Educação Escolar Inclusiva: demanda por uma sociedade democrática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Valdelúcia Alves da
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação Especial (UFSM)
Texto Completo: http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5002
Resumo: O que repele por sua estranheza é, na verdade,demasiado familiar. (Horkheimer & Adorno). Este texto analisa a educação escolar de indivíduos com deficiência, na sociedade contemporânea, com destaque para o Brasil, na perspectiva da escola inclusiva, considerando os documentos oficiais brasileiros e estrangeiros, e à luz do pensamento de Adorno e Horkheimer acerca do preconceito. Palavras-chave: educação inclusiva, formação de professores, deficiência, preconceito. 
id UFSM-9_a51e3ff734e29f25c20e620c101b8f05
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5002
network_acronym_str UFSM-9
network_name_str Revista Educação Especial (UFSM)
repository_id_str
spelling Educação Escolar Inclusiva: demanda por uma sociedade democrática O que repele por sua estranheza é, na verdade,demasiado familiar. (Horkheimer & Adorno). Este texto analisa a educação escolar de indivíduos com deficiência, na sociedade contemporânea, com destaque para o Brasil, na perspectiva da escola inclusiva, considerando os documentos oficiais brasileiros e estrangeiros, e à luz do pensamento de Adorno e Horkheimer acerca do preconceito. Palavras-chave: educação inclusiva, formação de professores, deficiência, preconceito. Universidade Federal de Santa Maria2012-03-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5002Special Education Magazine; Revista Educação Especial, n. 22, 2003; 19-32Revista de Educación Especial; Revista Educação Especial, n. 22, 2003; 19-32Revista Educação Especial; Revista Educação Especial, n. 22, 2003; 19-321984-686Xreponame:Revista Educação Especial (UFSM)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5002/3031Costa, Valdelúcia Alves dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-05-09T14:19:16Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5002Revistahttps://periodicos.ufsm.br/educacaoespecialPUBhttp://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/educacaoespecial/oaieducacaoespecial@smail.ufsm.br||clenioberni@gmail.com1984-686X1808-270Xopendoar:2016-05-09T14:19:16Revista Educação Especial (UFSM) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação Escolar Inclusiva: demanda por uma sociedade democrática
title Educação Escolar Inclusiva: demanda por uma sociedade democrática
spellingShingle Educação Escolar Inclusiva: demanda por uma sociedade democrática
Costa, Valdelúcia Alves da
title_short Educação Escolar Inclusiva: demanda por uma sociedade democrática
title_full Educação Escolar Inclusiva: demanda por uma sociedade democrática
title_fullStr Educação Escolar Inclusiva: demanda por uma sociedade democrática
title_full_unstemmed Educação Escolar Inclusiva: demanda por uma sociedade democrática
title_sort Educação Escolar Inclusiva: demanda por uma sociedade democrática
author Costa, Valdelúcia Alves da
author_facet Costa, Valdelúcia Alves da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Valdelúcia Alves da
description O que repele por sua estranheza é, na verdade,demasiado familiar. (Horkheimer & Adorno). Este texto analisa a educação escolar de indivíduos com deficiência, na sociedade contemporânea, com destaque para o Brasil, na perspectiva da escola inclusiva, considerando os documentos oficiais brasileiros e estrangeiros, e à luz do pensamento de Adorno e Horkheimer acerca do preconceito. Palavras-chave: educação inclusiva, formação de professores, deficiência, preconceito. 
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-03-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5002
url http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5002/3031
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Special Education Magazine; Revista Educação Especial, n. 22, 2003; 19-32
Revista de Educación Especial; Revista Educação Especial, n. 22, 2003; 19-32
Revista Educação Especial; Revista Educação Especial, n. 22, 2003; 19-32
1984-686X
reponame:Revista Educação Especial (UFSM)
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Revista Educação Especial (UFSM)
collection Revista Educação Especial (UFSM)
repository.name.fl_str_mv Revista Educação Especial (UFSM) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv educacaoespecial@smail.ufsm.br||clenioberni@gmail.com
_version_ 1799944199057965056