A importância da educação física na educação infantil nas escolas de ensino infantil dos municípios de Sapiranga e Nova Hartz/RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martini, Juliana Zimmer
Data de Publicação: 2015
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/001300000p1qr
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/11728
Resumo: Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Infantil e Anos Iniciais, EaD, RS, 2015.
id UFSM_02d77d85d2ab3d7f858b9a13391cc654
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/11728
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling A importância da educação física na educação infantil nas escolas de ensino infantil dos municípios de Sapiranga e Nova Hartz/RSThe importance of physical education in preschool institutions from Sapiranga and Nova Hartz Cities in RSEducação físicaEducação infantilEducação física na educação infantilPhysical educationEarly childhood educationPhysical education in early childhood educationCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICAMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Infantil e Anos Iniciais, EaD, RS, 2015.This study aimed to understand the teaching and learning processes about Physical Education of preschool institutions from Sapiranga and Nova Hartz cities in RS state, through the perceptions of teachers, considering the activities developed, their goals, contributions and pedagogical interventions inherent in the school's curriculum. As theoretical basis was used PCNs and authors who present the objectives and proposals of the Physical Education and Preschool Education. The research methodology relied on qualitative, descriptive and interpretative paradigms. The instruments used to perform the information collection was interview; field notes; observations and documents. Three teachers, who teach physical education in the preschools evaluated, helped with this study. The study was conducted through the items: goals, planning, projects, theoretical aspects in Physical Education practices. During the analysis, it was found that all teachers work physical education in preschool, however they don't provide adequate lesson to the student's development, which is in the preoperative period. Thus, the present study provided a better understanding of how was physical education in preschool institutions with some non-specific professionals working with physical education. We noticed that the practice of physical education in preschool should be further explored and implemented. Stressing the importance of a specific professional for Physical Education, which is part of the faculty of preschool education.Esse estudo teve como objetivo principal compreender os processos de ensino aprendizagem nas aulas de Educação Física do ensino infantil de uma escola do Município de Sapiranga e uma escola do Município de Nova Hartz/RS, através das percepções dos professores, considerando as atividades desenvolvidas, seus objetivos, contribuições e intervenções pedagógicas inerentes ao currículo escolar. Como embasamento teórico foi utilizado os PCNs e autores que apresentam os objetivos e as propostas da Educação Física Escolar e a Educação Infantil. A metodologia da pesquisa apoiou-se no paradigma qualitativo, descritivo e interpretativo. Os instrumentos utilizados para a realização da coleta de informações foram a entrevista; anotações de campo; observações e documentos. Colaboraram para a investigação três professores que ministram aulas de Educação Física nas escolas investigadas. O estudo foi desenvolvido através dos itens: objetivos, planejamento, projetos, aspectos teóricos nas práticas de Educação Física. Durante a análise, constatou-se que todas as professoras trabalham a Educação Física na Educação Infantil, mas acabam não proporcionando uma aula adequada para o desenvolvimento do aluno, que se encontra no período do pré-operatório. Assim, a presente pesquisa possibilitou uma melhor compreensão de como se desenvolve a Educação Física na Educação Infantil com alguns profissionais não específicos atuando na área da Educação Física. Constatamos que a prática da Educação Física na Educação Infantil deveria ser melhor explorada e executada. Salientando a importância de um profissional específico para a Educação Física, que faça parte do corpo docente da Educação Infantil.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de Educação Física e DesportosLima, Frederico DinizMartini, Juliana Zimmer2017-09-22T14:15:36Z2017-09-22T14:15:36Z2015-02-202015Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/11728ark:/26339/001300000p1qrporAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-09-22T14:15:36Zoai:repositorio.ufsm.br:1/11728Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-09-22T14:15:36Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv A importância da educação física na educação infantil nas escolas de ensino infantil dos municípios de Sapiranga e Nova Hartz/RS
The importance of physical education in preschool institutions from Sapiranga and Nova Hartz Cities in RS
title A importância da educação física na educação infantil nas escolas de ensino infantil dos municípios de Sapiranga e Nova Hartz/RS
spellingShingle A importância da educação física na educação infantil nas escolas de ensino infantil dos municípios de Sapiranga e Nova Hartz/RS
Martini, Juliana Zimmer
Educação física
Educação infantil
Educação física na educação infantil
Physical education
Early childhood education
Physical education in early childhood education
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
title_short A importância da educação física na educação infantil nas escolas de ensino infantil dos municípios de Sapiranga e Nova Hartz/RS
title_full A importância da educação física na educação infantil nas escolas de ensino infantil dos municípios de Sapiranga e Nova Hartz/RS
title_fullStr A importância da educação física na educação infantil nas escolas de ensino infantil dos municípios de Sapiranga e Nova Hartz/RS
title_full_unstemmed A importância da educação física na educação infantil nas escolas de ensino infantil dos municípios de Sapiranga e Nova Hartz/RS
title_sort A importância da educação física na educação infantil nas escolas de ensino infantil dos municípios de Sapiranga e Nova Hartz/RS
author Martini, Juliana Zimmer
author_facet Martini, Juliana Zimmer
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lima, Frederico Diniz
dc.contributor.author.fl_str_mv Martini, Juliana Zimmer
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Educação infantil
Educação física na educação infantil
Physical education
Early childhood education
Physical education in early childhood education
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
topic Educação física
Educação infantil
Educação física na educação infantil
Physical education
Early childhood education
Physical education in early childhood education
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
description Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Infantil e Anos Iniciais, EaD, RS, 2015.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-02-20
2015
2017-09-22T14:15:36Z
2017-09-22T14:15:36Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/11728
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/001300000p1qr
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/11728
identifier_str_mv ark:/26339/001300000p1qr
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Educação Física e Desportos
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Educação Física e Desportos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172370711707648