Inclusão escolar e a necessidade de serviços de apoio: como fazer?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Karla Fernanda Wunder da
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Maciel, Rosângela Von Mühlen
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação Especial (UFSM)
Texto Completo: http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4405
Resumo: Quando falamos sobre o processo de inclusão escolar e a necessidade de serviços de apoio, partimos da idéia de que a inclusão é mais do que uma mudança de sistema de ensino para o aluno com necessidades educacionais especiais. Determinamos a importância de transformações profundas na escola, no que se refere à metodologia, currículo e avaliação bem como mudanças mais subjetivas, quando referem-se as concepções de apoio essenciais durante o processo de inclusão deste aluno no ensino regular para que o mesmo obtenha sucesso em nossa realidade educacional. Palavras-chave: Inclisão. Escola Inclusiva. Serviços de Apoio.
id UFSM-9_b93ff702d037df7c5826017d67972abd
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4405
network_acronym_str UFSM-9
network_name_str Revista Educação Especial (UFSM)
repository_id_str
spelling Inclusão escolar e a necessidade de serviços de apoio: como fazer? Quando falamos sobre o processo de inclusão escolar e a necessidade de serviços de apoio, partimos da idéia de que a inclusão é mais do que uma mudança de sistema de ensino para o aluno com necessidades educacionais especiais. Determinamos a importância de transformações profundas na escola, no que se refere à metodologia, currículo e avaliação bem como mudanças mais subjetivas, quando referem-se as concepções de apoio essenciais durante o processo de inclusão deste aluno no ensino regular para que o mesmo obtenha sucesso em nossa realidade educacional. Palavras-chave: Inclisão. Escola Inclusiva. Serviços de Apoio.Universidade Federal de Santa Maria2011-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4405Special Education Magazine; Revista Educação Especial, n. 26, 2005; 107-115Revista de Educación Especial; Revista Educação Especial, n. 26, 2005; 107-115Revista Educação Especial; Revista Educação Especial, n. 26, 2005; 107-1151984-686Xreponame:Revista Educação Especial (UFSM)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4405/2578Silva, Karla Fernanda Wunder daMaciel, Rosângela Von Mühleninfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-05-09T14:19:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4405Revistahttps://periodicos.ufsm.br/educacaoespecialPUBhttp://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/educacaoespecial/oaieducacaoespecial@smail.ufsm.br||clenioberni@gmail.com1984-686X1808-270Xopendoar:2016-05-09T14:19:54Revista Educação Especial (UFSM) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Inclusão escolar e a necessidade de serviços de apoio: como fazer?
title Inclusão escolar e a necessidade de serviços de apoio: como fazer?
spellingShingle Inclusão escolar e a necessidade de serviços de apoio: como fazer?
Silva, Karla Fernanda Wunder da
title_short Inclusão escolar e a necessidade de serviços de apoio: como fazer?
title_full Inclusão escolar e a necessidade de serviços de apoio: como fazer?
title_fullStr Inclusão escolar e a necessidade de serviços de apoio: como fazer?
title_full_unstemmed Inclusão escolar e a necessidade de serviços de apoio: como fazer?
title_sort Inclusão escolar e a necessidade de serviços de apoio: como fazer?
author Silva, Karla Fernanda Wunder da
author_facet Silva, Karla Fernanda Wunder da
Maciel, Rosângela Von Mühlen
author_role author
author2 Maciel, Rosângela Von Mühlen
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Karla Fernanda Wunder da
Maciel, Rosângela Von Mühlen
description Quando falamos sobre o processo de inclusão escolar e a necessidade de serviços de apoio, partimos da idéia de que a inclusão é mais do que uma mudança de sistema de ensino para o aluno com necessidades educacionais especiais. Determinamos a importância de transformações profundas na escola, no que se refere à metodologia, currículo e avaliação bem como mudanças mais subjetivas, quando referem-se as concepções de apoio essenciais durante o processo de inclusão deste aluno no ensino regular para que o mesmo obtenha sucesso em nossa realidade educacional. Palavras-chave: Inclisão. Escola Inclusiva. Serviços de Apoio.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4405
url http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4405
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4405/2578
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Special Education Magazine; Revista Educação Especial, n. 26, 2005; 107-115
Revista de Educación Especial; Revista Educação Especial, n. 26, 2005; 107-115
Revista Educação Especial; Revista Educação Especial, n. 26, 2005; 107-115
1984-686X
reponame:Revista Educação Especial (UFSM)
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Revista Educação Especial (UFSM)
collection Revista Educação Especial (UFSM)
repository.name.fl_str_mv Revista Educação Especial (UFSM) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv educacaoespecial@smail.ufsm.br||clenioberni@gmail.com
_version_ 1799944198710886400