Gestão educacional: a inclusão de autistas no contexto escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
dARK ID: | ark:/26339/001300000hbx0 |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14674 |
Resumo: | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2012. |
id |
UFSM_134bedfae2c4f6a36f4efb95ef9fd99c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/14674 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
Gestão educacional: a inclusão de autistas no contexto escolarEducational management: the inclusion of autism in school contextGestão educacionalInclusãoAutismoEducational managementInclusionAutismCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2012.Given a context of inclusion, the school faces different demands, having to meet each subject according to their "limitations and differences" and nurture the participation of those in the teaching-learning process, like any other student, in accordance with existing laws. Therefore, among the subjects watched the premises of educational inclusion are pupils with a syndrome of autism every day, it's getting more diagnoses. Thus, the concepts of Educational Management become part of this scenario, a fundamental role in the process of school inclusion. In this sense, I present this work, which is part of the research line Management School Organization, educational administrators' perceptions regarding the process of inclusion of autistic children in the school context. Therefore, it has as its main objective: Understand the challenges and potentials encountered by educational administrators of the city of Passo Fundo forward to the inclusion of autistic in the regular school system considering the current proposal for Educational Management. The research is based on qualitative and as an instrument for data collection interview reflective practice (SZYMANSKI, 2004), seeking to find ways that meet the objectives of the work. The data analysis was based on assumptions of Content Analysis (Bardin, 2009). As for the theoretical analysis was used as authors: Lück (2001), Revière (1995), Mantoan (2001), Carneiro (2007), among others. Note that the inclusion of autistic school has been perceived by managers as an extremely positive because through this, children are able to live and live with the differences, respecting the limits and characteristics of each subject. However, to the premises of the school inclusion can be developed and enforced, challenges are found around this trajectory, which are being exceeded and rethought by the school community.Diante de um contexto de inclusão, a escola depara-se com diferentes demandas, tendo de atender cada sujeito de acordo com suas “limitações e diferenças” e oportunizar a participação destes no processo de ensino-aprendizagem, como qualquer outro aluno, em acordo com os dispositivos legais vigentes. Logo, dentre os sujeitos assistidos pelas premissas de inclusão escolar estão os alunos portadores de autismo uma síndrome que a cada dia, vem recebendo maior número de diagnósticos. Sendo assim, as concepções de Gestão Educacional passam a fazer parte deste panorama, tendo papel fundamental no decorrer do processo de inclusão escolar. Neste sentido, apresento neste trabalho, que se insere na linha de pesquisa de Gestão da Organização Escolar, as percepções dos gestores educacionais frente ao processo de inclusão de crianças autistas no contexto escolar. Sendo assim, tem-se como objetivo principal: Compreender os desafios e as potencialidades encontradas pelos gestores educacionais do município de Passo Fundo frente à inclusão de autistas na rede regular de ensino, considerando a atual proposta de Gestão Educacional. A pesquisa de caráter qualitativo tem como base e como instrumento de coleta de dados a entrevista de prática reflexiva (SZYMANSKI, 2004), buscando localizar aspectos que venham ao encontro dos objetivos do trabalho. A análise dos dados coletados baseou-se nos pressupostos da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2009). Como referenciais teóricos para a análise utilizou-se autores como: Lück (2001), Revière (1995), Mantoan (2001), Carneiro (2007), entre outros. Cabe ressaltar que a inclusão de autistas na escola vem sendo percebida, pelos gestores, como fator extremamente positivo, pois através desta, as crianças são capazes de viver e conviver com as diferenças, respeitando os limites e características de cada sujeito. No entanto, para que as premissas da inclusão escolar possam ser desenvolvidas e cumpridas, desafios são encontrados em torno desta trajetória, os quais vêm sendo ultrapassados e repensados pela comunidade escolar.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de EducaçãoMiranda, Natália PergherRosato, Adriana Demarqui2018-10-25T14:03:43Z2018-10-25T14:03:43Z2012-11-302012Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14674ark:/26339/001300000hbx0porAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2018-10-25T14:03:44Zoai:repositorio.ufsm.br:1/14674Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2018-10-25T14:03:44Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gestão educacional: a inclusão de autistas no contexto escolar Educational management: the inclusion of autism in school context |
title |
Gestão educacional: a inclusão de autistas no contexto escolar |
spellingShingle |
Gestão educacional: a inclusão de autistas no contexto escolar Rosato, Adriana Demarqui Gestão educacional Inclusão Autismo Educational management Inclusion Autism CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Gestão educacional: a inclusão de autistas no contexto escolar |
title_full |
Gestão educacional: a inclusão de autistas no contexto escolar |
title_fullStr |
Gestão educacional: a inclusão de autistas no contexto escolar |
title_full_unstemmed |
Gestão educacional: a inclusão de autistas no contexto escolar |
title_sort |
Gestão educacional: a inclusão de autistas no contexto escolar |
author |
Rosato, Adriana Demarqui |
author_facet |
Rosato, Adriana Demarqui |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Miranda, Natália Pergher |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosato, Adriana Demarqui |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão educacional Inclusão Autismo Educational management Inclusion Autism CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Gestão educacional Inclusão Autismo Educational management Inclusion Autism CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2012. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-11-30 2012 2018-10-25T14:03:43Z 2018-10-25T14:03:43Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14674 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/26339/001300000hbx0 |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14674 |
identifier_str_mv |
ark:/26339/001300000hbx0 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil UFSM Centro de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil UFSM Centro de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1815172344278155264 |