Educação inclusiva e a construção de uma Escola Democrática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LGPTS |
Resumo: | Esse trabalho tem como referência a análise do Projeto Político Pedagógico da Escola Professora Tereza Paulino da Costa e se propõe a apresentar a sala de Recursos que foi estruturada na instituição. A partir da construção dessa sala iniciou-se o processo de inclusão dos alunos portadores de necessidades especiais, mesmo aqueles que possuem apenas um déficit cognitivo. Através de parcerias entre o governo municipal e federal foram arrecadados recursos para a viabilização desse espaço. A partir de estudos teóricos e bibliográficos consegui-se traçar a trajetória das discussões acerca da educação especial, seus impasses e avanços para que fosse possível compreender a importância do atendimento das crianças e sua efetiva inclusão social. |
id |
UFMG_3941379892f0c0a426b78c79f7d4b300 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9LGPTS |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Eliandra da Costa MendesAna Beatriz dos Santos Vieira2019-08-11T04:24:54Z2019-08-11T04:24:54Z2013-11-30http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LGPTSEsse trabalho tem como referência a análise do Projeto Político Pedagógico da Escola Professora Tereza Paulino da Costa e se propõe a apresentar a sala de Recursos que foi estruturada na instituição. A partir da construção dessa sala iniciou-se o processo de inclusão dos alunos portadores de necessidades especiais, mesmo aqueles que possuem apenas um déficit cognitivo. Através de parcerias entre o governo municipal e federal foram arrecadados recursos para a viabilização desse espaço. A partir de estudos teóricos e bibliográficos consegui-se traçar a trajetória das discussões acerca da educação especial, seus impasses e avanços para que fosse possível compreender a importância do atendimento das crianças e sua efetiva inclusão social.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGRendimento escolarEscolas Gestão democráticaEducação inclusivaEscolas Organização e administraçãoInclusãoProfessoresCapacitaçãoParticipaçãoSala de recursoEducação inclusiva e a construção de uma Escola Democráticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_ana_beatriz_dos_santos_vieira.pdfapplication/pdf193178https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LGPTS/1/tcc_ana_beatriz_dos_santos_vieira.pdf52f1b43957bd7467ee6fd611760dfc5cMD51TEXTtcc_ana_beatriz_dos_santos_vieira.pdf.txttcc_ana_beatriz_dos_santos_vieira.pdf.txtExtracted texttext/plain60569https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LGPTS/2/tcc_ana_beatriz_dos_santos_vieira.pdf.txt081d024425f179fb65f7fdb102e7ac7aMD521843/BUOS-9LGPTS2019-11-14 11:21:56.873oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9LGPTSRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T14:21:56Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Educação inclusiva e a construção de uma Escola Democrática |
title |
Educação inclusiva e a construção de uma Escola Democrática |
spellingShingle |
Educação inclusiva e a construção de uma Escola Democrática Ana Beatriz dos Santos Vieira Inclusão Professores Capacitação Participação Sala de recurso Rendimento escolar Escolas Gestão democrática Educação inclusiva Escolas Organização e administração |
title_short |
Educação inclusiva e a construção de uma Escola Democrática |
title_full |
Educação inclusiva e a construção de uma Escola Democrática |
title_fullStr |
Educação inclusiva e a construção de uma Escola Democrática |
title_full_unstemmed |
Educação inclusiva e a construção de uma Escola Democrática |
title_sort |
Educação inclusiva e a construção de uma Escola Democrática |
author |
Ana Beatriz dos Santos Vieira |
author_facet |
Ana Beatriz dos Santos Vieira |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Eliandra da Costa Mendes |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ana Beatriz dos Santos Vieira |
contributor_str_mv |
Eliandra da Costa Mendes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão Professores Capacitação Participação Sala de recurso |
topic |
Inclusão Professores Capacitação Participação Sala de recurso Rendimento escolar Escolas Gestão democrática Educação inclusiva Escolas Organização e administração |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Rendimento escolar Escolas Gestão democrática Educação inclusiva Escolas Organização e administração |
description |
Esse trabalho tem como referência a análise do Projeto Político Pedagógico da Escola Professora Tereza Paulino da Costa e se propõe a apresentar a sala de Recursos que foi estruturada na instituição. A partir da construção dessa sala iniciou-se o processo de inclusão dos alunos portadores de necessidades especiais, mesmo aqueles que possuem apenas um déficit cognitivo. Através de parcerias entre o governo municipal e federal foram arrecadados recursos para a viabilização desse espaço. A partir de estudos teóricos e bibliográficos consegui-se traçar a trajetória das discussões acerca da educação especial, seus impasses e avanços para que fosse possível compreender a importância do atendimento das crianças e sua efetiva inclusão social. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-11-30 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-11T04:24:54Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-11T04:24:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LGPTS |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LGPTS |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LGPTS/1/tcc_ana_beatriz_dos_santos_vieira.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LGPTS/2/tcc_ana_beatriz_dos_santos_vieira.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
52f1b43957bd7467ee6fd611760dfc5c 081d024425f179fb65f7fdb102e7ac7a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589225385295872 |