Discursos sobre a surdez: problematizando as normalidades
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação Especial (UFSM) |
Texto Completo: | http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4087 |
Resumo: | Este trabalho debate o papel das significações culturais na instituição de normalidades. Nesse sentido, pretende discutir as práticas de significação que cruzam diferentes formas de narração do normal/anormal no campo da educação de surdos, a partir das representações de uma das pesquisadoras – na época, estagiária. Para tanto, o presente estudo utiliza ferramentas conceituais advindas do campo teórico-metodológico dos Estudos Culturais e dos Estudos Surdos em Educação, tais como: identidade, alteridade, relações de poder/saber, cultura, normalização. A partir da realização deste trabalho, alerta-se para o risco de imposição de uma outra normalidade produzida pelo redimensionamento dos discursos sobre a surdez. Normalidade esta que pode circular nas representações dos educadores, que também atuam como agentes culturais na produção da subjetividade de seus alunos.Palavras-chave: Representações Culturais. Alteridade Surda. Normalidade. |
id |
UFSM-9_f135678ffc59a78395d2a33eb98a1e4c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4087 |
network_acronym_str |
UFSM-9 |
network_name_str |
Revista Educação Especial (UFSM) |
repository_id_str |
|
spelling |
Discursos sobre a surdez: problematizando as normalidadesEste trabalho debate o papel das significações culturais na instituição de normalidades. Nesse sentido, pretende discutir as práticas de significação que cruzam diferentes formas de narração do normal/anormal no campo da educação de surdos, a partir das representações de uma das pesquisadoras – na época, estagiária. Para tanto, o presente estudo utiliza ferramentas conceituais advindas do campo teórico-metodológico dos Estudos Culturais e dos Estudos Surdos em Educação, tais como: identidade, alteridade, relações de poder/saber, cultura, normalização. A partir da realização deste trabalho, alerta-se para o risco de imposição de uma outra normalidade produzida pelo redimensionamento dos discursos sobre a surdez. Normalidade esta que pode circular nas representações dos educadores, que também atuam como agentes culturais na produção da subjetividade de seus alunos.Palavras-chave: Representações Culturais. Alteridade Surda. Normalidade.Universidade Federal de Santa Maria2011-11-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4087Special Education Magazine; Revista Educação Especial, n. 30, 2007; 227Revista de Educación Especial; Revista Educação Especial, n. 30, 2007; 227Revista Educação Especial; Revista Educação Especial, n. 30, 2007; 2271984-686Xreponame:Revista Educação Especial (UFSM)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4087/2451Lunardi, Márcia LiseMachado, Fernanda de Camargoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-05-09T14:20:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4087Revistahttps://periodicos.ufsm.br/educacaoespecialPUBhttp://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/educacaoespecial/oaieducacaoespecial@smail.ufsm.br||clenioberni@gmail.com1984-686X1808-270Xopendoar:2016-05-09T14:20:54Revista Educação Especial (UFSM) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Discursos sobre a surdez: problematizando as normalidades |
title |
Discursos sobre a surdez: problematizando as normalidades |
spellingShingle |
Discursos sobre a surdez: problematizando as normalidades Lunardi, Márcia Lise |
title_short |
Discursos sobre a surdez: problematizando as normalidades |
title_full |
Discursos sobre a surdez: problematizando as normalidades |
title_fullStr |
Discursos sobre a surdez: problematizando as normalidades |
title_full_unstemmed |
Discursos sobre a surdez: problematizando as normalidades |
title_sort |
Discursos sobre a surdez: problematizando as normalidades |
author |
Lunardi, Márcia Lise |
author_facet |
Lunardi, Márcia Lise Machado, Fernanda de Camargo |
author_role |
author |
author2 |
Machado, Fernanda de Camargo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lunardi, Márcia Lise Machado, Fernanda de Camargo |
description |
Este trabalho debate o papel das significações culturais na instituição de normalidades. Nesse sentido, pretende discutir as práticas de significação que cruzam diferentes formas de narração do normal/anormal no campo da educação de surdos, a partir das representações de uma das pesquisadoras – na época, estagiária. Para tanto, o presente estudo utiliza ferramentas conceituais advindas do campo teórico-metodológico dos Estudos Culturais e dos Estudos Surdos em Educação, tais como: identidade, alteridade, relações de poder/saber, cultura, normalização. A partir da realização deste trabalho, alerta-se para o risco de imposição de uma outra normalidade produzida pelo redimensionamento dos discursos sobre a surdez. Normalidade esta que pode circular nas representações dos educadores, que também atuam como agentes culturais na produção da subjetividade de seus alunos.Palavras-chave: Representações Culturais. Alteridade Surda. Normalidade. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-11-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4087 |
url |
http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4087 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4087/2451 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
dc.source.none.fl_str_mv |
Special Education Magazine; Revista Educação Especial, n. 30, 2007; 227 Revista de Educación Especial; Revista Educação Especial, n. 30, 2007; 227 Revista Educação Especial; Revista Educação Especial, n. 30, 2007; 227 1984-686X reponame:Revista Educação Especial (UFSM) instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Revista Educação Especial (UFSM) |
collection |
Revista Educação Especial (UFSM) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Educação Especial (UFSM) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
educacaoespecial@smail.ufsm.br||clenioberni@gmail.com |
_version_ |
1799944198611271680 |