Estimulação essencial em bebês com Síndrome de Down

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Liliane Oliveira da
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Delgado, Isabelle Cahino (Orientadora)
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28359
Resumo: Os bebês com Síndrome de Down (SD) tendem a apresentar atraso global do desenvolvimento, com comprometimentos motores, linguísticos e cognitivos, evidenciando repercussões sobre o desempenho em atividades nas áreas de autocuidados e pessoal-social. Este estudo teve como objetivos analisar o desenvolvimento da comunicação de bebês com Síndrome de Down e traçar propostas de acompanhamento clínico fonoaudiológico junto a este público. Participaram deste estudo 11 bebês com Síndrome de Down, entre 3 e 18 meses de idade e foram utilizados o Plano de Avaliação da Comunicação para Bebês com SD e o Plano de Intervenção para Bebês com SD. Os bebês da faixa etária de 0 – 2 meses e 2 – 8 meses apresentaram tempo de atenção, concentração e imitação de ações maiores do que os de 8 – 12 meses e 12 – 18 meses, em contrapartida os de 12 – 18 meses participaram e interagiram mais durante as intervenções, além dos instrumentos musicais serem os brinquedos que favoreciam o maior número de vocalizações por parte de todas as faixas etárias analisadas. Ao final do estudo pode-se perceber a contribuição do atendimento fonoaudiológico precoce, visando o suporte para a aquisição e desenvolvimento da comunicação em bebês com Síndrome de Down.
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