Gestão escolar democrática: paradigmas e possibilidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hickmann, Micheli Canova
Data de Publicação: 2009
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/001300000fsd6
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2152
Resumo: Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009.
id UFSM_0e347bffc284a06b2b8a9a92ef983cbe
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/2152
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Gestão escolar democrática: paradigmas e possibilidadesDemocratic pertaining to school management: paradigms and possibilitiesDemocraciaParticipaçãoDescentralizaçãoMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009.This study it had as intention to investigate where measured the democratic management, understood as plural space of being able and negotiation of conflicts, they come, in fact, if constructing in the practical one of the school, in view of the definitions of the educational politics for the educational management. For guiding of this study, we carry through qualitative research. The procedures had involved bibliographical revision. The theoretical references leave on the bases of the management for the nutriment of the work of the educational manager so that if it can understand the paper of the educational manager on the dynamics of the educational establishments, as condition so that, all participate of form accomplish of the planning process. The debate around the categories is articulated: democracy, participation and decentralization. The current pertaining to school situation many times has limited the fortalecimento of the participation politics of the pertaining to school actors in the conduction of the routes of the institution. This debate is configured important, therefore still we are in the superficiality of this problem. What demand (reverse speed) to mean concepts and to construct others, placing the democracy in the experience of each one and each I sing of the school. The construction continuous and historical, is permeate of contradictions, having directed the necessity of retaken constants and new questionings.Este estudo teve como propósito investigar em que medida a gestão democrática, entendida como espaço plural de poder e negociação de conflitos, vêm, de fato, se construindo na prática da escola, tendo em vista as definições da política educacional para a gestão educacional. Para encaminhamento desse estudo, realizamos pesquisa qualitativa. Os procedimentos envolveram revisão bibliográfica. As referências teóricas partem sobre as bases da gestão para o norteamento do trabalho do gestor educacional a fim de que se possa compreender o papel do gestor educacional sobre a dinâmica dos estabelecimentos de ensino, como condição para que todos participem de forma efetiva do processo de planejamento. Articula-se o debate em torno das categorias: democracia, participação e descentralização. A situação escolar atual muitas vezes tem limitado o fortalecimento da participação política dos atores escolares na condução dos rumos da instituição. Configura-se importante esse debate, pois ainda estamos na superficialidade deste problema. O que demanda (re)significar conceitos e construir outros, colocando a democracia na vivência de cada um e na escola. A construção é contínua e histórica, permeada de contradições, direcionando a necessidade de constantes retomadas e novos questionamentos.Universidade Federal de Santa MariaCentro de EducaçãoLudwig, CristianeHickmann, Micheli Canova2016-09-13T12:27:40Z2016-09-13T12:27:40Z2009-08-072009Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2152ark:/26339/001300000fsd6porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-06-13T23:00:04Zoai:repositorio.ufsm.br:1/2152Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-06-13T23:00:04Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão escolar democrática: paradigmas e possibilidades
Democratic pertaining to school management: paradigms and possibilities
title Gestão escolar democrática: paradigmas e possibilidades
spellingShingle Gestão escolar democrática: paradigmas e possibilidades
Hickmann, Micheli Canova
Democracia
Participação
Descentralização
title_short Gestão escolar democrática: paradigmas e possibilidades
title_full Gestão escolar democrática: paradigmas e possibilidades
title_fullStr Gestão escolar democrática: paradigmas e possibilidades
title_full_unstemmed Gestão escolar democrática: paradigmas e possibilidades
title_sort Gestão escolar democrática: paradigmas e possibilidades
author Hickmann, Micheli Canova
author_facet Hickmann, Micheli Canova
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ludwig, Cristiane
dc.contributor.author.fl_str_mv Hickmann, Micheli Canova
dc.subject.por.fl_str_mv Democracia
Participação
Descentralização
topic Democracia
Participação
Descentralização
description Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-08-07
2009
2016-09-13T12:27:40Z
2016-09-13T12:27:40Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2152
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/001300000fsd6
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2152
identifier_str_mv ark:/26339/001300000fsd6
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172335303393280