A natureza e a cultura na revista Nova Escola: problematizando representações nas pedagogias culturais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hermes, Simoni Timm
Data de Publicação: 2009
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
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Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2140
Resumo: Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2009.
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spelling A natureza e a cultura na revista Nova Escola: problematizando representações nas pedagogias culturaisNature and culture in the ‘Nova Escola’ magazine: Problematizing representations in the cultural pedagogiesEducação ambientalRepresentaçõesPedagogias culturaisMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2009.Inserting in the studies and discussions about the Environmental Education, throughout the offered Specialization in Environmental Education course, it was possible to develop a monograph entitled “Nature and culture in the ‘Nova Escola’ magazine: problematizing representations in the cultural pedagogies”. This study aims to problematize the relationship between nature and culture produced in the teachers’ formation. More specifically, the purposes were to identify the representation of nature and of culture produced in a certain cultural pedagogy, comprehend the pedagogies published by this cultural instance, as well as, problematize the relationship between nature and culture, which are spread in the formation of teachers. To reach these goals, it was chosen the ‘Nova Escola – Edição especial – “Meio ambiente para preservar” (2003)’ magazine. These magazine installments “A terra está mesmo doente? (Is the earth really sick?)”, “As primeiras cidades, o primeiro lixo (The first cities, the first refuse)”, “As fábricas e a poluição ambiental (The factories and the environmental pollution)”, “Consumo e desperdício, os pecados das grandes cidades (Consumption and spoilage, the big cities sins)”, “O homen e a natureza no Brasil (Mankind and the nature in Brazil)”, “Amazônia e Pantanal, paraísos que podem ser salvos (Amazon rainforest and Pantanal, paradises that still can be saved)”, “Brasil: a maior potência ecológica do mundo (Brazil: the biggest ecologic power in the world)”, “Um mundo melhor é possível (A better world is possible)”, and the poster “Bichos e plantas do Brasil: riquesas naturais (Brazilian beasts and plants: natural resources)” made it possible to build four analyses units. During the analysis and discussion of these units, some tools proposed by Michel Foucault and by other authors related to the cultural studies and science cultural studies were used, as well as the risk concept by François Ewald. In the first analysis unit, it was broached about the nature as a holding versus the nature as paradise based on the discursive nets anthropocentric and biocentric, which keep the binary and unitary logics. In the second unit, there is the arising of printed and digital media as an apparatus that produces the truth in the schooling subjects. In the third, it was remarked publicization of myths about the Environment Education in schooling spaces. In the last of those four, the cultural pedagogy effects, related to the Environment Education, were discussed. These units maximized the checking of Environment Education as a formative experience and this monograph contribution to this scientific field.A inserção nos estudos e discussões da Educação Ambiental, área amplamente explorada, teorizada e polemizada na contemporaneidade, através do Curso a Distância de Especialização em Educação Ambiental, do Centro de Ciências Rurais, da Universidade Federal de Santa Maria, possibilitou a produção da monografia “A natureza e a cultura na Revista Nova Escola: problematizando representações nas pedagogias culturais”. Esta investigação balizou-se no seguinte objetivo: problematizar as relações entre natureza e cultura produzidas na formação de professores/as nas pedagogias culturais. O mesmo pode ser subdividido nos seguintes objetivos específicos: identificar as representações da natureza e da cultura produzidas numa determinada pedagogia cultural; compreender as pedagogias divulgadas por esta instância cultural; problematizar as relações entre natureza e cultura veiculadas na formação de professores/as. Para tal, elegeu-se a Revista Nova Escola – Edição Especial – “Meio ambiente: conhecer para preservar” (2003) como materialidade discursiva. Os fascículos desta revista “A Terra está mesmo doente?”, “As primeiras cidades, o primeiro lixo”, “As fábricas e a poluição ambiental”, “Consumo e desperdício, os pecados das grandes cidades”, “O homem e a natureza no Brasil”, “Amazônia e Pantanal, paraísos que podem ser salvos”, “Brasil: a maior potência ecológica do mundo”, “Um mundo melhor é possível” e o pôster “Bichos e plantas do Brasil: riquezas naturais” possibilitaram constituir quatro unidades de análise. Na análise e discussão dessas unidades, foram utilizadas algumas ferramentas da caixa de Michel Foucault, de autores relacionados aos Estudos Culturais e aos Estudos Culturais das Ciências, bem como a noção de risco de François Ewald. Na primeira unidade de análise, dissertou-se sobre a natureza como bem, propriedade versus a natureza paradisíaca, intocável a partir das redes discursivas antropocêntrica e biocêntrica que mantêm a lógica binária e utilitária. Na segunda, a mídia impressa e digital apareceu como um mecanismo de produção de verdades dos sujeitos escolares sobre si mesmos. Na terceira, destacou-se a divulgação por esta mídia das passagens folclóricas pela Educação Ambiental nos espaços-tempos escolares. Na última, discutiu-se os efeitos produzidos pela pedagogia cultural em questão no âmbito da Educação Ambiental. Essas unidades de análise potencializaram o cruzamento da Educação Ambiental como experiência formativa e a trama de contribuições desta monografia para esta área de conhecimento.Universidade Federal de Santa MariaCentro de Ciências RuraisRampelotto, Elisane MariaHermes, Simoni Timm2016-09-09T14:55:34Z2016-09-09T14:55:34Z2009-11-112009Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2140ark:/26339/001300000mkrnporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-06-13T22:59:20Zoai:repositorio.ufsm.br:1/2140Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-06-13T22:59:20Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
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