Busca de qualidade na prestação do serviço público: utilização do modelo de excelência em gestão pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caberlon, Cléa Dóris
Data de Publicação: 2012
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/001300000846k
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/46
Resumo: Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Socias e Humanas, Curso de Especialização em Gestão Pública, EaD , RS, 2012.
id UFSM_08104de4dcab07e7c8e260afc43e5ff0
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/46
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Busca de qualidade na prestação do serviço público: utilização do modelo de excelência em gestão públicaQualidadeGestão públicaModelo de excelência em gestão públicaResultadoArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Socias e Humanas, Curso de Especialização em Gestão Pública, EaD , RS, 2012.With the reestablishment of democracy in the 80’s, the Brazilian public administration underwent a great transformation. As a way of exemplifying this transformation in public administration demanded by the users and by the society, the objective of this study is to show that not all work processes result in administration practices capable of adding value to the final result obtained by the institution. In their context, the final results obtained by the Municipal Council of Novo Hamburgo, in its first self-evaluation, according to the Model of Excellency in Public Administration (Modelo de Excelência em Gestão Pública – MEGP), recommended by the National Program of Public Administration and Debureaucratisation (Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – Gespública), ratify that the few administration practices adopted by the legislative house are not enough to reach the excellency and quality demanded from the public sector. This was concluded from the results of the field investigation operated through the Instrument for the Evaluation of Public Administration 250 points (Instrumento para Avaliação da Gestão Pública 250 pontos). As observed throughout the study, the fragilities of the work processes were made evident, despite the fact that the Council employs qualified workers to perform its daily tasks. Anyhow, this self-evaluation determined the search for solutions and answers to the fragilities that were presented, thus showing that public administrators want to improve their performance, making it necessary for them to choose the most suitable practices to meet the demands of society.Com a instituição da democracia, a partir da década de 80, a gestão pública brasileira sofreu grande transformação. Como forma de exemplificar a transformação exigida pelo usuário e pela sociedade na gestão pública, este estudo tem como objetivo demonstrar que nem todos os processos de trabalhos resultam em práticas de gestão capazes de agregar valor ao resultado final obtido pela organização. Em seu contexto, os resultados finais obtidos pela Câmara Municipal de Novo Hamburgo, em sua primeira autoavaliação, segundo o Modelo de Excelência em Gestão Pública (MEGP), preconizado pelo Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (GESPÚBLICA), ratificaram que as poucas práticas de gestão aplicadas pelo Legislativo Municipal não são suficientes para determinar a excelência e qualidade exigidos do setor público. Chegou-se a esta conclusão devido a apuração feita pela investigação operada em campo, através do Instrumento para Avaliação da Gestão Pública 250 pontos. Como observações ao longo do estudo, evidenciam-se as fragilidades dos processos de trabalhos, mesmo a câmara contando com um quadro de servidores qualificado para executar as tarefas diárias. De qualquer sorte, esta autoavaliação determinou a busca por soluções e respostas para as fragilidades apresentadas, levando a crer que o gestor público tem interesse em melhorar, competindo-lhe, então, escolher quais as práticas mais apropriadas para atender às demandas da sociedade.Universidade Federal de Santa MariaCentro de Ciências Sociais e HumanasGregori, Roberto deCaberlon, Cléa Dóris2014-02-122014-02-12T12:55:01Z2014-02-12T12:55:01Z2012-122014-02-12Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/46ark:/26339/001300000846kporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-06-13T22:51:13Zoai:repositorio.ufsm.br:1/46Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-06-13T22:51:13Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Busca de qualidade na prestação do serviço público: utilização do modelo de excelência em gestão pública
title Busca de qualidade na prestação do serviço público: utilização do modelo de excelência em gestão pública
spellingShingle Busca de qualidade na prestação do serviço público: utilização do modelo de excelência em gestão pública
Caberlon, Cléa Dóris
Qualidade
Gestão pública
Modelo de excelência em gestão pública
Resultado
title_short Busca de qualidade na prestação do serviço público: utilização do modelo de excelência em gestão pública
title_full Busca de qualidade na prestação do serviço público: utilização do modelo de excelência em gestão pública
title_fullStr Busca de qualidade na prestação do serviço público: utilização do modelo de excelência em gestão pública
title_full_unstemmed Busca de qualidade na prestação do serviço público: utilização do modelo de excelência em gestão pública
title_sort Busca de qualidade na prestação do serviço público: utilização do modelo de excelência em gestão pública
author Caberlon, Cléa Dóris
author_facet Caberlon, Cléa Dóris
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gregori, Roberto de
dc.contributor.author.fl_str_mv Caberlon, Cléa Dóris
dc.subject.por.fl_str_mv Qualidade
Gestão pública
Modelo de excelência em gestão pública
Resultado
topic Qualidade
Gestão pública
Modelo de excelência em gestão pública
Resultado
description Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Socias e Humanas, Curso de Especialização em Gestão Pública, EaD , RS, 2012.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12
2014-02-12
2014-02-12T12:55:01Z
2014-02-12T12:55:01Z
2014-02-12
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/46
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/001300000846k
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/46
identifier_str_mv ark:/26339/001300000846k
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Ciências Sociais e Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Ciências Sociais e Humanas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172302434729984