Condição de existência de um triângulo: uma abordagem via fluxogramas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Juliano da Cunha da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/22908
Resumo: Título de acordo com histórico escolar: Condição de existência de um triângulo: uma abordagem via fluxogramas de acordo com a BNCC
id UFSM_005e6f419981d0dab18a2f64553548e0
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/22908
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Condição de existência de um triângulo: uma abordagem via fluxogramasEnsino de geometriaTriângulosFluxogramasBNCC (Base Nacional Comum Curricular)Teaching geometryTrianglesFlowchartsCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICATítulo de acordo com histórico escolar: Condição de existência de um triângulo: uma abordagem via fluxogramas de acordo com a BNCCIn this work we present a didactic sequence that deals with the theme: condition of the existence of a triangle, focusing on flowcharts. To this end, a research on the topic was carried out in the Catalog of Theses and Dissertations of the Coordination for the Improvement of Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), followed by an appreciation of legal documents, Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Referencial Curricular Gaúcho (RCG), Documento Orientador Curricular de Santa Maria (DOC) and Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). To develop this research, we elaborated, applied and evaluated a didactic sequence composed of four activities in a Municipal Elementary School in the municipality of Santa Maria, in a 7th grade class, with 26 students. The use of flowcharts proved to be easy for students to understand and we believe it is a good resource in the elaboration of schemes and summaries of activities that require an order of execution. We also perceive the incentive in dialogue and in the defense of opinion that the activities provided, an issue that we believe to be fundamental in the development of our students.Neste trabalho apresentamos uma sequência didática que versa sobre o tema: condição de existência de um triângulo, com enfoque por meio de fluxogramas. Para tanto foi realizada uma pesquisa sobre o tema no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), seguida de uma apreciação de documentos legais, Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Referencial Curricular Gaúcho (RCG), Documento Orientador Curricular de Santa Maria (DOC) e Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Para desenvolvermos essa pesquisa elaboramos, aplicamos e avaliamos uma sequência didática composta de quatro atividades em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental no município de Santa Maria, em uma turma de 7º ano, com 26 alunos. O uso de fluxogramas se mostrou de fácil entendimento aos alunos e acreditamos ser um bom recurso na elaboração de esquemas e resumos de atividades que necessitam uma ordem de execução. Percebemos ainda o incentivo no diálogo e na defesa de opinião que as atividades propiciaram, questão que acreditamos ser fundamental no desenvolvimento de nossos estudantes.Universidade Federal de Santa MariaBrasilMatemáticaUFSMPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede NacionalCentro de Ciências Naturais e ExatasMathias, Carmen Vieirahttp://lattes.cnpq.br/0112509701698645Magnago, Karine FaverzaniDoering, Luisa RodríguezSilva, Juliano da Cunha da2021-11-22T13:44:51Z2021-11-22T13:44:51Z2020-02-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/22908porAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2021-11-23T06:02:18Zoai:repositorio.ufsm.br:1/22908Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2021-11-23T06:02:18Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Condição de existência de um triângulo: uma abordagem via fluxogramas
title Condição de existência de um triângulo: uma abordagem via fluxogramas
spellingShingle Condição de existência de um triângulo: uma abordagem via fluxogramas
Silva, Juliano da Cunha da
Ensino de geometria
Triângulos
Fluxogramas
BNCC (Base Nacional Comum Curricular)
Teaching geometry
Triangles
Flowcharts
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short Condição de existência de um triângulo: uma abordagem via fluxogramas
title_full Condição de existência de um triângulo: uma abordagem via fluxogramas
title_fullStr Condição de existência de um triângulo: uma abordagem via fluxogramas
title_full_unstemmed Condição de existência de um triângulo: uma abordagem via fluxogramas
title_sort Condição de existência de um triângulo: uma abordagem via fluxogramas
author Silva, Juliano da Cunha da
author_facet Silva, Juliano da Cunha da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mathias, Carmen Vieira
http://lattes.cnpq.br/0112509701698645
Magnago, Karine Faverzani
Doering, Luisa Rodríguez
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Juliano da Cunha da
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de geometria
Triângulos
Fluxogramas
BNCC (Base Nacional Comum Curricular)
Teaching geometry
Triangles
Flowcharts
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
topic Ensino de geometria
Triângulos
Fluxogramas
BNCC (Base Nacional Comum Curricular)
Teaching geometry
Triangles
Flowcharts
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description Título de acordo com histórico escolar: Condição de existência de um triângulo: uma abordagem via fluxogramas de acordo com a BNCC
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-02-27
2021-11-22T13:44:51Z
2021-11-22T13:44:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/22908
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/22908
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
Matemática
UFSM
Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
Centro de Ciências Naturais e Exatas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
Matemática
UFSM
Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
Centro de Ciências Naturais e Exatas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1805922030250360832