Satisfação e motivação no setor público a luz dos dois fatores de Herzberg

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Erica Jose Chaves da
Data de Publicação: 2011
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/0013000003608
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/370
Resumo: Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Gestão Pública, EaD, RS, 2011.
id UFSM_0ba00bb5dc20b58dd35f23177be92f0d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/370
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Satisfação e motivação no setor público a luz dos dois fatores de HerzbergSatisfaction and motivation in the public sector in the light of two factors HerzbergAdministração públicaGestão de pessoasMotivaçãoMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Gestão Pública, EaD, RS, 2011.This paper presents a study on the factors that contribute to satisfaction and motivation of public servants at a public institution. Through this study we tried to make a diagnosis of the current list of servers with their working environment (external factors) and the content of their work (internal factors). They answered a structured questionnaire in which they gave their opinion. Through analysis of this questionnaire, it was found that the administration of public organization under study is complying with the requirements that keep the server happy and motivated, but on the other hand, it was found that the servers are dissatisfied with what the state provides as wages and social incentives and, yet possess a high degree of motivation in relation to their work. They are motivated by the content and duties of the position by challenging work and responsibility of the position they occupy. The work is divided into distinct parts as: introduction, theoretical framework, method, results and final remarks.Este trabalho apresenta um estudo sobre os fatores que contribuem para a satisfação e motivação dos servidores de uma instituição pública. Por meio deste trabalho procurou-se realizar um diagnóstico da atual relação dos servidores com o seu ambiente de trabalho (fatores externos) e com o conteúdo de seu trabalho (fatores internos). Eles responderam a um questionário estruturado, no qual deram a sua opinião. Através da análise desse questionário, constatou-se que a administração da organização pública em estudo está cumprindo com os requisitos que mantêm o servidor satisfeito e motivado, mas de outro lado, verificou-se que os servidores estão insatisfeitos com o que o Estado oferece como salários e incentivos sociais e, mesmo assim, possuem um alto grau de motivação com relação ao trabalho que desenvolvem. São motivados pelo conteúdo e atribuições do cargo, pelo trabalho desafiador e pela responsabilidade do cargo que ocupam. O trabalho está dividido em partes distintas como: introdução; referencial teórico; método; resultados e considerações finais.Universidade Federal de Santa MariaCentro de Ciências Sociais e HumanasMadruga, Lúcia Rejane da Rosa GamaSilva, Erica Jose Chaves da2014-08-15T15:34:33Z2014-08-15T15:34:33Z2011-07-112011Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/370ark:/26339/0013000003608porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-06-13T22:51:28Zoai:repositorio.ufsm.br:1/370Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-06-13T22:51:28Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Satisfação e motivação no setor público a luz dos dois fatores de Herzberg
Satisfaction and motivation in the public sector in the light of two factors Herzberg
title Satisfação e motivação no setor público a luz dos dois fatores de Herzberg
spellingShingle Satisfação e motivação no setor público a luz dos dois fatores de Herzberg
Silva, Erica Jose Chaves da
Administração pública
Gestão de pessoas
Motivação
title_short Satisfação e motivação no setor público a luz dos dois fatores de Herzberg
title_full Satisfação e motivação no setor público a luz dos dois fatores de Herzberg
title_fullStr Satisfação e motivação no setor público a luz dos dois fatores de Herzberg
title_full_unstemmed Satisfação e motivação no setor público a luz dos dois fatores de Herzberg
title_sort Satisfação e motivação no setor público a luz dos dois fatores de Herzberg
author Silva, Erica Jose Chaves da
author_facet Silva, Erica Jose Chaves da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Madruga, Lúcia Rejane da Rosa Gama
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Erica Jose Chaves da
dc.subject.por.fl_str_mv Administração pública
Gestão de pessoas
Motivação
topic Administração pública
Gestão de pessoas
Motivação
description Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Gestão Pública, EaD, RS, 2011.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-07-11
2011
2014-08-15T15:34:33Z
2014-08-15T15:34:33Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/370
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/0013000003608
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/370
identifier_str_mv ark:/26339/0013000003608
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Ciências Sociais e Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Ciências Sociais e Humanas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172274606571520