O ensino fundamental de nove anos e as suas implicações na gestão escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bongiorno, Vanessa Bressan
Data de Publicação: 2010
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/0013000008vj3
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1219
Resumo: Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2010.
id UFSM_08cec1295cfe0bce0d8c585e2caeebfa
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/1219
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling O ensino fundamental de nove anos e as suas implicações na gestão escolarThe nine years of elementary school and its implications on school managementEnsino fundamentalPolítica educacionalGestão escolarInfânciaAlfabetizaçãoMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2010.Considering the extension of the elementary school to nine years, the present study aims at investigating the transformations at Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Terezinha from this process, especially due to the adequacy necessary in terms of school management, pedagogical proposal, teaching –learning process with emphasis in literacy, physical spaces, didactical material and continuous formation of teachers. One opted for using for this work the documental and bibliographical research (Marconi And Lakatos, 1991), in order to make a theoretical reference from authors like Áries (1981), Arroyo (2005), Ferreiro & Teberoski (1999), Freire (1985), Grossi (1992), Kramer (1997; 2003; 2007), besides a consultation to the concerning legislation, from the LDB nº 4.024/61 to the present LDB nº 9.394/96, as well as an investigation on the Political pedagogical Project of the researched institution. One used, in the same way, the exploratory qualitative approach (Minayo 2007), through semi-structured questionnaires, which were answered by two managers and six teachers, trying to collect their impressions about this process. From the analyses on the considerations of the researched people, one observed gaps on he knowledge on educational politics and its complexity face to the educational reality in question. One highlights the need that for the discussions to be resumed and the studies on these questions to have a continuation, giving a new meaning to teaching –learning process and excelling for a real quality education.Considerando a ampliação do Ensino Fundamental para nove anos, o presente estudo objetiva investigar as transformações vivenciadas pela Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Terezinha – Constantina/RS, a partir deste processo, especialmente quanto às adequações necessárias em termos de gestão escolar, proposta pedagógica, processo ensinoaprendizagem, com ênfase na alfabetização, espaços físicos, materiais didáticos e formação continuada de professores. Optou-se por utilizar, neste trabalho, a pesquisa documental e bibliográfica (Marconi e Lakatos, 1991), para a construção de um referencial teórico, a partir de autores como Áries (1981), Arroyo (2005), Ferreiro & Teberoski (1999), Freire (1985), Grossi (1992), Kramer (1997; 2003; 2007), além de consulta à legislação concernente ao tema, desde a LDB nº 4.024/61 até a atual LDB nº 9.394/96, assim como investigações acerca do Projeto Político-Pedagógico da instituição pesquisada. Utilizou-se, de mesmo modo, a abordagem de pesquisa qualitativa/exploratória (Minayo 2007), através de questionários semiestruturados, os quais foram respondidos por dois gestores e seis professores, buscando coletar suas impressões acerca deste processo. A partir da análise quanto às considerações dos sujeitos pesquisados, observaram-se lacunas quanto ao conhecimento a respeito desta política educacional e sua complexidade diante da realidade educacional em questão. Ressalta-se, portanto, a necessidade de que as discussões sejam retomadas e que os estudos acerca destas questões tenham continuidade, ressignificando o processo de ensino e aprendizagem e primando por uma educação verdadeiramente de qualidade.Universidade Federal de Santa MariaCentro de EducaçãoOliveira, Oséias Santos deBongiorno, Vanessa Bressan2016-01-20T11:01:26Z2016-01-20T11:01:26Z2010-09-172010Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1219ark:/26339/0013000008vj3porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-06-13T22:54:01Zoai:repositorio.ufsm.br:1/1219Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-06-13T22:54:01Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino fundamental de nove anos e as suas implicações na gestão escolar
The nine years of elementary school and its implications on school management
title O ensino fundamental de nove anos e as suas implicações na gestão escolar
spellingShingle O ensino fundamental de nove anos e as suas implicações na gestão escolar
Bongiorno, Vanessa Bressan
Ensino fundamental
Política educacional
Gestão escolar
Infância
Alfabetização
title_short O ensino fundamental de nove anos e as suas implicações na gestão escolar
title_full O ensino fundamental de nove anos e as suas implicações na gestão escolar
title_fullStr O ensino fundamental de nove anos e as suas implicações na gestão escolar
title_full_unstemmed O ensino fundamental de nove anos e as suas implicações na gestão escolar
title_sort O ensino fundamental de nove anos e as suas implicações na gestão escolar
author Bongiorno, Vanessa Bressan
author_facet Bongiorno, Vanessa Bressan
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Oséias Santos de
dc.contributor.author.fl_str_mv Bongiorno, Vanessa Bressan
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino fundamental
Política educacional
Gestão escolar
Infância
Alfabetização
topic Ensino fundamental
Política educacional
Gestão escolar
Infância
Alfabetização
description Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2010.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-09-17
2010
2016-01-20T11:01:26Z
2016-01-20T11:01:26Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1219
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/0013000008vj3
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1219
identifier_str_mv ark:/26339/0013000008vj3
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172306812534784