Educação Escolar Inclusiva: demanda por uma sociedade democrática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação Especial (UFSM) |
Texto Completo: | http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5002 |
Resumo: | O que repele por sua estranheza é, na verdade,demasiado familiar. (Horkheimer & Adorno). Este texto analisa a educação escolar de indivíduos com deficiência, na sociedade contemporânea, com destaque para o Brasil, na perspectiva da escola inclusiva, considerando os documentos oficiais brasileiros e estrangeiros, e à luz do pensamento de Adorno e Horkheimer acerca do preconceito. Palavras-chave: educação inclusiva, formação de professores, deficiência, preconceito. |
id |
UFSM-9_a51e3ff734e29f25c20e620c101b8f05 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5002 |
network_acronym_str |
UFSM-9 |
network_name_str |
Revista Educação Especial (UFSM) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação Escolar Inclusiva: demanda por uma sociedade democrática O que repele por sua estranheza é, na verdade,demasiado familiar. (Horkheimer & Adorno). Este texto analisa a educação escolar de indivíduos com deficiência, na sociedade contemporânea, com destaque para o Brasil, na perspectiva da escola inclusiva, considerando os documentos oficiais brasileiros e estrangeiros, e à luz do pensamento de Adorno e Horkheimer acerca do preconceito. Palavras-chave: educação inclusiva, formação de professores, deficiência, preconceito. Universidade Federal de Santa Maria2012-03-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5002Special Education Magazine; Revista Educação Especial, n. 22, 2003; 19-32Revista de Educación Especial; Revista Educação Especial, n. 22, 2003; 19-32Revista Educação Especial; Revista Educação Especial, n. 22, 2003; 19-321984-686Xreponame:Revista Educação Especial (UFSM)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5002/3031Costa, Valdelúcia Alves dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-05-09T14:19:16Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5002Revistahttps://periodicos.ufsm.br/educacaoespecialPUBhttp://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/educacaoespecial/oaieducacaoespecial@smail.ufsm.br||clenioberni@gmail.com1984-686X1808-270Xopendoar:2016-05-09T14:19:16Revista Educação Especial (UFSM) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação Escolar Inclusiva: demanda por uma sociedade democrática |
title |
Educação Escolar Inclusiva: demanda por uma sociedade democrática |
spellingShingle |
Educação Escolar Inclusiva: demanda por uma sociedade democrática Costa, Valdelúcia Alves da |
title_short |
Educação Escolar Inclusiva: demanda por uma sociedade democrática |
title_full |
Educação Escolar Inclusiva: demanda por uma sociedade democrática |
title_fullStr |
Educação Escolar Inclusiva: demanda por uma sociedade democrática |
title_full_unstemmed |
Educação Escolar Inclusiva: demanda por uma sociedade democrática |
title_sort |
Educação Escolar Inclusiva: demanda por uma sociedade democrática |
author |
Costa, Valdelúcia Alves da |
author_facet |
Costa, Valdelúcia Alves da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Valdelúcia Alves da |
description |
O que repele por sua estranheza é, na verdade,demasiado familiar. (Horkheimer & Adorno). Este texto analisa a educação escolar de indivíduos com deficiência, na sociedade contemporânea, com destaque para o Brasil, na perspectiva da escola inclusiva, considerando os documentos oficiais brasileiros e estrangeiros, e à luz do pensamento de Adorno e Horkheimer acerca do preconceito. Palavras-chave: educação inclusiva, formação de professores, deficiência, preconceito. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-03-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5002 |
url |
http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5002 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5002/3031 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
dc.source.none.fl_str_mv |
Special Education Magazine; Revista Educação Especial, n. 22, 2003; 19-32 Revista de Educación Especial; Revista Educação Especial, n. 22, 2003; 19-32 Revista Educação Especial; Revista Educação Especial, n. 22, 2003; 19-32 1984-686X reponame:Revista Educação Especial (UFSM) instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Revista Educação Especial (UFSM) |
collection |
Revista Educação Especial (UFSM) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Educação Especial (UFSM) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
educacaoespecial@smail.ufsm.br||clenioberni@gmail.com |
_version_ |
1799944199057965056 |