Ensino-Pesquisa-Extensão: notas para pensar a indissociabilidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rays, Oswaldo Alonso
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação Especial (UFSM)
Texto Completo: http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5034
Resumo: O texto pretende, de forma concisa, analisar as tentativas de junção entre o ensino, a pesquisa e a extensão em instituições de superior. Propõe o entendimento dos conceitos de indissociabilidade, extensão, pesquisa e ensino, a partir de uma perspectiva crítica, que rompe com a cultura dissociativa entre esses componentes curriculares. No sentido de contribuir com a superação da indissociabilidade criticada,chega,ao final, à proposição de diretrizes pedagógicas que resultam em uma dinâmica curricular para os cursos de graduação. Conclui que a problemática da indissociabilidade é, antes de tudo, uma problemática da cultura pedagógica universitária.Palavras-chave: Indissociabilidade; ensino; pesquisa; extensão; ensino superior.
id UFSM-9_bbddef6cf8e1696543ff2dd3073bc5fb
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5034
network_acronym_str UFSM-9
network_name_str Revista Educação Especial (UFSM)
repository_id_str
spelling Ensino-Pesquisa-Extensão: notas para pensar a indissociabilidadeO texto pretende, de forma concisa, analisar as tentativas de junção entre o ensino, a pesquisa e a extensão em instituições de superior. Propõe o entendimento dos conceitos de indissociabilidade, extensão, pesquisa e ensino, a partir de uma perspectiva crítica, que rompe com a cultura dissociativa entre esses componentes curriculares. No sentido de contribuir com a superação da indissociabilidade criticada,chega,ao final, à proposição de diretrizes pedagógicas que resultam em uma dinâmica curricular para os cursos de graduação. Conclui que a problemática da indissociabilidade é, antes de tudo, uma problemática da cultura pedagógica universitária.Palavras-chave: Indissociabilidade; ensino; pesquisa; extensão; ensino superior.Universidade Federal de Santa Maria2012-03-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5034Special Education Magazine; Revista Educação Especial, n. 21, 2003; 71-85Revista de Educación Especial; Revista Educação Especial, n. 21, 2003; 71-85Revista Educação Especial; Revista Educação Especial, n. 21, 2003; 71-851984-686Xreponame:Revista Educação Especial (UFSM)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5034/3051Rays, Oswaldo Alonsoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-05-09T14:19:08Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5034Revistahttps://periodicos.ufsm.br/educacaoespecialPUBhttp://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/educacaoespecial/oaieducacaoespecial@smail.ufsm.br||clenioberni@gmail.com1984-686X1808-270Xopendoar:2016-05-09T14:19:08Revista Educação Especial (UFSM) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino-Pesquisa-Extensão: notas para pensar a indissociabilidade
title Ensino-Pesquisa-Extensão: notas para pensar a indissociabilidade
spellingShingle Ensino-Pesquisa-Extensão: notas para pensar a indissociabilidade
Rays, Oswaldo Alonso
title_short Ensino-Pesquisa-Extensão: notas para pensar a indissociabilidade
title_full Ensino-Pesquisa-Extensão: notas para pensar a indissociabilidade
title_fullStr Ensino-Pesquisa-Extensão: notas para pensar a indissociabilidade
title_full_unstemmed Ensino-Pesquisa-Extensão: notas para pensar a indissociabilidade
title_sort Ensino-Pesquisa-Extensão: notas para pensar a indissociabilidade
author Rays, Oswaldo Alonso
author_facet Rays, Oswaldo Alonso
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rays, Oswaldo Alonso
description O texto pretende, de forma concisa, analisar as tentativas de junção entre o ensino, a pesquisa e a extensão em instituições de superior. Propõe o entendimento dos conceitos de indissociabilidade, extensão, pesquisa e ensino, a partir de uma perspectiva crítica, que rompe com a cultura dissociativa entre esses componentes curriculares. No sentido de contribuir com a superação da indissociabilidade criticada,chega,ao final, à proposição de diretrizes pedagógicas que resultam em uma dinâmica curricular para os cursos de graduação. Conclui que a problemática da indissociabilidade é, antes de tudo, uma problemática da cultura pedagógica universitária.Palavras-chave: Indissociabilidade; ensino; pesquisa; extensão; ensino superior.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-03-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5034
url http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5034
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5034/3051
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Special Education Magazine; Revista Educação Especial, n. 21, 2003; 71-85
Revista de Educación Especial; Revista Educação Especial, n. 21, 2003; 71-85
Revista Educação Especial; Revista Educação Especial, n. 21, 2003; 71-85
1984-686X
reponame:Revista Educação Especial (UFSM)
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Revista Educação Especial (UFSM)
collection Revista Educação Especial (UFSM)
repository.name.fl_str_mv Revista Educação Especial (UFSM) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv educacaoespecial@smail.ufsm.br||clenioberni@gmail.com
_version_ 1799944199085228032