Papel da estimulação essencial para o desenvolvimento cognitivo de bebês com síndrome de Down

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Domingues, Renata de Marco
Data de Publicação: 2007
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/0013000013328
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1525
Resumo: Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial, EaD, RS, 2007.
id UFSM_0e6901b0593aeb5623b50fc02df1cc7d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/1525
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Papel da estimulação essencial para o desenvolvimento cognitivo de bebês com síndrome de DownDesenvolvimento infantilSíndrome de DownEstimulação essencialArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial, EaD, RS, 2007.The aim of this article is to perform a literature review about the Essential Stimulation on the cognitive development of Down syndrome babies. The study makes an approach of three different aspects to contemplate the referred objective. The first one, mentions the cognitive development theory of Jean Piaget and his collaborators so that one can understand the global development of a child usually aged from zero to three year and eleven months which period is worked in the Essential Stimulation. The second approach deals with the understanding of what is the Down syndrome and, lately in the third and last approach a theoretical study about the Essential Stimulation and its benefits in the childish development process of children with Down syndrome is presented. In this study perspective it was possible to perceive the importance of knowing the phases of the sensorial and motor development period to respect the cognitive development of a Down syndrome child. In each development phase the family mediation, when respected the child timing, is an essential condition. In this way, we can, therefore, say that the Essential Stimulation is far more than helping the Down child to reach the maximum of its potentialities but, it is also necessary to think in the appropriateness of an specialized care which can emphasize the reconstruction of the familiar link that was broken while the discovery of the Down syndrome diagnose in the newborn child.O presente artigo monográfico tem como objetivo realizar uma revisão da literatura acerca do papel da Estimulação Essencial para o desenvolvimento cognitivo de bebês com síndrome de Down. O estudo aborda três aspectos para contemplar o referido objetivo: o primeiro relata a teoria do desenvolvimento cognitivo de Jean Piaget e seus colaboradores para que se compreenda o desenvolvimento global de uma criança no período de, em média, zero a três anos e onze meses de idade, cujo tempo é trabalhado na Estimulação Essencial; a segunda abordagem decorrerá do entendimento do que é a síndrome de Down e, posteriormente a isso; na terceira e última abordagem é apresentado um estudo teórico sobre Estimulação Essencial e seus benefícios neste processo. Nesta perspectiva de estudo, foi possível perceber a importância de se conhecer as fases do período sensório-motor para que se possa respeitar o desenvolvimento cognitivo de uma criança com síndrome de Down. Em cada fase do desenvolvimento, a mediação da família que respeita o tempo da criança, é uma condição essencial. Podemos, portando, dizer que a Estimulação Essencial é mais do que ajudar a criança com síndrome de Down a atingir ao máximo de suas potencialidades, também é preciso pensar na conveniência de um atendimento que prioriza a reconstituição do vínculo familiar quebrado na descoberta do diagnóstico de síndrome de Down no filho recém-nascido.Universidade Federal de Santa MariaCentro de EducaçãoMunhóz, Maria AlcioneDomingues, Renata de Marco2016-04-27T13:27:12Z2016-04-27T13:27:12Z2007-12-012007Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1525ark:/26339/0013000013328porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-06-13T22:56:28Zoai:repositorio.ufsm.br:1/1525Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-06-13T22:56:28Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Papel da estimulação essencial para o desenvolvimento cognitivo de bebês com síndrome de Down
title Papel da estimulação essencial para o desenvolvimento cognitivo de bebês com síndrome de Down
spellingShingle Papel da estimulação essencial para o desenvolvimento cognitivo de bebês com síndrome de Down
Domingues, Renata de Marco
Desenvolvimento infantil
Síndrome de Down
Estimulação essencial
title_short Papel da estimulação essencial para o desenvolvimento cognitivo de bebês com síndrome de Down
title_full Papel da estimulação essencial para o desenvolvimento cognitivo de bebês com síndrome de Down
title_fullStr Papel da estimulação essencial para o desenvolvimento cognitivo de bebês com síndrome de Down
title_full_unstemmed Papel da estimulação essencial para o desenvolvimento cognitivo de bebês com síndrome de Down
title_sort Papel da estimulação essencial para o desenvolvimento cognitivo de bebês com síndrome de Down
author Domingues, Renata de Marco
author_facet Domingues, Renata de Marco
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Munhóz, Maria Alcione
dc.contributor.author.fl_str_mv Domingues, Renata de Marco
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento infantil
Síndrome de Down
Estimulação essencial
topic Desenvolvimento infantil
Síndrome de Down
Estimulação essencial
description Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial, EaD, RS, 2007.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-12-01
2007
2016-04-27T13:27:12Z
2016-04-27T13:27:12Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1525
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/0013000013328
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1525
identifier_str_mv ark:/26339/0013000013328
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1821326162766331904