Condição de existência de um triângulo: uma abordagem via fluxogramas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/22908 |
Resumo: | Título de acordo com histórico escolar: Condição de existência de um triângulo: uma abordagem via fluxogramas de acordo com a BNCC |
id |
UFSM_005e6f419981d0dab18a2f64553548e0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/22908 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
Condição de existência de um triângulo: uma abordagem via fluxogramasEnsino de geometriaTriângulosFluxogramasBNCC (Base Nacional Comum Curricular)Teaching geometryTrianglesFlowchartsCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICATítulo de acordo com histórico escolar: Condição de existência de um triângulo: uma abordagem via fluxogramas de acordo com a BNCCIn this work we present a didactic sequence that deals with the theme: condition of the existence of a triangle, focusing on flowcharts. To this end, a research on the topic was carried out in the Catalog of Theses and Dissertations of the Coordination for the Improvement of Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), followed by an appreciation of legal documents, Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Referencial Curricular Gaúcho (RCG), Documento Orientador Curricular de Santa Maria (DOC) and Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). To develop this research, we elaborated, applied and evaluated a didactic sequence composed of four activities in a Municipal Elementary School in the municipality of Santa Maria, in a 7th grade class, with 26 students. The use of flowcharts proved to be easy for students to understand and we believe it is a good resource in the elaboration of schemes and summaries of activities that require an order of execution. We also perceive the incentive in dialogue and in the defense of opinion that the activities provided, an issue that we believe to be fundamental in the development of our students.Neste trabalho apresentamos uma sequência didática que versa sobre o tema: condição de existência de um triângulo, com enfoque por meio de fluxogramas. Para tanto foi realizada uma pesquisa sobre o tema no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), seguida de uma apreciação de documentos legais, Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Referencial Curricular Gaúcho (RCG), Documento Orientador Curricular de Santa Maria (DOC) e Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Para desenvolvermos essa pesquisa elaboramos, aplicamos e avaliamos uma sequência didática composta de quatro atividades em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental no município de Santa Maria, em uma turma de 7º ano, com 26 alunos. O uso de fluxogramas se mostrou de fácil entendimento aos alunos e acreditamos ser um bom recurso na elaboração de esquemas e resumos de atividades que necessitam uma ordem de execução. Percebemos ainda o incentivo no diálogo e na defesa de opinião que as atividades propiciaram, questão que acreditamos ser fundamental no desenvolvimento de nossos estudantes.Universidade Federal de Santa MariaBrasilMatemáticaUFSMPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede NacionalCentro de Ciências Naturais e ExatasMathias, Carmen Vieirahttp://lattes.cnpq.br/0112509701698645Magnago, Karine FaverzaniDoering, Luisa RodríguezSilva, Juliano da Cunha da2021-11-22T13:44:51Z2021-11-22T13:44:51Z2020-02-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/22908porAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2021-11-23T06:02:18Zoai:repositorio.ufsm.br:1/22908Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2021-11-23T06:02:18Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Condição de existência de um triângulo: uma abordagem via fluxogramas |
title |
Condição de existência de um triângulo: uma abordagem via fluxogramas |
spellingShingle |
Condição de existência de um triângulo: uma abordagem via fluxogramas Silva, Juliano da Cunha da Ensino de geometria Triângulos Fluxogramas BNCC (Base Nacional Comum Curricular) Teaching geometry Triangles Flowcharts CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
title_short |
Condição de existência de um triângulo: uma abordagem via fluxogramas |
title_full |
Condição de existência de um triângulo: uma abordagem via fluxogramas |
title_fullStr |
Condição de existência de um triângulo: uma abordagem via fluxogramas |
title_full_unstemmed |
Condição de existência de um triângulo: uma abordagem via fluxogramas |
title_sort |
Condição de existência de um triângulo: uma abordagem via fluxogramas |
author |
Silva, Juliano da Cunha da |
author_facet |
Silva, Juliano da Cunha da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Mathias, Carmen Vieira http://lattes.cnpq.br/0112509701698645 Magnago, Karine Faverzani Doering, Luisa Rodríguez |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Juliano da Cunha da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de geometria Triângulos Fluxogramas BNCC (Base Nacional Comum Curricular) Teaching geometry Triangles Flowcharts CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
topic |
Ensino de geometria Triângulos Fluxogramas BNCC (Base Nacional Comum Curricular) Teaching geometry Triangles Flowcharts CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
description |
Título de acordo com histórico escolar: Condição de existência de um triângulo: uma abordagem via fluxogramas de acordo com a BNCC |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-02-27 2021-11-22T13:44:51Z 2021-11-22T13:44:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/22908 |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/22908 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil Matemática UFSM Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional Centro de Ciências Naturais e Exatas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil Matemática UFSM Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional Centro de Ciências Naturais e Exatas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1805922030250360832 |