Educação infantil: do brincar a aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pagnussat, Lissandra Mara Alebrant
Data de Publicação: 2016
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/0013000010ktg
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/11981
Resumo: Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão da Educação Municipal, EaD, RS, 2016.
id UFSM_0f49997bec47902980742a58b6a506b0
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/11981
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Educação infantil: do brincar a aprendizagemChild education: the play learningEducação infantilBrincarEducarEarly educationTo playTo educateCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão da Educação Municipal, EaD, RS, 2016.The work approach demonstrates that the toy and play are a very important aspect in learning to develop their potential and also argued about the stages through which pass the children, because the Children's education is considered the first stage of basic education , for purposes of the development of children up to six years old. The hallmark of early childhood education, including the psycho-social point of view, is the link to be established between the institution and the family, so that the child has clear references to its growth. The Early Childhood Education marks the child's entry into the first external social group to the family and this insertion must be welcoming, surrounded by care that allow the building of trust and affection bonds, creating the feeling of security. The school must provide the gradual acquisition of independence for their own care, to carry out the various activities and for conflict resolution. To show the necessity of play in the integral formation of children and how the teacher can make use of this feature to help them in their development, it will be presented, a brief justification of the subject, it is shown that to be better concepts and a level qualitative and satisfactory learning it is necessary to rethink the pedagogical practices, as well as the toy, the music, which is often still introduced into our educational system as simple recreation or fill the empty time.A abordagem do trabalho vem demonstrar que o brinquedo e a brincadeira são um aspecto muito importante na aprendizagem para o desenvolvimento de suas potencialidades e, tabém diz respeito às etapas por qual passam as crianças, pois a educação Infantil é considerada a primeira etapa da educação básica, tendo como finalidade o desenvolvimento integral da criança até os seis anos de idade. A marca fundamental da Educação Infantil, inclusive do ponto de vista psico-social, é o vínculo que deve ser estabelecido entre a Instituição e a família, a fim de que a criança tenha referências claras para o seu crescimento. A Educação Infantil marca a entrada da criança no primeiro grupo social externo à família e essa inserção deve ser acolhedora, cercada de cuidados que permitem a construção de vínculos de confiança e afeto, criando o sentimento de segurança. A escola deve proporcionar a aquisição gradual da independência para o cuidado próprio, para a realização das várias atividades e para a solução de conflitos. Para mostrar a necessidade da brincadeira na formação integral da criança e, de como o educador poderá lançar mão desse recurso para ajudá-la no seu desenvolvimento, será apresentado, uma breve fundamentação do assunto, pois é demonstrado que para haver melhores conceitos e um nível de aprendizagem qualitativa e satisfatória faz-se necessário repensar as práticas pedagógicas, bem como o brinquedo, as músicas, que muitas vezes, ainda é introduzido em nosso sistema educacional como simples recreação ou preenchimento do tempo vago.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de EducaçãoLopes, Luis Felipe DiasPagnussat, Lissandra Mara Alebrant2017-11-07T14:11:35Z2017-11-07T14:11:35Z2016-08-262016Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/11981ark:/26339/0013000010ktgporAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-11-07T14:11:35Zoai:repositorio.ufsm.br:1/11981Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-11-07T14:11:35Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação infantil: do brincar a aprendizagem
Child education: the play learning
title Educação infantil: do brincar a aprendizagem
spellingShingle Educação infantil: do brincar a aprendizagem
Pagnussat, Lissandra Mara Alebrant
Educação infantil
Brincar
Educar
Early education
To play
To educate
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Educação infantil: do brincar a aprendizagem
title_full Educação infantil: do brincar a aprendizagem
title_fullStr Educação infantil: do brincar a aprendizagem
title_full_unstemmed Educação infantil: do brincar a aprendizagem
title_sort Educação infantil: do brincar a aprendizagem
author Pagnussat, Lissandra Mara Alebrant
author_facet Pagnussat, Lissandra Mara Alebrant
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lopes, Luis Felipe Dias
dc.contributor.author.fl_str_mv Pagnussat, Lissandra Mara Alebrant
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Brincar
Educar
Early education
To play
To educate
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Educação infantil
Brincar
Educar
Early education
To play
To educate
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão da Educação Municipal, EaD, RS, 2016.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-26
2016
2017-11-07T14:11:35Z
2017-11-07T14:11:35Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/11981
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/0013000010ktg
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/11981
identifier_str_mv ark:/26339/0013000010ktg
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172425209348096