especial, n. 30, 2007; 227
Revista Educação Especial; Revista Educação Especial, n. 30, 2007; 227
1984-686X
reponame:Revista Educação Especial (UFSM)
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Revista Educação Especial (UFSM)
collection Revista Educação Especial (UFSM)
repository.name.fl_str_mv Revista Educação Especial (UFSM) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv educacaoespecial@smail.ufsm.br||clenioberni@gmail.com
_version_ 1788536237393444864