Avaliação Educacional, inclusão escolar e representações sociais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação Especial (UFSM) |
Texto Completo: | http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/2411 |
Resumo: | Este estudo tem como foco, a inclusão educacional, a avaliação da aprendizagem e a teoria das Representações Sociais. Considerando o paradigma da inclusão educacional objetivamos refletir a respeito da avaliação como potencializadora de autoconhecimento, tanto para professores, como para alunos; de aperfeiçoamento da prática pedagógica; um processo que contribua para a compreensão de conquistas e dificuldades dinamizando novas oportunidades de aprendizagem. Para discutirmos a avaliação buscamos respaldo em Leite, 2005. Neste sentido, como já anuncia o termo, a avaliação educacional ou da aprendizagem preocupa-se com sujeitos ou grupos em situação de aprendizagem tendo em vista a qualificação dos processos de ensinar e aprender. O conceito de Representações Sociais está ancorado em Moscovici, 1978 e Jodelet, 2001, entre outros. Nesta perspectiva, os sujeitos são autores e atores de sua história. A teoria das Representações Sociais aparece como a possibilidade de estruturação de conteúdos simbólicos, para tratar de questões relativamente incertas e subjacentes na comunicação e comportamento das pessoas. Possibilita a avaliação não somente dos repertórios lingüísticos, mas também observa comportamentos, analisa decisões e documentos. Este processo tem aspectos figurativos e abstratos e combina imagem e conceito, de modo que algo desconhecido torne-se familiar, passando a fazer parte do universo de compreensão. Ilustramos como complemento desta produção, dados empíricos preliminares de uma pesquisa em desenvolvimento acerca das representações de acadêmicas em situação de estágio em classes com alunos incluídos, a respeito do significado do avaliar e os possíveis desdobramentos destas representações para a aprendizagem de todos os alunos. A partir da análise das falas dos sujeitos entrevistados, emergiram aspectos significativos para pensarmos as práticas avaliativas, indícios possíveis que podem qualificar as múltiplas experiências educativas e a inclusão. Palavras-chave: Inclusão; Avaliação da Aprendizagem; Representações Sociais. |
id |
UFSM-9_fe9d72fb162b0fc2c2a07bdb8a9a3d01 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2411 |
network_acronym_str |
UFSM-9 |
network_name_str |
Revista Educação Especial (UFSM) |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação Educacional, inclusão escolar e representações sociaisEste estudo tem como foco, a inclusão educacional, a avaliação da aprendizagem e a teoria das Representações Sociais. Considerando o paradigma da inclusão educacional objetivamos refletir a respeito da avaliação como potencializadora de autoconhecimento, tanto para professores, como para alunos; de aperfeiçoamento da prática pedagógica; um processo que contribua para a compreensão de conquistas e dificuldades dinamizando novas oportunidades de aprendizagem. Para discutirmos a avaliação buscamos respaldo em Leite, 2005. Neste sentido, como já anuncia o termo, a avaliação educacional ou da aprendizagem preocupa-se com sujeitos ou grupos em situação de aprendizagem tendo em vista a qualificação dos processos de ensinar e aprender. O conceito de Representações Sociais está ancorado em Moscovici, 1978 e Jodelet, 2001, entre outros. Nesta perspectiva, os sujeitos são autores e atores de sua história. A teoria das Representações Sociais aparece como a possibilidade de estruturação de conteúdos simbólicos, para tratar de questões relativamente incertas e subjacentes na comunicação e comportamento das pessoas. Possibilita a avaliação não somente dos repertórios lingüísticos, mas também observa comportamentos, analisa decisões e documentos. Este processo tem aspectos figurativos e abstratos e combina imagem e conceito, de modo que algo desconhecido torne-se familiar, passando a fazer parte do universo de compreensão. Ilustramos como complemento desta produção, dados empíricos preliminares de uma pesquisa em desenvolvimento acerca das representações de acadêmicas em situação de estágio em classes com alunos incluídos, a respeito do significado do avaliar e os possíveis desdobramentos destas representações para a aprendizagem de todos os alunos. A partir da análise das falas dos sujeitos entrevistados, emergiram aspectos significativos para pensarmos as práticas avaliativas, indícios possíveis que podem qualificar as múltiplas experiências educativas e a inclusão. Palavras-chave: Inclusão; Avaliação da Aprendizagem; Representações Sociais.Universidade Federal de Santa Maria2010-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/241110.5902/1984686X2411Special Education Magazine; Revista Educação Especial v. 23, n. 38, set./dez. 2010; 399-408Revista de Educación Especial; Revista Educação Especial v. 23, n. 38, set./dez. 2010; 399-408Revista Educação Especial; Revista Educação Especial v. 23, n. 38, set./dez. 2010; 399-4081984-686Xreponame:Revista Educação Especial (UFSM)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/2411/1448Naujorks, Maria Inêsinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-07-03T13:06:59Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2411Revistahttps://periodicos.ufsm.br/educacaoespecialPUBhttp://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/educacaoespecial/oaieducacaoespecial@smail.ufsm.br||clenioberni@gmail.com1984-686X1808-270Xopendoar:2013-07-03T13:06:59Revista Educação Especial (UFSM) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação Educacional, inclusão escolar e representações sociais |
title |
Avaliação Educacional, inclusão escolar e representações sociais |
spellingShingle |
Avaliação Educacional, inclusão escolar e representações sociais Naujorks, Maria Inês |
title_short |
Avaliação Educacional, inclusão escolar e representações sociais |
title_full |
Avaliação Educacional, inclusão escolar e representações sociais |
title_fullStr |
Avaliação Educacional, inclusão escolar e representações sociais |
title_full_unstemmed |
Avaliação Educacional, inclusão escolar e representações sociais |
title_sort |
Avaliação Educacional, inclusão escolar e representações sociais |
author |
Naujorks, Maria Inês |
author_facet |
Naujorks, Maria Inês |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Naujorks, Maria Inês |
description |
Este estudo tem como foco, a inclusão educacional, a avaliação da aprendizagem e a teoria das Representações Sociais. Considerando o paradigma da inclusão educacional objetivamos refletir a respeito da avaliação como potencializadora de autoconhecimento, tanto para professores, como para alunos; de aperfeiçoamento da prática pedagógica; um processo que contribua para a compreensão de conquistas e dificuldades dinamizando novas oportunidades de aprendizagem. Para discutirmos a avaliação buscamos respaldo em Leite, 2005. Neste sentido, como já anuncia o termo, a avaliação educacional ou da aprendizagem preocupa-se com sujeitos ou grupos em situação de aprendizagem tendo em vista a qualificação dos processos de ensinar e aprender. O conceito de Representações Sociais está ancorado em Moscovici, 1978 e Jodelet, 2001, entre outros. Nesta perspectiva, os sujeitos são autores e atores de sua história. A teoria das Representações Sociais aparece como a possibilidade de estruturação de conteúdos simbólicos, para tratar de questões relativamente incertas e subjacentes na comunicação e comportamento das pessoas. Possibilita a avaliação não somente dos repertórios lingüísticos, mas também observa comportamentos, analisa decisões e documentos. Este processo tem aspectos figurativos e abstratos e combina imagem e conceito, de modo que algo desconhecido torne-se familiar, passando a fazer parte do universo de compreensão. Ilustramos como complemento desta produção, dados empíricos preliminares de uma pesquisa em desenvolvimento acerca das representações de acadêmicas em situação de estágio em classes com alunos incluídos, a respeito do significado do avaliar e os possíveis desdobramentos destas representações para a aprendizagem de todos os alunos. A partir da análise das falas dos sujeitos entrevistados, emergiram aspectos significativos para pensarmos as práticas avaliativas, indícios possíveis que podem qualificar as múltiplas experiências educativas e a inclusão. Palavras-chave: Inclusão; Avaliação da Aprendizagem; Representações Sociais. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-12-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/2411 10.5902/1984686X2411 |
url |
http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/2411 |
identifier_str_mv |
10.5902/1984686X2411 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/2411/1448 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
dc.source.none.fl_str_mv |
Special Education Magazine; Revista Educação Especial v. 23, n. 38, set./dez. 2010; 399-408 Revista de Educación Especial; Revista Educação Especial v. 23, n. 38, set./dez. 2010; 399-408 Revista Educação Especial; Revista Educação Especial v. 23, n. 38, set./dez. 2010; 399-408 1984-686X reponame:Revista Educação Especial (UFSM) instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Revista Educação Especial (UFSM) |
collection |
Revista Educação Especial (UFSM) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Educação Especial (UFSM) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
educacaoespecial@smail.ufsm.br||clenioberni@gmail.com |
_version_ |
1799944198279921664 |