Estimulação essencial em crianças com necessidades especiais de zero a três anos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação Especial (UFSM) |
Texto Completo: | http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4356 |
Resumo: | Este artigo aborda a importância de programas de Estimulação Essencial para o desenvolvimento de crianças com necessidades especiais, particularmente na faixa etária de zero a três anos. Refere pesquisa que revela que o nascimento de uma criança com necessidades especiais, significa, para os pais, o desmoronamento de sonhos e projetos e mostra que a maneira destas famílias reestruturarem-se depende da compreensão e conhecimento que cada uma possui, bem como da ajuda externa encontrada. Aborda, também, projeto de extensão, como possibilidade de interação pedagógica com as crianças e suas famílias. O estudo traz a constatação de que ao propiciar subsídios para estimular os filhos, aumenta a auto-estima dos pais que passam a perceber as crianças a partir de suas capacidades e não pelo prisma da deficiência. Percebeu-se que os referidos programas favorecem o desenvolvimento, superando a lógica de isolamento social historicamente imposto às crianças com deficiências e conscientizam as famílias para incorporar atitudes estimuladoras, percebendo os filhos como sujeitos históricos, capazes de desenvolverem-se, embora de maneiras diferentes.Palavras-chave: Estimulação Essencial. Desenvolvimento. Criança com Necessidades Especiais |
id |
UFSM-9_ce9a1115a36f7056e9833a08c24f526e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4356 |
network_acronym_str |
UFSM-9 |
network_name_str |
Revista Educação Especial (UFSM) |
repository_id_str |
|
spelling |
Estimulação essencial em crianças com necessidades especiais de zero a três anosEste artigo aborda a importância de programas de Estimulação Essencial para o desenvolvimento de crianças com necessidades especiais, particularmente na faixa etária de zero a três anos. Refere pesquisa que revela que o nascimento de uma criança com necessidades especiais, significa, para os pais, o desmoronamento de sonhos e projetos e mostra que a maneira destas famílias reestruturarem-se depende da compreensão e conhecimento que cada uma possui, bem como da ajuda externa encontrada. Aborda, também, projeto de extensão, como possibilidade de interação pedagógica com as crianças e suas famílias. O estudo traz a constatação de que ao propiciar subsídios para estimular os filhos, aumenta a auto-estima dos pais que passam a perceber as crianças a partir de suas capacidades e não pelo prisma da deficiência. Percebeu-se que os referidos programas favorecem o desenvolvimento, superando a lógica de isolamento social historicamente imposto às crianças com deficiências e conscientizam as famílias para incorporar atitudes estimuladoras, percebendo os filhos como sujeitos históricos, capazes de desenvolverem-se, embora de maneiras diferentes.Palavras-chave: Estimulação Essencial. Desenvolvimento. Criança com Necessidades EspeciaisUniversidade Federal de Santa Maria2011-11-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4356Special Education Magazine; Revista Educação Especial, n. 27, 2006; 101-118Revista de Educación Especial; Revista Educação Especial, n. 27, 2006; 101-118Revista Educação Especial; Revista Educação Especial, n. 27, 2006; 101-1181984-686Xreponame:Revista Educação Especial (UFSM)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4356/2560Pieczkowski, Tania Mara Zancanarode Lima, Abegair FariasRuhoft, Tatianeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-05-09T14:20:05Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4356Revistahttps://periodicos.ufsm.br/educacaoespecialPUBhttp://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/educacaoespecial/oaieducacaoespecial@smail.ufsm.br||clenioberni@gmail.com1984-686X1808-270Xopendoar:2016-05-09T14:20:05Revista Educação Especial (UFSM) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estimulação essencial em crianças com necessidades especiais de zero a três anos |
title |
Estimulação essencial em crianças com necessidades especiais de zero a três anos |
spellingShingle |
Estimulação essencial em crianças com necessidades especiais de zero a três anos Pieczkowski, Tania Mara Zancanaro |
title_short |
Estimulação essencial em crianças com necessidades especiais de zero a três anos |
title_full |
Estimulação essencial em crianças com necessidades especiais de zero a três anos |
title_fullStr |
Estimulação essencial em crianças com necessidades especiais de zero a três anos |
title_full_unstemmed |
Estimulação essencial em crianças com necessidades especiais de zero a três anos |
title_sort |
Estimulação essencial em crianças com necessidades especiais de zero a três anos |
author |
Pieczkowski, Tania Mara Zancanaro |
author_facet |
Pieczkowski, Tania Mara Zancanaro de Lima, Abegair Farias Ruhoft, Tatiane |
author_role |
author |
author2 |
de Lima, Abegair Farias Ruhoft, Tatiane |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pieczkowski, Tania Mara Zancanaro de Lima, Abegair Farias Ruhoft, Tatiane |
description |
Este artigo aborda a importância de programas de Estimulação Essencial para o desenvolvimento de crianças com necessidades especiais, particularmente na faixa etária de zero a três anos. Refere pesquisa que revela que o nascimento de uma criança com necessidades especiais, significa, para os pais, o desmoronamento de sonhos e projetos e mostra que a maneira destas famílias reestruturarem-se depende da compreensão e conhecimento que cada uma possui, bem como da ajuda externa encontrada. Aborda, também, projeto de extensão, como possibilidade de interação pedagógica com as crianças e suas famílias. O estudo traz a constatação de que ao propiciar subsídios para estimular os filhos, aumenta a auto-estima dos pais que passam a perceber as crianças a partir de suas capacidades e não pelo prisma da deficiência. Percebeu-se que os referidos programas favorecem o desenvolvimento, superando a lógica de isolamento social historicamente imposto às crianças com deficiências e conscientizam as famílias para incorporar atitudes estimuladoras, percebendo os filhos como sujeitos históricos, capazes de desenvolverem-se, embora de maneiras diferentes.Palavras-chave: Estimulação Essencial. Desenvolvimento. Criança com Necessidades Especiais |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-11-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4356 |
url |
http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4356 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4356/2560 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
dc.source.none.fl_str_mv |
Special Education Magazine; Revista Educação Especial, n. 27, 2006; 101-118 Revista de Educación Especial; Revista Educação Especial, n. 27, 2006; 101-118 Revista Educação Especial; Revista Educação Especial, n. 27, 2006; 101-118 1984-686X reponame:Revista Educação Especial (UFSM) instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Revista Educação Especial (UFSM) |
collection |
Revista Educação Especial (UFSM) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Educação Especial (UFSM) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
educacaoespecial@smail.ufsm.br||clenioberni@gmail.com |
_version_ |
1799944198674186240 |