Enfoque psicopedagógico na relação família e escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marquezan, Reinoldo
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação Especial (UFSM)
Texto Completo: http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4304
Resumo: A família se constituiu com a finalidade de preservar a propriedade privada e defender o casamento monogâmico. Diferentes arranjos familiares se sucederam e conviveram simultaneamente ao longo da história social da família. A hierarquia rígida na organização familiar e na definição dos papéis familiares, a defesa da tradição e o patriarcado constituíram os esteios que resistiram e resistem às mudanças que alteram a estrutura da sociedade. As relações familiares baseadas na obediência dão sinais de transformação passando a se regularem por condutas baseadas em princípios éticos onde o outro da relação é uma condição indispensável para a presença do eu. Palavras-chave: Família. Educação. Relação Psicopedagógica.
id UFSM-9_a15ccf9b5023ee85d00bda0fe2730907
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4304
network_acronym_str UFSM-9
network_name_str Revista Educação Especial (UFSM)
repository_id_str
spelling Enfoque psicopedagógico na relação família e escolaA família se constituiu com a finalidade de preservar a propriedade privada e defender o casamento monogâmico. Diferentes arranjos familiares se sucederam e conviveram simultaneamente ao longo da história social da família. A hierarquia rígida na organização familiar e na definição dos papéis familiares, a defesa da tradição e o patriarcado constituíram os esteios que resistiram e resistem às mudanças que alteram a estrutura da sociedade. As relações familiares baseadas na obediência dão sinais de transformação passando a se regularem por condutas baseadas em princípios éticos onde o outro da relação é uma condição indispensável para a presença do eu. Palavras-chave: Família. Educação. Relação Psicopedagógica.Universidade Federal de Santa Maria2011-11-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4304Special Education Magazine; Revista Educação Especial, n. 28, 2006; 287-296Revista de Educación Especial; Revista Educação Especial, n. 28, 2006; 287-296Revista Educação Especial; Revista Educação Especial, n. 28, 2006; 287-2961984-686Xreponame:Revista Educação Especial (UFSM)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4304/2536Marquezan, Reinoldoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-05-09T14:20:13Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4304Revistahttps://periodicos.ufsm.br/educacaoespecialPUBhttp://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/educacaoespecial/oaieducacaoespecial@smail.ufsm.br||clenioberni@gmail.com1984-686X1808-270Xopendoar:2016-05-09T14:20:13Revista Educação Especial (UFSM) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Enfoque psicopedagógico na relação família e escola
title Enfoque psicopedagógico na relação família e escola
spellingShingle Enfoque psicopedagógico na relação família e escola
Marquezan, Reinoldo
title_short Enfoque psicopedagógico na relação família e escola
title_full Enfoque psicopedagógico na relação família e escola
title_fullStr Enfoque psicopedagógico na relação família e escola
title_full_unstemmed Enfoque psicopedagógico na relação família e escola
title_sort Enfoque psicopedagógico na relação família e escola
author Marquezan, Reinoldo
author_facet Marquezan, Reinoldo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marquezan, Reinoldo
description A família se constituiu com a finalidade de preservar a propriedade privada e defender o casamento monogâmico. Diferentes arranjos familiares se sucederam e conviveram simultaneamente ao longo da história social da família. A hierarquia rígida na organização familiar e na definição dos papéis familiares, a defesa da tradição e o patriarcado constituíram os esteios que resistiram e resistem às mudanças que alteram a estrutura da sociedade. As relações familiares baseadas na obediência dão sinais de transformação passando a se regularem por condutas baseadas em princípios éticos onde o outro da relação é uma condição indispensável para a presença do eu. Palavras-chave: Família. Educação. Relação Psicopedagógica.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-11-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4304
url http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4304
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4304/2536
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Special Education Magazine; Revista Educação Especial, n. 28, 2006; 287-296
Revista de Educación Especial; Revista Educação Especial, n. 28, 2006; 287-296
Revista Educação Especial; Revista Educação Especial, n. 28, 2006; 287-296
1984-686X
reponame:Revista Educação Especial (UFSM)
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Revista Educação Especial (UFSM)
collection Revista Educação Especial (UFSM)
repository.name.fl_str_mv Revista Educação Especial (UFSM) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv educacaoespecial@smail.ufsm.br||clenioberni@gmail.com
_version_ 1799944198649020416