Inclusão das crianças com autismo: perspectivas sobre uma intervenção na escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/12943 |
Resumo: | O texto apresenta a avaliação das mães, professoras e psicopedagoga de crianças com autismo sobre uma abordagem de trabalho desenvolvido pelas autoras e designado de método singular. Foi desenvolvida uma pesquisa aplicada, qualitativa e de intervenção, que focava no desenvolvimento das funções mentais superiores de 2 crianças com autismo. As entrevistas foram realizadas antes e depois de 4 meses de trabalho realizados diariamente na sala de aula e em outros ambientes da escola. Focamos a análise em dois aspectos: suas análises sobre o método e suas perspectivas sobre a evolução das crianças após a intervenção. As entrevistadas relatam perceber a evolução das crianças em várias funções mentais e a diminuição de alguns sintomas do TEA após a intervenção. Nossos dados apontam para a necessidade de as crianças com autismo serem trabalhadas em uma perspectiva que englobe todos os aspectos do seu desenvolvimento, evitando atividades repetitivas e engessadas. |
id |
UESB-7_f45e217049424f9746df8484a2cf25d2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/12943 |
network_acronym_str |
UESB-7 |
network_name_str |
Práxis Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Inclusão das crianças com autismo: perspectivas sobre uma intervenção na escolaInclusión de niños con autismo: perspectivas de una intervención en la escuelaInclusion of children with autism: perspectives on an intervention at schoolautismoinclusãoVigotskiautismoinclusiónVygotiskiautisminclusionVygotiskiO texto apresenta a avaliação das mães, professoras e psicopedagoga de crianças com autismo sobre uma abordagem de trabalho desenvolvido pelas autoras e designado de método singular. Foi desenvolvida uma pesquisa aplicada, qualitativa e de intervenção, que focava no desenvolvimento das funções mentais superiores de 2 crianças com autismo. As entrevistas foram realizadas antes e depois de 4 meses de trabalho realizados diariamente na sala de aula e em outros ambientes da escola. Focamos a análise em dois aspectos: suas análises sobre o método e suas perspectivas sobre a evolução das crianças após a intervenção. As entrevistadas relatam perceber a evolução das crianças em várias funções mentais e a diminuição de alguns sintomas do TEA após a intervenção. Nossos dados apontam para a necessidade de as crianças com autismo serem trabalhadas em uma perspectiva que englobe todos os aspectos do seu desenvolvimento, evitando atividades repetitivas e engessadas.This work presentes the results of a qualitative, applied and intervention research conducted with mothers, teachers and psychopedagogues of children with autism. That research, focused on the development of higher mental functions of two children, was done in the classroom and in other school environments, before and after four months of daily work. The analyses of the data were focused on two aspects: their opinion on the method created and applied by the researcher, and their perspectives on the children’s evolution after the intervention. The interviewees reported noticing the children's evolution in various mental functions and the reduction of some ASD symptoms after the intervention. Our data also point to the need of a work with children with autism from a perspective which encompasses all aspects of their development, avoiding repetitive and plastered activities.El texto presenta la evaluación de madres, docentes y psicopedagoga de niños con autismo sobre un enfoque de trabajo desarrollado por las autoras y denominado método singular. Se desarrolló una investigación aplicada, cualitativa y de intervención, la cual se centró en el desarrollo de las funciones mentales superiores de 2 niños con autismo. Las entrevistas se realizaron antes y después de 4 meses de trabajo diario en el aula y en otros ambientes escolares. Centramos el análisis en dos aspectos: su análisis del método y sus perspectivas sobre la evolución de los niños tras la intervención. Los entrevistados relatan haber notado la evolución de los niños en diversas funciones mentales y la reducción de algunos síntomas del TEA después de la intervención. Nuestros datos apuntan a la necesidad de que los niños con autismo sean trabajados desde una perspectiva que abarque todos los aspectos de su desarrollo, evitando actividades repetitivas e inflexibles.Edições UESB2023-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/1294310.22481/praxisedu.v19i50.12943Práxis Educacional; v. 19 n. 50 (2023): Edição 2023 de publicação em fluxo contínuo.; e12943Práxis Educacional; Vol. 19 Núm. 50 (2023): Edição 2023 de publicação em fluxo contínuo.; e12943Práxis Educacional; Vol. 19 No. 50 (2023): Edição 2023 de publicação em fluxo contínuo.; e129432178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/12943/8078Copyright (c) 2023 Práxis Educacionalhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCunha, Ane Cristine Herminio2023-07-01T00:45:53Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/12943Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2023-07-01T00:45:53Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inclusão das crianças com autismo: perspectivas sobre uma intervenção na escola Inclusión de niños con autismo: perspectivas de una intervención en la escuela Inclusion of children with autism: perspectives on an intervention at school |
title |
Inclusão das crianças com autismo: perspectivas sobre uma intervenção na escola |
spellingShingle |
Inclusão das crianças com autismo: perspectivas sobre uma intervenção na escola Cunha, Ane Cristine Herminio autismo inclusão Vigotski autismo inclusión Vygotiski autism inclusion Vygotiski |
title_short |
Inclusão das crianças com autismo: perspectivas sobre uma intervenção na escola |
title_full |
Inclusão das crianças com autismo: perspectivas sobre uma intervenção na escola |
title_fullStr |
Inclusão das crianças com autismo: perspectivas sobre uma intervenção na escola |
title_full_unstemmed |
Inclusão das crianças com autismo: perspectivas sobre uma intervenção na escola |
title_sort |
Inclusão das crianças com autismo: perspectivas sobre uma intervenção na escola |
author |
Cunha, Ane Cristine Herminio |
author_facet |
Cunha, Ane Cristine Herminio |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cunha, Ane Cristine Herminio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
autismo inclusão Vigotski autismo inclusión Vygotiski autism inclusion Vygotiski |
topic |
autismo inclusão Vigotski autismo inclusión Vygotiski autism inclusion Vygotiski |
description |
O texto apresenta a avaliação das mães, professoras e psicopedagoga de crianças com autismo sobre uma abordagem de trabalho desenvolvido pelas autoras e designado de método singular. Foi desenvolvida uma pesquisa aplicada, qualitativa e de intervenção, que focava no desenvolvimento das funções mentais superiores de 2 crianças com autismo. As entrevistas foram realizadas antes e depois de 4 meses de trabalho realizados diariamente na sala de aula e em outros ambientes da escola. Focamos a análise em dois aspectos: suas análises sobre o método e suas perspectivas sobre a evolução das crianças após a intervenção. As entrevistadas relatam perceber a evolução das crianças em várias funções mentais e a diminuição de alguns sintomas do TEA após a intervenção. Nossos dados apontam para a necessidade de as crianças com autismo serem trabalhadas em uma perspectiva que englobe todos os aspectos do seu desenvolvimento, evitando atividades repetitivas e engessadas. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/12943 10.22481/praxisedu.v19i50.12943 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/12943 |
identifier_str_mv |
10.22481/praxisedu.v19i50.12943 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/12943/8078 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Práxis Educacional http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Práxis Educacional http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Práxis Educacional; v. 19 n. 50 (2023): Edição 2023 de publicação em fluxo contínuo.; e12943 Práxis Educacional; Vol. 19 Núm. 50 (2023): Edição 2023 de publicação em fluxo contínuo.; e12943 Práxis Educacional; Vol. 19 No. 50 (2023): Edição 2023 de publicação em fluxo contínuo.; e12943 2178-2679 1809-0249 reponame:Práxis Educacional (Online) instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Práxis Educacional (Online) |
collection |
Práxis Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
praxisedu@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1797068813653508096 |