Uma proposta de abordagem ao problema de Flávio Josefo aplicada ao ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Márcia Erondina Dias de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/10935
Resumo: In this paper, we presents a didactic sequence of activities designed for a group of students of high school, their age were about 15 and 18 years old, with the main objective to study the problem proposed by the mathematician Flávio Josefo, in mid-year 64. The legend tells that a group of rebels, including Flávio Josefo, was trapped in a cave by the enemy army. Preferring the suicide to capture, the rebels decided to form a circle and, counting over this, to kill each third person of the rest of the group. Josefo was contrary of this suicide pact therefore, together with a friend, calculated very quickly the appropriated positions that both should take in this circle in order to get out of this terrible situation. To understand this solution, we propose, at the first moment, a review about the numerical sequences, including the special cases of arithmetic and geometric. Then, we introduce some notions about the de recurrence relations and the Principle of Mathematical Induction, allowing a generalization of concepts and results already known intuitively by the student group.
id UFSM_04c537b8fda5e0af79e462e015dc88d6
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/10935
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Uma proposta de abordagem ao problema de Flávio Josefo aplicada ao ensino médioAn approach proposal of Flavio Jose`s problem applied to high schoolProblema de Flávio JosefoRelações de recorrênciaPrincípio de indução matemáticaJosefo s problemRecurrence relationsPrinciple of mathematical inductionCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAIn this paper, we presents a didactic sequence of activities designed for a group of students of high school, their age were about 15 and 18 years old, with the main objective to study the problem proposed by the mathematician Flávio Josefo, in mid-year 64. The legend tells that a group of rebels, including Flávio Josefo, was trapped in a cave by the enemy army. Preferring the suicide to capture, the rebels decided to form a circle and, counting over this, to kill each third person of the rest of the group. Josefo was contrary of this suicide pact therefore, together with a friend, calculated very quickly the appropriated positions that both should take in this circle in order to get out of this terrible situation. To understand this solution, we propose, at the first moment, a review about the numerical sequences, including the special cases of arithmetic and geometric. Then, we introduce some notions about the de recurrence relations and the Principle of Mathematical Induction, allowing a generalization of concepts and results already known intuitively by the student group.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorNeste trabalho, apresentamos uma sequência didática de atividades elaboradas para um grupo de alunos do ensino médio, na faixa etária de 15 a 18 anos, tendo como principal objetivo estudar o problema proposto pelo matemático Flávio Josefo, nos meados do ano 64. Conta a lenda que um grupo de rebeldes, dentre eles Flávio Josefo, foi encurralado numa caverna pelo exército inimigo. Preferindo o suicídio à captura, os rebeldes decidiram formar um círculo e, contando ao longo deste, matar cada terceira pessoa restante do grupo. Josefo era contrário a este pacto suicida e, por isso, juntamente com um amigo, calculou muito rapidamente as posições adequadas que ambos deveriam tomar nesse círculo de modo a saírem ilesos desta terrível situação. Para o entendimento desta solução propomos, inicialmente, uma revisão sobre sequências numéricas, incluindo os casos especiais de progressão aritmética e geométrica. Em seguida, introduzimos algumas noções a respeito de relações de recorrência e do Princípio da Indução Matemática, permitindo uma generalização dos conceitos e resultados já conhecidos intuitivamente pelo grupo de alunos.Universidade Federal de Santa MariaBRMatemáticaUFSMPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede NacionalTonet, Luciane Gobbihttp://lattes.cnpq.br/2967237846212650Buligon, Lidianehttp://lattes.cnpq.br/4755671184790141Giuliani, Osmar Franciscohttp://lattes.cnpq.br/6934349100906783Souza, Márcia Erondina Dias de2016-06-272016-06-272013-04-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfSOUZA, Márcia Erondina Dias de. AN APPROACH PROPOSAL OF FLAVIO JOSE`S PROBLEM APPLIED TO HIGH SCHOOL. 2013. 62 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2013.http://repositorio.ufsm.br/handle/1/10935porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2022-01-24T11:58:51Zoai:repositorio.ufsm.br:1/10935Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2022-01-24T11:58:51Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma proposta de abordagem ao problema de Flávio Josefo aplicada ao ensino médio
An approach proposal of Flavio Jose`s problem applied to high school
title Uma proposta de abordagem ao problema de Flávio Josefo aplicada ao ensino médio
spellingShingle Uma proposta de abordagem ao problema de Flávio Josefo aplicada ao ensino médio
Souza, Márcia Erondina Dias de
Problema de Flávio Josefo
Relações de recorrência
Princípio de indução matemática
Josefo s problem
Recurrence relations
Principle of mathematical induction
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short Uma proposta de abordagem ao problema de Flávio Josefo aplicada ao ensino médio
title_full Uma proposta de abordagem ao problema de Flávio Josefo aplicada ao ensino médio
title_fullStr Uma proposta de abordagem ao problema de Flávio Josefo aplicada ao ensino médio
title_full_unstemmed Uma proposta de abordagem ao problema de Flávio Josefo aplicada ao ensino médio
title_sort Uma proposta de abordagem ao problema de Flávio Josefo aplicada ao ensino médio
author Souza, Márcia Erondina Dias de
author_facet Souza, Márcia Erondina Dias de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tonet, Luciane Gobbi
http://lattes.cnpq.br/2967237846212650
Buligon, Lidiane
http://lattes.cnpq.br/4755671184790141
Giuliani, Osmar Francisco
http://lattes.cnpq.br/6934349100906783
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Márcia Erondina Dias de
dc.subject.por.fl_str_mv Problema de Flávio Josefo
Relações de recorrência
Princípio de indução matemática
Josefo s problem
Recurrence relations
Principle of mathematical induction
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
topic Problema de Flávio Josefo
Relações de recorrência
Princípio de indução matemática
Josefo s problem
Recurrence relations
Principle of mathematical induction
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description In this paper, we presents a didactic sequence of activities designed for a group of students of high school, their age were about 15 and 18 years old, with the main objective to study the problem proposed by the mathematician Flávio Josefo, in mid-year 64. The legend tells that a group of rebels, including Flávio Josefo, was trapped in a cave by the enemy army. Preferring the suicide to capture, the rebels decided to form a circle and, counting over this, to kill each third person of the rest of the group. Josefo was contrary of this suicide pact therefore, together with a friend, calculated very quickly the appropriated positions that both should take in this circle in order to get out of this terrible situation. To understand this solution, we propose, at the first moment, a review about the numerical sequences, including the special cases of arithmetic and geometric. Then, we introduce some notions about the de recurrence relations and the Principle of Mathematical Induction, allowing a generalization of concepts and results already known intuitively by the student group.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-04-15
2016-06-27
2016-06-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUZA, Márcia Erondina Dias de. AN APPROACH PROPOSAL OF FLAVIO JOSE`S PROBLEM APPLIED TO HIGH SCHOOL. 2013. 62 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2013.
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/10935
identifier_str_mv SOUZA, Márcia Erondina Dias de. AN APPROACH PROPOSAL OF FLAVIO JOSE`S PROBLEM APPLIED TO HIGH SCHOOL. 2013. 62 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2013.
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/10935
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
BR
Matemática
UFSM
Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
BR
Matemática
UFSM
Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1805922161675730944