Avaliação Educacional, inclusão escolar e representações sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Naujorks, Maria Inês
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação Especial (UFSM)
Texto Completo: http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/2411
Resumo: Este estudo tem como foco, a inclusão educacional, a avaliação da aprendizagem e a teoria das Representações Sociais. Considerando o paradigma da inclusão educacional objetivamos refletir a respeito da avaliação como potencializadora de autoconhecimento, tanto para professores, como para alunos; de aperfeiçoamento da prática pedagógica; um processo que contribua para a compreensão de conquistas e dificuldades dinamizando novas oportunidades de aprendizagem. Para discutirmos a avaliação buscamos respaldo em Leite, 2005. Neste sentido, como já anuncia o termo, a avaliação educacional ou da aprendizagem preocupa-se com sujeitos ou grupos em situação de aprendizagem tendo em vista a qualificação dos processos de ensinar e aprender. O conceito de Representações Sociais está ancorado em Moscovici, 1978 e Jodelet, 2001, entre outros. Nesta perspectiva, os sujeitos são autores e atores de sua história. A teoria das Representações Sociais aparece como a possibilidade de estruturação de conteúdos simbólicos, para tratar de questões relativamente incertas e subjacentes na comunicação e comportamento das pessoas. Possibilita a avaliação não somente dos repertórios lingüísticos, mas também observa comportamentos, analisa decisões e documentos. Este processo tem aspectos figurativos e abstratos e combina imagem e conceito, de modo que algo desconhecido torne-se familiar, passando a fazer parte do universo de compreensão. Ilustramos como complemento desta produção, dados empíricos preliminares de uma pesquisa em desenvolvimento acerca das representações de acadêmicas em situação de estágio em classes com alunos incluídos, a respeito do significado do avaliar e os possíveis desdobramentos destas representações para a aprendizagem de todos os alunos. A partir da análise das falas dos sujeitos entrevistados, emergiram aspectos significativos para pensarmos as práticas avaliativas, indícios possíveis que podem qualificar as múltiplas experiências educativas e a inclusão. Palavras-chave: Inclusão; Avaliação da Aprendizagem; Representações Sociais.
id UFSM-9_fe9d72fb162b0fc2c2a07bdb8a9a3d01
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2411
network_acronym_str UFSM-9
network_name_str Revista Educação Especial (UFSM)
repository_id_str
spelling Avaliação Educacional, inclusão escolar e representações sociaisEste estudo tem como foco, a inclusão educacional, a avaliação da aprendizagem e a teoria das Representações Sociais. Considerando o paradigma da inclusão educacional objetivamos refletir a respeito da avaliação como potencializadora de autoconhecimento, tanto para professores, como para alunos; de aperfeiçoamento da prática pedagógica; um processo que contribua para a compreensão de conquistas e dificuldades dinamizando novas oportunidades de aprendizagem. Para discutirmos a avaliação buscamos respaldo em Leite, 2005. Neste sentido, como já anuncia o termo, a avaliação educacional ou da aprendizagem preocupa-se com sujeitos ou grupos em situação de aprendizagem tendo em vista a qualificação dos processos de ensinar e aprender. O conceito de Representações Sociais está ancorado em Moscovici, 1978 e Jodelet, 2001, entre outros. Nesta perspectiva, os sujeitos são autores e atores de sua história. A teoria das Representações Sociais aparece como a possibilidade de estruturação de conteúdos simbólicos, para tratar de questões relativamente incertas e subjacentes na comunicação e comportamento das pessoas. Possibilita a avaliação não somente dos repertórios lingüísticos, mas também observa comportamentos, analisa decisões e documentos. Este processo tem aspectos figurativos e abstratos e combina imagem e conceito, de modo que algo desconhecido torne-se familiar, passando a fazer parte do universo de compreensão. Ilustramos como complemento desta produção, dados empíricos preliminares de uma pesquisa em desenvolvimento acerca das representações de acadêmicas em situação de estágio em classes com alunos incluídos, a respeito do significado do avaliar e os possíveis desdobramentos destas representações para a aprendizagem de todos os alunos. A partir da análise das falas dos sujeitos entrevistados, emergiram aspectos significativos para pensarmos as práticas avaliativas, indícios possíveis que podem qualificar as múltiplas experiências educativas e a inclusão. Palavras-chave: Inclusão; Avaliação da Aprendizagem; Representações Sociais.Universidade Federal de Santa Maria2010-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/241110.5902/1984686X2411Special Education Magazine; Revista Educação Especial v. 23, n. 38, set./dez. 2010; 399-408Revista de Educación Especial; Revista Educação Especial v. 23, n. 38, set./dez. 2010; 399-408Revista Educação Especial; Revista Educação Especial v. 23, n. 38, set./dez. 2010; 399-4081984-686Xreponame:Revista Educação Especial (UFSM)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/2411/1448Naujorks, Maria Inêsinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-07-03T13:06:59Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2411Revistahttps://periodicos.ufsm.br/educacaoespecialPUBhttp://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/educacaoespecial/oaieducacaoespecial@smail.ufsm.br||clenioberni@gmail.com1984-686X1808-270Xopendoar:2013-07-03T13:06:59Revista Educação Especial (UFSM) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação Educacional, inclusão escolar e representações sociais
title Avaliação Educacional, inclusão escolar e representações sociais
spellingShingle Avaliação Educacional, inclusão escolar e representações sociais
Naujorks, Maria Inês
title_short Avaliação Educacional, inclusão escolar e representações sociais
title_full Avaliação Educacional, inclusão escolar e representações sociais
title_fullStr Avaliação Educacional, inclusão escolar e representações sociais
title_full_unstemmed Avaliação Educacional, inclusão escolar e representações sociais
title_sort Avaliação Educacional, inclusão escolar e representações sociais
author Naujorks, Maria Inês
author_facet Naujorks, Maria Inês
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Naujorks, Maria Inês
description Este estudo tem como foco, a inclusão educacional, a avaliação da aprendizagem e a teoria das Representações Sociais. Considerando o paradigma da inclusão educacional objetivamos refletir a respeito da avaliação como potencializadora de autoconhecimento, tanto para professores, como para alunos; de aperfeiçoamento da prática pedagógica; um processo que contribua para a compreensão de conquistas e dificuldades dinamizando novas oportunidades de aprendizagem. Para discutirmos a avaliação buscamos respaldo em Leite, 2005. Neste sentido, como já anuncia o termo, a avaliação educacional ou da aprendizagem preocupa-se com sujeitos ou grupos em situação de aprendizagem tendo em vista a qualificação dos processos de ensinar e aprender. O conceito de Representações Sociais está ancorado em Moscovici, 1978 e Jodelet, 2001, entre outros. Nesta perspectiva, os sujeitos são autores e atores de sua história. A teoria das Representações Sociais aparece como a possibilidade de estruturação de conteúdos simbólicos, para tratar de questões relativamente incertas e subjacentes na comunicação e comportamento das pessoas. Possibilita a avaliação não somente dos repertórios lingüísticos, mas também observa comportamentos, analisa decisões e documentos. Este processo tem aspectos figurativos e abstratos e combina imagem e conceito, de modo que algo desconhecido torne-se familiar, passando a fazer parte do universo de compreensão. Ilustramos como complemento desta produção, dados empíricos preliminares de uma pesquisa em desenvolvimento acerca das representações de acadêmicas em situação de estágio em classes com alunos incluídos, a respeito do significado do avaliar e os possíveis desdobramentos destas representações para a aprendizagem de todos os alunos. A partir da análise das falas dos sujeitos entrevistados, emergiram aspectos significativos para pensarmos as práticas avaliativas, indícios possíveis que podem qualificar as múltiplas experiências educativas e a inclusão. Palavras-chave: Inclusão; Avaliação da Aprendizagem; Representações Sociais.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/2411
10.5902/1984686X2411
url http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/2411
identifier_str_mv 10.5902/1984686X2411
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/2411/1448
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Special Education Magazine; Revista Educação Especial v. 23, n. 38, set./dez. 2010; 399-408
Revista de Educación Especial; Revista Educação Especial v. 23, n. 38, set./dez. 2010; 399-408
Revista Educação Especial; Revista Educação Especial v. 23, n. 38, set./dez. 2010; 399-408
1984-686X
reponame:Revista Educação Especial (UFSM)
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Revista Educação Especial (UFSM)
collection Revista Educação Especial (UFSM)
repository.name.fl_str_mv Revista Educação Especial (UFSM) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv educacaoespecial@smail.ufsm.br||clenioberni@gmail.com
_version_ 1799944198279921664