A visão dos gestores escolares acerca do trabalho pedagógico no primeiro ano do ensino fundamental de nove anos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Michel, Luciana Ceolin
Data de Publicação: 2013
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/001300000vbck
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/510
Resumo: Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2013
id UFSM_f5f860861ddbb07166dd60e710d5942f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/510
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling A visão dos gestores escolares acerca do trabalho pedagógico no primeiro ano do ensino fundamental de nove anosA vision of school administrators regarding educational work in the first year of the basic education of nine yearsGestão escolarEnsino fundamentalInfânciaMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2013This research aims to reflect how management made the pedagogical work in the first year of elementary school education in the municipal Arroyo del Tigre / RS institutions as well as the inclusion of six year olds in the first year of elementary school. The same was done through an exploratory qualitative study involving the Municipal Secretariat of Education and Culture (SMEC), and policy staff of the schools. Data collection was done through an open structured questionnaire being used qualitative data analysis. The vision of managers in general can be considered as a set of guiding actions for the first year of elementary school for nine years. Leaving public policies that cover this level of education, we need adaptation of pedagogical and curricular proposal, which will ensure learning and success in studies of children of six years, according to each specific school and class. Learning to be quality, the professionals who work in the first year of elementary school should seek their constant updating and pedagogical support from your management team, so that children in this age group is crafted without leaving aside their specificities, for the first year is the Fundamental basis of all school life and must be well developed. Each educational institution has the autonomy to build with their school community Pedagogical Proposal in accordance with their reality and interest in a democratic manner, involving all that aims to ensure and develop quality education. Thus causing school managers launch a look at the conditions necessary for successful learning and human development of six year old shares.A presente pesquisa objetiva refletir como é realizada a gestão do trabalho pedagógico no primeiro ano do Ensino Fundamental nas instituições de ensino da rede municipal de Arroio do Tigre/RS, bem como a inclusão das crianças de seis anos no primeiro ano do ensino fundamental. A mesma se deu por meio de uma pesquisa qualitativa exploratória, envolvendo a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), e equipe diretiva das Escolas. A coleta de dados se deu por meio de um questionário estruturado aberto, sendo usada a análise qualitativa do material coletado. A visão dos gestores de forma geral pode ser considerada como um conjunto de ações norteadoras para o primeiro ano do Ensino Fundamental de nove anos. Partindo das políticas públicas que abrangem este nível de ensino, é preciso adaptação da Proposta Pedagógica e curricular, que venha garantir a aprendizagem e o sucesso nos estudos da criança de seis anos, de acordo com cada escola e turma específica. Para a aprendizagem ser de qualidade, os profissionais que atuam no primeiro ano do Ensino Fundamental devem buscar sua atualização constante e apoio pedagógico junto a sua equipe gestora, de forma que a criança, desta faixa etária, seja trabalhada sem que fiquem de lado as suas especificidades, pois o primeiro Ano Fundamental é a base de toda a vida escolar e precisa ser muito bem desenvolvida. Cada instituição de ensino possui a autonomia para construir com sua comunidade escolar a Proposta Pedagógica de acordo com sua realidade e interesse, de forma democrática, envolvendo a todos que almejam assegurar e desenvolver uma educação de qualidade. Fazendo assim com que os gestores escolares lancem um olhar sobre as ações necessárias para o sucesso da aprendizagem e formação humana da criança de seis anos.Universidade Federal de Santa MariaCentro de EducaçãoKrüger, Leonardo GermanoMichel, Luciana Ceolin2014-09-25T13:51:11Z2014-09-25T13:51:11Z2013-11-302013Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/510ark:/26339/001300000vbckporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-06-13T22:52:00Zoai:repositorio.ufsm.br:1/510Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-06-13T22:52Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv A visão dos gestores escolares acerca do trabalho pedagógico no primeiro ano do ensino fundamental de nove anos
A vision of school administrators regarding educational work in the first year of the basic education of nine years
title A visão dos gestores escolares acerca do trabalho pedagógico no primeiro ano do ensino fundamental de nove anos
spellingShingle A visão dos gestores escolares acerca do trabalho pedagógico no primeiro ano do ensino fundamental de nove anos
Michel, Luciana Ceolin
Gestão escolar
Ensino fundamental
Infância
title_short A visão dos gestores escolares acerca do trabalho pedagógico no primeiro ano do ensino fundamental de nove anos
title_full A visão dos gestores escolares acerca do trabalho pedagógico no primeiro ano do ensino fundamental de nove anos
title_fullStr A visão dos gestores escolares acerca do trabalho pedagógico no primeiro ano do ensino fundamental de nove anos
title_full_unstemmed A visão dos gestores escolares acerca do trabalho pedagógico no primeiro ano do ensino fundamental de nove anos
title_sort A visão dos gestores escolares acerca do trabalho pedagógico no primeiro ano do ensino fundamental de nove anos
author Michel, Luciana Ceolin
author_facet Michel, Luciana Ceolin
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Krüger, Leonardo Germano
dc.contributor.author.fl_str_mv Michel, Luciana Ceolin
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão escolar
Ensino fundamental
Infância
topic Gestão escolar
Ensino fundamental
Infância
description Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2013
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-11-30
2013
2014-09-25T13:51:11Z
2014-09-25T13:51:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/510
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/001300000vbck
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/510
identifier_str_mv ark:/26339/001300000vbck
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172401035476992