A influência do gestor (diretor) no sucesso da aprendizagem do aluno

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Henriques, Salete Terezinha Santos
Data de Publicação: 2005
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/001300000sgtw
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2150
Resumo: Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2005.
id UFSM_03bebb95ac3bd33abae7e32b4b920c2a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/2150
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling A influência do gestor (diretor) no sucesso da aprendizagem do alunoThe manager’s influence (director) in the success of the pupil’s learningEducaçãoAlunoIncentivo à leituraDiretor de escolaGestoresAprendizagemMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2005.This work is about the importance of the manager’s character (director) in the teaching process and learning, searching the improvement and the quality of the education. It is about a research of field of qualitative search that objectified to investigate which the perception that the directors and teachers possess concerning the manager’s character (director) in the pedagogic process. They were participants of that research the directors and active teachers in the Municipal Schools of Fundamental Teaching, initial series, of the urban zone of the municipal district of Caçapava of the South – RS. The data were collected individually, through research, with a questionnaire on the director’s charanger in relation to the pedagogic process of each school, in agreement with the information obtained in the bibliographical research, embased of the theoritical referencial. The research introduces the directors’ conceptions and teachers regarding the directors’ influence in the success of the pupil’s learning, the director’s character and the director’s contributions and teachers in the learning process and it analyzes the importance attributed by the teachers to the director’s person. The obtained results showed that the directors are tryng to participate actively of the pedagogic process, seeking the progress in the knowledge contruction of the educating. It was ended that the director’s contribution is had as fundamental for the teachers in the teaching and in the its students’ learning, and it fits to the managers to facilitate and to promote the quality of teaching of their schools.Este trabalho trata da importância do papel do gestor (diretor) no processo de ensino-aprendizagem, buscando a melhoria e a qualidade da educação. Trata de uma pesquisa de campo de abordagem qualitativa que objetivou investigar qual a percepção que os diretores e professores possuem acerca do papel do gestor (diretor) no processo pedagógico. Foram participantes dessa pesquisa os diretores e professores atuantes nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental, séries iniciais, da zona urbana do município de Caçapava do Sul - RS. Os dados foram coletados individualmente através de pesquisa, com um questionário sobre o papel do diretor em relação ao processo pedagógico de cada escola, de acordo com as informações obtidas na pesquisa bibliográfica, embasadora do referencial teórico. A pesquisa apresenta as concepções dos diretores e professores a respeito da influência do diretor no sucesso da aprendizagem do aluno, o papel do diretor e as contribuições dos diretores e professores no processo de aprendizagem e analisa a importância atribuída pelos professores a pessoa do diretor. Os resultados obtidos mostraram que os diretores estão procurando participar ativamente do processo pedagógico, visando o progresso na construção de conhecimento do educando. Concluí-se que, a contribuição do diretor é tida como fundamental para os professores no ensino e na aprendizagem de seus alunos e cabe aos gestores facilitar e promover a qualidade de ensino de suas escolas.Universidade Federal de Santa MariaCentro de EducaçãoDutra, Claudio Emelson GuimarainsHenriques, Salete Terezinha Santos2016-09-12T15:10:30Z2016-09-12T15:10:30Z2005-03-162005Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2150ark:/26339/001300000sgtwporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-06-13T22:57:57Zoai:repositorio.ufsm.br:1/2150Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-06-13T22:57:57Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv A influência do gestor (diretor) no sucesso da aprendizagem do aluno
The manager’s influence (director) in the success of the pupil’s learning
title A influência do gestor (diretor) no sucesso da aprendizagem do aluno
spellingShingle A influência do gestor (diretor) no sucesso da aprendizagem do aluno
Henriques, Salete Terezinha Santos
Educação
Aluno
Incentivo à leitura
Diretor de escola
Gestores
Aprendizagem
title_short A influência do gestor (diretor) no sucesso da aprendizagem do aluno
title_full A influência do gestor (diretor) no sucesso da aprendizagem do aluno
title_fullStr A influência do gestor (diretor) no sucesso da aprendizagem do aluno
title_full_unstemmed A influência do gestor (diretor) no sucesso da aprendizagem do aluno
title_sort A influência do gestor (diretor) no sucesso da aprendizagem do aluno
author Henriques, Salete Terezinha Santos
author_facet Henriques, Salete Terezinha Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dutra, Claudio Emelson Guimarains
dc.contributor.author.fl_str_mv Henriques, Salete Terezinha Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Aluno
Incentivo à leitura
Diretor de escola
Gestores
Aprendizagem
topic Educação
Aluno
Incentivo à leitura
Diretor de escola
Gestores
Aprendizagem
description Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2005.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-03-16
2005
2016-09-12T15:10:30Z
2016-09-12T15:10:30Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2150
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/001300000sgtw
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2150
identifier_str_mv ark:/26339/001300000sgtw
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172390419693568