Satisfação e motivação no setor público a luz dos dois fatores de Herzberg
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
dARK ID: | ark:/26339/0013000003608 |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/370 |
Resumo: | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Gestão Pública, EaD, RS, 2011. |
id |
UFSM_0ba00bb5dc20b58dd35f23177be92f0d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/370 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
Satisfação e motivação no setor público a luz dos dois fatores de HerzbergSatisfaction and motivation in the public sector in the light of two factors HerzbergAdministração públicaGestão de pessoasMotivaçãoMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Gestão Pública, EaD, RS, 2011.This paper presents a study on the factors that contribute to satisfaction and motivation of public servants at a public institution. Through this study we tried to make a diagnosis of the current list of servers with their working environment (external factors) and the content of their work (internal factors). They answered a structured questionnaire in which they gave their opinion. Through analysis of this questionnaire, it was found that the administration of public organization under study is complying with the requirements that keep the server happy and motivated, but on the other hand, it was found that the servers are dissatisfied with what the state provides as wages and social incentives and, yet possess a high degree of motivation in relation to their work. They are motivated by the content and duties of the position by challenging work and responsibility of the position they occupy. The work is divided into distinct parts as: introduction, theoretical framework, method, results and final remarks.Este trabalho apresenta um estudo sobre os fatores que contribuem para a satisfação e motivação dos servidores de uma instituição pública. Por meio deste trabalho procurou-se realizar um diagnóstico da atual relação dos servidores com o seu ambiente de trabalho (fatores externos) e com o conteúdo de seu trabalho (fatores internos). Eles responderam a um questionário estruturado, no qual deram a sua opinião. Através da análise desse questionário, constatou-se que a administração da organização pública em estudo está cumprindo com os requisitos que mantêm o servidor satisfeito e motivado, mas de outro lado, verificou-se que os servidores estão insatisfeitos com o que o Estado oferece como salários e incentivos sociais e, mesmo assim, possuem um alto grau de motivação com relação ao trabalho que desenvolvem. São motivados pelo conteúdo e atribuições do cargo, pelo trabalho desafiador e pela responsabilidade do cargo que ocupam. O trabalho está dividido em partes distintas como: introdução; referencial teórico; método; resultados e considerações finais.Universidade Federal de Santa MariaCentro de Ciências Sociais e HumanasMadruga, Lúcia Rejane da Rosa GamaSilva, Erica Jose Chaves da2014-08-15T15:34:33Z2014-08-15T15:34:33Z2011-07-112011Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/370ark:/26339/0013000003608porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-06-13T22:51:28Zoai:repositorio.ufsm.br:1/370Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-06-13T22:51:28Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Satisfação e motivação no setor público a luz dos dois fatores de Herzberg Satisfaction and motivation in the public sector in the light of two factors Herzberg |
title |
Satisfação e motivação no setor público a luz dos dois fatores de Herzberg |
spellingShingle |
Satisfação e motivação no setor público a luz dos dois fatores de Herzberg Silva, Erica Jose Chaves da Administração pública Gestão de pessoas Motivação |
title_short |
Satisfação e motivação no setor público a luz dos dois fatores de Herzberg |
title_full |
Satisfação e motivação no setor público a luz dos dois fatores de Herzberg |
title_fullStr |
Satisfação e motivação no setor público a luz dos dois fatores de Herzberg |
title_full_unstemmed |
Satisfação e motivação no setor público a luz dos dois fatores de Herzberg |
title_sort |
Satisfação e motivação no setor público a luz dos dois fatores de Herzberg |
author |
Silva, Erica Jose Chaves da |
author_facet |
Silva, Erica Jose Chaves da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Madruga, Lúcia Rejane da Rosa Gama |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Erica Jose Chaves da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Administração pública Gestão de pessoas Motivação |
topic |
Administração pública Gestão de pessoas Motivação |
description |
Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Gestão Pública, EaD, RS, 2011. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-07-11 2011 2014-08-15T15:34:33Z 2014-08-15T15:34:33Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/370 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/26339/0013000003608 |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/370 |
identifier_str_mv |
ark:/26339/0013000003608 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1815172274606571520 |