Desmistificando o papel da Educação Especial na sociedade brasileira atual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação Especial (UFSM) |
Texto Completo: | http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5219 |
Resumo: | Diante das tendências mundiais no trato da pessoa portadora de necessidades educativas especiais, torna-se inadiável que as instituições educacionais de todo o Brasil assumam uma postura decisiva em relação à sua missão de promover uma educação profissional condizente aos atuais modelos inclusivistas oferecido aos seus milhares de aprendizes, para que os mesmos possam encetar um movimento forte de transformação de uma sociedade, em que seus pólos de execução vislumbrem a eqüidade de oportunidades para todos. A intenção das autoras deste estudo é a de apresentar os paradigmas vigentes na Educação Especial do nosso país, bem como a necessidade de se repensar a qualificação e formação em recursos humanos como meta preliminar na avaliação das entidades que atuam nesta área. |
id |
UFSM-9_a6073b6b10d26ce77e485b227059851b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5219 |
network_acronym_str |
UFSM-9 |
network_name_str |
Revista Educação Especial (UFSM) |
repository_id_str |
|
spelling |
Desmistificando o papel da Educação Especial na sociedade brasileira atualDiante das tendências mundiais no trato da pessoa portadora de necessidades educativas especiais, torna-se inadiável que as instituições educacionais de todo o Brasil assumam uma postura decisiva em relação à sua missão de promover uma educação profissional condizente aos atuais modelos inclusivistas oferecido aos seus milhares de aprendizes, para que os mesmos possam encetar um movimento forte de transformação de uma sociedade, em que seus pólos de execução vislumbrem a eqüidade de oportunidades para todos. A intenção das autoras deste estudo é a de apresentar os paradigmas vigentes na Educação Especial do nosso país, bem como a necessidade de se repensar a qualificação e formação em recursos humanos como meta preliminar na avaliação das entidades que atuam nesta área.Universidade Federal de Santa Maria2012-04-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5219Special Education Magazine; Revista Educação Especial, n. 17, 2001; 47-53Revista de Educación Especial; Revista Educação Especial, n. 17, 2001; 47-53Revista Educação Especial; Revista Educação Especial, n. 17, 2001; 47-531984-686Xreponame:Revista Educação Especial (UFSM)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5219/3192Naujorks, Maria InêsPontes, Beatriz SantosPletsch, Márcia Deniseinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-05-09T14:18:35Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5219Revistahttps://periodicos.ufsm.br/educacaoespecialPUBhttp://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/educacaoespecial/oaieducacaoespecial@smail.ufsm.br||clenioberni@gmail.com1984-686X1808-270Xopendoar:2016-05-09T14:18:35Revista Educação Especial (UFSM) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desmistificando o papel da Educação Especial na sociedade brasileira atual |
title |
Desmistificando o papel da Educação Especial na sociedade brasileira atual |
spellingShingle |
Desmistificando o papel da Educação Especial na sociedade brasileira atual Naujorks, Maria Inês |
title_short |
Desmistificando o papel da Educação Especial na sociedade brasileira atual |
title_full |
Desmistificando o papel da Educação Especial na sociedade brasileira atual |
title_fullStr |
Desmistificando o papel da Educação Especial na sociedade brasileira atual |
title_full_unstemmed |
Desmistificando o papel da Educação Especial na sociedade brasileira atual |
title_sort |
Desmistificando o papel da Educação Especial na sociedade brasileira atual |
author |
Naujorks, Maria Inês |
author_facet |
Naujorks, Maria Inês Pontes, Beatriz Santos Pletsch, Márcia Denise |
author_role |
author |
author2 |
Pontes, Beatriz Santos Pletsch, Márcia Denise |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Naujorks, Maria Inês Pontes, Beatriz Santos Pletsch, Márcia Denise |
description |
Diante das tendências mundiais no trato da pessoa portadora de necessidades educativas especiais, torna-se inadiável que as instituições educacionais de todo o Brasil assumam uma postura decisiva em relação à sua missão de promover uma educação profissional condizente aos atuais modelos inclusivistas oferecido aos seus milhares de aprendizes, para que os mesmos possam encetar um movimento forte de transformação de uma sociedade, em que seus pólos de execução vislumbrem a eqüidade de oportunidades para todos. A intenção das autoras deste estudo é a de apresentar os paradigmas vigentes na Educação Especial do nosso país, bem como a necessidade de se repensar a qualificação e formação em recursos humanos como meta preliminar na avaliação das entidades que atuam nesta área. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-04-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5219 |
url |
http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5219 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5219/3192 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
dc.source.none.fl_str_mv |
Special Education Magazine; Revista Educação Especial, n. 17, 2001; 47-53 Revista de Educación Especial; Revista Educação Especial, n. 17, 2001; 47-53 Revista Educação Especial; Revista Educação Especial, n. 17, 2001; 47-53 1984-686X reponame:Revista Educação Especial (UFSM) instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Revista Educação Especial (UFSM) |
collection |
Revista Educação Especial (UFSM) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Educação Especial (UFSM) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
educacaoespecial@smail.ufsm.br||clenioberni@gmail.com |
_version_ |
1799944199153385472 |