Gestão educacional: a inclusão de autistas no contexto escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosato, Adriana Demarqui
Data de Publicação: 2012
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/001300000hbx0
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14674
Resumo: Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2012.
id UFSM_134bedfae2c4f6a36f4efb95ef9fd99c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/14674
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Gestão educacional: a inclusão de autistas no contexto escolarEducational management: the inclusion of autism in school contextGestão educacionalInclusãoAutismoEducational managementInclusionAutismCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2012.Given a context of inclusion, the school faces different demands, having to meet each subject according to their "limitations and differences" and nurture the participation of those in the teaching-learning process, like any other student, in accordance with existing laws. Therefore, among the subjects watched the premises of educational inclusion are pupils with a syndrome of autism every day, it's getting more diagnoses. Thus, the concepts of Educational Management become part of this scenario, a fundamental role in the process of school inclusion. In this sense, I present this work, which is part of the research line Management School Organization, educational administrators' perceptions regarding the process of inclusion of autistic children in the school context. Therefore, it has as its main objective: Understand the challenges and potentials encountered by educational administrators of the city of Passo Fundo forward to the inclusion of autistic in the regular school system considering the current proposal for Educational Management. The research is based on qualitative and as an instrument for data collection interview reflective practice (SZYMANSKI, 2004), seeking to find ways that meet the objectives of the work. The data analysis was based on assumptions of Content Analysis (Bardin, 2009). As for the theoretical analysis was used as authors: Lück (2001), Revière (1995), Mantoan (2001), Carneiro (2007), among others. Note that the inclusion of autistic school has been perceived by managers as an extremely positive because through this, children are able to live and live with the differences, respecting the limits and characteristics of each subject. However, to the premises of the school inclusion can be developed and enforced, challenges are found around this trajectory, which are being exceeded and rethought by the school community.Diante de um contexto de inclusão, a escola depara-se com diferentes demandas, tendo de atender cada sujeito de acordo com suas “limitações e diferenças” e oportunizar a participação destes no processo de ensino-aprendizagem, como qualquer outro aluno, em acordo com os dispositivos legais vigentes. Logo, dentre os sujeitos assistidos pelas premissas de inclusão escolar estão os alunos portadores de autismo uma síndrome que a cada dia, vem recebendo maior número de diagnósticos. Sendo assim, as concepções de Gestão Educacional passam a fazer parte deste panorama, tendo papel fundamental no decorrer do processo de inclusão escolar. Neste sentido, apresento neste trabalho, que se insere na linha de pesquisa de Gestão da Organização Escolar, as percepções dos gestores educacionais frente ao processo de inclusão de crianças autistas no contexto escolar. Sendo assim, tem-se como objetivo principal: Compreender os desafios e as potencialidades encontradas pelos gestores educacionais do município de Passo Fundo frente à inclusão de autistas na rede regular de ensino, considerando a atual proposta de Gestão Educacional. A pesquisa de caráter qualitativo tem como base e como instrumento de coleta de dados a entrevista de prática reflexiva (SZYMANSKI, 2004), buscando localizar aspectos que venham ao encontro dos objetivos do trabalho. A análise dos dados coletados baseou-se nos pressupostos da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2009). Como referenciais teóricos para a análise utilizou-se autores como: Lück (2001), Revière (1995), Mantoan (2001), Carneiro (2007), entre outros. Cabe ressaltar que a inclusão de autistas na escola vem sendo percebida, pelos gestores, como fator extremamente positivo, pois através desta, as crianças são capazes de viver e conviver com as diferenças, respeitando os limites e características de cada sujeito. No entanto, para que as premissas da inclusão escolar possam ser desenvolvidas e cumpridas, desafios são encontrados em torno desta trajetória, os quais vêm sendo ultrapassados e repensados pela comunidade escolar.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de EducaçãoMiranda, Natália PergherRosato, Adriana Demarqui2018-10-25T14:03:43Z2018-10-25T14:03:43Z2012-11-302012Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14674ark:/26339/001300000hbx0porAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2018-10-25T14:03:44Zoai:repositorio.ufsm.br:1/14674Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2018-10-25T14:03:44Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão educacional: a inclusão de autistas no contexto escolar
Educational management: the inclusion of autism in school context
title Gestão educacional: a inclusão de autistas no contexto escolar
spellingShingle Gestão educacional: a inclusão de autistas no contexto escolar
Rosato, Adriana Demarqui
Gestão educacional
Inclusão
Autismo
Educational management
Inclusion
Autism
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Gestão educacional: a inclusão de autistas no contexto escolar
title_full Gestão educacional: a inclusão de autistas no contexto escolar
title_fullStr Gestão educacional: a inclusão de autistas no contexto escolar
title_full_unstemmed Gestão educacional: a inclusão de autistas no contexto escolar
title_sort Gestão educacional: a inclusão de autistas no contexto escolar
author Rosato, Adriana Demarqui
author_facet Rosato, Adriana Demarqui
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Miranda, Natália Pergher
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosato, Adriana Demarqui
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão educacional
Inclusão
Autismo
Educational management
Inclusion
Autism
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Gestão educacional
Inclusão
Autismo
Educational management
Inclusion
Autism
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2012.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-11-30
2012
2018-10-25T14:03:43Z
2018-10-25T14:03:43Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14674
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/001300000hbx0
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14674
identifier_str_mv ark:/26339/001300000hbx0
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172344278155264