Filosofia no ensino médio: reflexões sobre a prática docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Revelante Netto, Eduardo
Data de Publicação: 2018
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/001300001509z
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14191
Resumo: Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio, EaD, RS, 2018.
id UFSM_132e71b318cdb87ca9fc1ee4ea31602b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/14191
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Filosofia no ensino médio: reflexões sobre a prática docentePhilosofy in high scholl: reflections about the teacher practiceFilosofiaEnsinoEnsino médioPhilosophyTeachingHigh schoolCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIAArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio, EaD, RS, 2018.This work aims to think pertinent questions about the Philosophy its nature and its relation with the society. The challenges faced by teachers to adapt, to transform Philosophy into a discipline of the high school curriculum and the implications of this condition of a discipline to be taught. This condition leads us to question the role of Philosophy in this context, as well as the development of a teaching methodology that can meet the social demands and achieve the proposed objectives.Este trabalho tem por finalidade pensar questões pertinentes sobre a Filosofia a sua natureza e a sua relação com a sociedade. Os desafios enfrentados pelos docentes para adequar, transformar a filosofia em uma disciplina do currículo escolar do ensino médio e as implicações decorrentes dessa condição de uma disciplina a ser ensinada. Tal condição nos leva a questionar qual é o papel da filosofia nesse contexto, assim como o desenvolvimento de uma metodologia de ensino que consiga atender as demandas sociais e alcançar os objetivos propostos.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de Ciências Sociais e HumanasGallina, Simone Freitas da SilvaRevelante Netto, Eduardo2018-09-05T11:10:19Z2018-09-05T11:10:19Z2018-07-052018Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14191ark:/26339/001300001509zporAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2018-09-05T11:10:19Zoai:repositorio.ufsm.br:1/14191Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2018-09-05T11:10:19Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Filosofia no ensino médio: reflexões sobre a prática docente
Philosofy in high scholl: reflections about the teacher practice
title Filosofia no ensino médio: reflexões sobre a prática docente
spellingShingle Filosofia no ensino médio: reflexões sobre a prática docente
Revelante Netto, Eduardo
Filosofia
Ensino
Ensino médio
Philosophy
Teaching
High school
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
title_short Filosofia no ensino médio: reflexões sobre a prática docente
title_full Filosofia no ensino médio: reflexões sobre a prática docente
title_fullStr Filosofia no ensino médio: reflexões sobre a prática docente
title_full_unstemmed Filosofia no ensino médio: reflexões sobre a prática docente
title_sort Filosofia no ensino médio: reflexões sobre a prática docente
author Revelante Netto, Eduardo
author_facet Revelante Netto, Eduardo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gallina, Simone Freitas da Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Revelante Netto, Eduardo
dc.subject.por.fl_str_mv Filosofia
Ensino
Ensino médio
Philosophy
Teaching
High school
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
topic Filosofia
Ensino
Ensino médio
Philosophy
Teaching
High school
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
description Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio, EaD, RS, 2018.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-05T11:10:19Z
2018-09-05T11:10:19Z
2018-07-05
2018
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14191
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/001300001509z
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14191
identifier_str_mv ark:/26339/001300001509z
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Ciências Sociais e Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Ciências Sociais e Humanas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172450677161984