Uma proposta para o ensino de Filosofia, sob a perspectiva de Hannah Arendt

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Apolonio, Adriano Aparecido
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/243079
Resumo: Ao adentrar o espaço escolar, o processo de ensino e aprendizagem é permeado por fenômenos que estão além da escola, mas que afetam diretamente em seus índices, e, acima de tudo, os próprios estudantes. Esta pesquisa traçou, como objetivo geral, elaborar, aplicar e avaliar um jogo de tabuleiro, por meio de uma sequência didática, com ênfase no ensino de filosofia, para estudantes do Ensino Médio, em uma escola da rede pública. Para isso, definiu como objetivos específicos analisar dados e informações referentes à Educação Básica, por meio de levantamento documental, para elucidar possíveis demandas do processo de ensino e aprendizagem; levantar, por meio da redução fenomenológica, as experiências dos professores da Unidade Escolar, para verificar possíveis prioridades no trabalho pedagógico; realizar a seleção, leitura e análise de fontes teóricas para fundamentar os resultados obtidos e mensurar possíveis estratégias para a intervenção na prática de ensino e aprendizagem. Após a análise dos dados e das informações, a pesquisa avançou para a redução fenomenológica dos professores da UE. Com estes resultados foi possível elaborar, aplicar e avaliar um produto educacional, denominado “Senso Comum: uma proposta para o ensino de filosofia, sob a perspectiva de Hannah Arendt”, com estudantes do EM. Os resultados desta pesquisa permitiram concluir que, primeiramente, o processo de ensino e aprendizagem é uma realidade muito complexa que extrapola o espaço escolar, mas que, também, tem seus elementos intrínsecos à realidade própria do espaço escolar que precisa ser reconhecida. Os resultados desta pesquisa também permitiram reconhecer a pertinência do pensamento de Hannah Arendt, quando sugere a importância de desenvolver em cada pessoa um sentido de pertencimento à comunidade que, por sua vez, é caracterizada pela presença do outro. Essa ideia, expressa pelo conceito de Senso Comum, nomeou o produto educacional: “Senso Comum: uma proposta para o ensino de filosofia, sob a perspectiva de Hannah Arendt”. O produto educacional foi elaborado sob estes fundamentos, aplicado à realidade da UE e avaliado pelos professores e estudantes. Esta pesquisa, com seus fundamentos teóricos e com o produto educacional, permitiu oferecer uma contribuição ao processo de ensino e aprendizagem, com ênfase ao ensino de filosofia, instigando e envolvendo os estudantes para a formação do senso crítico e de pertencimento à comunidade escolar e social.
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Para isso, definiu como objetivos específicos analisar dados e informações referentes à Educação Básica, por meio de levantamento documental, para elucidar possíveis demandas do processo de ensino e aprendizagem; levantar, por meio da redução fenomenológica, as experiências dos professores da Unidade Escolar, para verificar possíveis prioridades no trabalho pedagógico; realizar a seleção, leitura e análise de fontes teóricas para fundamentar os resultados obtidos e mensurar possíveis estratégias para a intervenção na prática de ensino e aprendizagem. Após a análise dos dados e das informações, a pesquisa avançou para a redução fenomenológica dos professores da UE. Com estes resultados foi possível elaborar, aplicar e avaliar um produto educacional, denominado “Senso Comum: uma proposta para o ensino de filosofia, sob a perspectiva de Hannah Arendt”, com estudantes do EM. 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Esta pesquisa, com seus fundamentos teóricos e com o produto educacional, permitiu oferecer uma contribuição ao processo de ensino e aprendizagem, com ênfase ao ensino de filosofia, instigando e envolvendo os estudantes para a formação do senso crítico e de pertencimento à comunidade escolar e social.When entering the school space, the teaching and learning process is permeated by phenomena that are beyond the school, but that directly affect its rates, and, above all, the students themselves. This research outlined, as a general objective, to develop, apply and evaluate a board game, through a didactic sequence, with emphasis on teaching philosophy, for high school students, in a public school. For this, it defined as specific objectives to analyze data and information referring to Basic Education, through documental survey, to elucidate possible demands of the teaching and learning process; raise, through the phenomenological reduction, the experiences of the teachers of the School Unit, to verify possible priorities in the pedagogical work; carry out the selection, reading and analysis of theoretical sources to substantiate the results obtained and measure possible strategies for intervention in the practice of teaching and learning. After analyzing the data and information, the research advanced to the phenomenological reduction of UE teachers. With these results, it was possible to elaborate, apply and evaluate an educational product, called “Common Sense: a proposal for teaching philosophy, from the perspective of Hannah Arendt”, with EM students. The results of this research allowed us to conclude that, firstly, the teaching and learning process is a very complex reality that goes beyond the school space, but which also has its intrinsic elements to the reality of the school space that needs to be recognized. The results of this research also made it possible to recognize the pertinence of Hannah Arendt's thought, when she suggests the importance of developing in each person a sense of belonging to the community which, in turn, is characterized by the presence of the other. This idea, expressed by the concept of Common Sense, named the educational product: “Common Sense: a proposal for teaching philosophy, from the perspective of Hannah Arendt”. The educational product was designed based on these foundations, applied to the reality of the UE and evaluated by teachers and students. This research, with its theoretical foundations and with the educational product, allowed offering a contribution to the teaching and learning process, with emphasis on the teaching of philosophy, instigating and involving students in the formation of a critical sense and belonging to the school and social communityUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Rodrigues, Eli Vagner Francisco [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Apolonio, Adriano Aparecido2023-04-24T11:31:12Z2023-04-24T11:31:12Z2023-02-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/24307933004056091P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-18T06:04:53Zoai:repositorio.unesp.br:11449/243079Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:13:17.510671Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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