Gestão escolar democrática: paradigmas e possibilidades
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
dARK ID: | ark:/26339/001300000fsd6 |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2152 |
Resumo: | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009. |
id |
UFSM_0e347bffc284a06b2b8a9a92ef983cbe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/2152 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
Gestão escolar democrática: paradigmas e possibilidadesDemocratic pertaining to school management: paradigms and possibilitiesDemocraciaParticipaçãoDescentralizaçãoMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009.This study it had as intention to investigate where measured the democratic management, understood as plural space of being able and negotiation of conflicts, they come, in fact, if constructing in the practical one of the school, in view of the definitions of the educational politics for the educational management. For guiding of this study, we carry through qualitative research. The procedures had involved bibliographical revision. The theoretical references leave on the bases of the management for the nutriment of the work of the educational manager so that if it can understand the paper of the educational manager on the dynamics of the educational establishments, as condition so that, all participate of form accomplish of the planning process. The debate around the categories is articulated: democracy, participation and decentralization. The current pertaining to school situation many times has limited the fortalecimento of the participation politics of the pertaining to school actors in the conduction of the routes of the institution. This debate is configured important, therefore still we are in the superficiality of this problem. What demand (reverse speed) to mean concepts and to construct others, placing the democracy in the experience of each one and each I sing of the school. The construction continuous and historical, is permeate of contradictions, having directed the necessity of retaken constants and new questionings.Este estudo teve como propósito investigar em que medida a gestão democrática, entendida como espaço plural de poder e negociação de conflitos, vêm, de fato, se construindo na prática da escola, tendo em vista as definições da política educacional para a gestão educacional. Para encaminhamento desse estudo, realizamos pesquisa qualitativa. Os procedimentos envolveram revisão bibliográfica. As referências teóricas partem sobre as bases da gestão para o norteamento do trabalho do gestor educacional a fim de que se possa compreender o papel do gestor educacional sobre a dinâmica dos estabelecimentos de ensino, como condição para que todos participem de forma efetiva do processo de planejamento. Articula-se o debate em torno das categorias: democracia, participação e descentralização. A situação escolar atual muitas vezes tem limitado o fortalecimento da participação política dos atores escolares na condução dos rumos da instituição. Configura-se importante esse debate, pois ainda estamos na superficialidade deste problema. O que demanda (re)significar conceitos e construir outros, colocando a democracia na vivência de cada um e na escola. A construção é contínua e histórica, permeada de contradições, direcionando a necessidade de constantes retomadas e novos questionamentos.Universidade Federal de Santa MariaCentro de EducaçãoLudwig, CristianeHickmann, Micheli Canova2016-09-13T12:27:40Z2016-09-13T12:27:40Z2009-08-072009Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2152ark:/26339/001300000fsd6porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-06-13T23:00:04Zoai:repositorio.ufsm.br:1/2152Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-06-13T23:00:04Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gestão escolar democrática: paradigmas e possibilidades Democratic pertaining to school management: paradigms and possibilities |
title |
Gestão escolar democrática: paradigmas e possibilidades |
spellingShingle |
Gestão escolar democrática: paradigmas e possibilidades Hickmann, Micheli Canova Democracia Participação Descentralização |
title_short |
Gestão escolar democrática: paradigmas e possibilidades |
title_full |
Gestão escolar democrática: paradigmas e possibilidades |
title_fullStr |
Gestão escolar democrática: paradigmas e possibilidades |
title_full_unstemmed |
Gestão escolar democrática: paradigmas e possibilidades |
title_sort |
Gestão escolar democrática: paradigmas e possibilidades |
author |
Hickmann, Micheli Canova |
author_facet |
Hickmann, Micheli Canova |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ludwig, Cristiane |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hickmann, Micheli Canova |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Democracia Participação Descentralização |
topic |
Democracia Participação Descentralização |
description |
Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-08-07 2009 2016-09-13T12:27:40Z 2016-09-13T12:27:40Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2152 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/26339/001300000fsd6 |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2152 |
identifier_str_mv |
ark:/26339/001300000fsd6 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1815172335303393280 |