Classes multisseriadas: desafio para o gestor educacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marluce Oliveira Santos
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LKH4S
Resumo: O presente trabalho trata-se da análise crítica sobre o Projeto Político pedagógico da Escola Municipal São Roque, situada na zona rural do Município de Araçuaí. Tendo como objetivos identificar os problemas vivenciados pelo gestor na escola e demonstrar como os desafios relacionados a classes multisseriadas são enfrentados. Sobretudo, a pesquisa bibliográfica foi baseada em textos dos autores Maria Antônia Souza (2012), Carlos Roberto Jamil Cury (2010), Navarro (2004), Sílvio Kaloustian (2005), nas Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo (2002) e outros que serviram de base no desenvolvimento das atividades ao longo do curso. Os autores supracitados refletem sobre o trabalho do gestor educacional frente aos desafios encontrados em relação às classes multisseriadas. A pesquisa de campo analisou os desafios enfrentados pela gestão, no ano anterior a pesquisa e sobre as questões consideradas burocráticoadministrativas. Entre os principais desafios constata-se a inexistência da caixa escolar, falta de recursos em geral, rotatividade de professores, entre outros que o mesmo busca meios de superação, mas sem resultados significativos.
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