Inclusão das crianças com autismo: perspectivas sobre uma intervenção na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Ane Cristine Herminio
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/12943
Resumo: O texto apresenta a avaliação das mães, professoras e psicopedagoga de crianças com autismo sobre uma abordagem de trabalho desenvolvido pelas autoras e designado de método singular. Foi desenvolvida uma pesquisa aplicada, qualitativa e de intervenção, que focava no desenvolvimento das funções mentais superiores de 2 crianças com autismo. As entrevistas foram realizadas antes e depois de 4 meses de trabalho realizados diariamente na sala de aula e em outros ambientes da escola. Focamos a análise em dois aspectos: suas análises sobre o método e suas perspectivas sobre a evolução das crianças após a intervenção. As entrevistadas relatam perceber a evolução das crianças em várias funções mentais e a diminuição de alguns sintomas do TEA após a intervenção. Nossos dados apontam para a necessidade de as crianças com autismo serem trabalhadas em uma perspectiva que englobe todos os aspectos do seu desenvolvimento, evitando atividades repetitivas e engessadas.
id UESB-7_f45e217049424f9746df8484a2cf25d2
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/12943
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Inclusão das crianças com autismo: perspectivas sobre uma intervenção na escolaInclusión de niños con autismo: perspectivas de una intervención en la escuelaInclusion of children with autism: perspectives on an intervention at schoolautismoinclusãoVigotskiautismoinclusiónVygotiskiautisminclusionVygotiskiO texto apresenta a avaliação das mães, professoras e psicopedagoga de crianças com autismo sobre uma abordagem de trabalho desenvolvido pelas autoras e designado de método singular. Foi desenvolvida uma pesquisa aplicada, qualitativa e de intervenção, que focava no desenvolvimento das funções mentais superiores de 2 crianças com autismo. As entrevistas foram realizadas antes e depois de 4 meses de trabalho realizados diariamente na sala de aula e em outros ambientes da escola. Focamos a análise em dois aspectos: suas análises sobre o método e suas perspectivas sobre a evolução das crianças após a intervenção. As entrevistadas relatam perceber a evolução das crianças em várias funções mentais e a diminuição de alguns sintomas do TEA após a intervenção. Nossos dados apontam para a necessidade de as crianças com autismo serem trabalhadas em uma perspectiva que englobe todos os aspectos do seu desenvolvimento, evitando atividades repetitivas e engessadas.This work presentes the results of a qualitative, applied and intervention research conducted with mothers, teachers and psychopedagogues of children with autism.  That research, focused on the development of higher mental functions of two children, was done in the classroom and in other school environments, before and after four months of daily work. The analyses of the data were focused on two aspects: their opinion on the method created and applied by the researcher, and their perspectives on the children’s evolution after the intervention. The interviewees reported noticing the children's evolution in various mental functions and the reduction of some ASD symptoms after the intervention. Our data also point to the need of a work with children with autism from a perspective which encompasses all aspects of their development, avoiding repetitive and plastered activities.El texto presenta la evaluación de madres, docentes y psicopedagoga de niños con autismo sobre un enfoque de trabajo desarrollado por las autoras y denominado método singular. Se desarrolló una investigación aplicada, cualitativa y de intervención, la cual se centró en el desarrollo de las funciones mentales superiores de 2 niños con autismo. Las entrevistas se realizaron antes y después de 4 meses de trabajo diario en el aula y en otros ambientes escolares. Centramos el análisis en dos aspectos: su análisis del método y sus perspectivas sobre la evolución de los niños tras la intervención. Los entrevistados relatan haber notado la evolución de los niños en diversas funciones mentales y la reducción de algunos síntomas del TEA después de la intervención. Nuestros datos apuntan a la necesidad de que los niños con autismo sean trabajados desde una perspectiva que abarque todos los aspectos de su desarrollo, evitando actividades repetitivas e inflexibles.Edições UESB2023-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/1294310.22481/praxisedu.v19i50.12943Práxis Educacional; v. 19 n. 50 (2023): Edição 2023 de publicação em fluxo contínuo.; e12943Práxis Educacional; Vol. 19 Núm. 50 (2023): Edição 2023 de publicação em fluxo contínuo.; e12943Práxis Educacional; Vol. 19 No. 50 (2023): Edição 2023 de publicação em fluxo contínuo.; e129432178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/12943/8078Copyright (c) 2023 Práxis Educacionalhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCunha, Ane Cristine Herminio2023-07-01T00:45:53Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/12943Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2023-07-01T00:45:53Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv Inclusão das crianças com autismo: perspectivas sobre uma intervenção na escola
Inclusión de niños con autismo: perspectivas de una intervención en la escuela
Inclusion of children with autism: perspectives on an intervention at school
title Inclusão das crianças com autismo: perspectivas sobre uma intervenção na escola
spellingShingle Inclusão das crianças com autismo: perspectivas sobre uma intervenção na escola
Cunha, Ane Cristine Herminio
autismo
inclusão
Vigotski
autismo
inclusión
Vygotiski
autism
inclusion
Vygotiski
title_short Inclusão das crianças com autismo: perspectivas sobre uma intervenção na escola
title_full Inclusão das crianças com autismo: perspectivas sobre uma intervenção na escola
title_fullStr Inclusão das crianças com autismo: perspectivas sobre uma intervenção na escola
title_full_unstemmed Inclusão das crianças com autismo: perspectivas sobre uma intervenção na escola
title_sort Inclusão das crianças com autismo: perspectivas sobre uma intervenção na escola
author Cunha, Ane Cristine Herminio
author_facet Cunha, Ane Cristine Herminio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Ane Cristine Herminio
dc.subject.por.fl_str_mv autismo
inclusão
Vigotski
autismo
inclusión
Vygotiski
autism
inclusion
Vygotiski
topic autismo
inclusão
Vigotski
autismo
inclusión
Vygotiski
autism
inclusion
Vygotiski
description O texto apresenta a avaliação das mães, professoras e psicopedagoga de crianças com autismo sobre uma abordagem de trabalho desenvolvido pelas autoras e designado de método singular. Foi desenvolvida uma pesquisa aplicada, qualitativa e de intervenção, que focava no desenvolvimento das funções mentais superiores de 2 crianças com autismo. As entrevistas foram realizadas antes e depois de 4 meses de trabalho realizados diariamente na sala de aula e em outros ambientes da escola. Focamos a análise em dois aspectos: suas análises sobre o método e suas perspectivas sobre a evolução das crianças após a intervenção. As entrevistadas relatam perceber a evolução das crianças em várias funções mentais e a diminuição de alguns sintomas do TEA após a intervenção. Nossos dados apontam para a necessidade de as crianças com autismo serem trabalhadas em uma perspectiva que englobe todos os aspectos do seu desenvolvimento, evitando atividades repetitivas e engessadas.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/12943
10.22481/praxisedu.v19i50.12943
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/12943
identifier_str_mv 10.22481/praxisedu.v19i50.12943
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/12943/8078
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Práxis Educacional
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Práxis Educacional
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 19 n. 50 (2023): Edição 2023 de publicação em fluxo contínuo.; e12943
Práxis Educacional; Vol. 19 Núm. 50 (2023): Edição 2023 de publicação em fluxo contínuo.; e12943
Práxis Educacional; Vol. 19 No. 50 (2023): Edição 2023 de publicação em fluxo contínuo.; e12943
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068813653508096