A contribuição dos jogos didáticos para o ensino da Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medina, Karen de Souza
Data de Publicação: 2013
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/00130000086dg
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/813
Resumo: Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2013.
id UFSM_18e4c85329d05fd9fa0f597b8368bb4a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/813
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling A contribuição dos jogos didáticos para o ensino da MatemáticaAprendizagemJogos didáticosJogos educacionaisMatemáticaArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2013.This paper discusses the contribution that educational games have been doing in learning. Mediators used as teaching tools where students contextualize their social environment, and their knowledge about technology associated with themes seen in the classroom. With the revolution in the means of interaction, educational games have in your configuration essentials to draw students' interest; Stimuli generated by them facilitate the construction of knowledge, because the collective actions motivate attention and logical reasoning, essential factors in studies of mathematics. The text also describes the application of games in a class of 5th year of elementary school, bringing in its descriptive methodology, observation of student behavior before games in a pedagogical perspective. The problems and difficulties are also arranged throughout the research, because social realities differ, reflecting the results.O presente artigo trata da contribuição que os jogos didáticos vêm fazendo na aprendizagem. Usados como instrumentos mediadores de ensino, onde os alunos contextualizam seu meio social, e seus conhecimentos associados sobre tecnologia com temas vistos em sala de aula. Com a revolução dos meios de interação, os jogos educacionais apresentam em sua configuração elementos essenciais para chamar o interesse dos alunos. Os estímulos gerados por eles facilitam a construção do saber, pois a coletividade das ações motiva a atenção e raciocínio lógicos, fatores indispensáveis nos estudos da matemática. O texto relata também a aplicação dos jogos em uma turma de 5º ano do ensino fundamental, trazendo em sua metodologia descritiva, uma observação do comportamento dos alunos diante dos jogos em uma visão pedagógica. Os problemas e dificuldades também estão dispostos ao longo da pesquisa pois as realidades sociais diferem, refletindo nos resultados.Universidade Federal de Santa MariaCentro de TecnologiaMedina, Roseclea DuarteMedina, Karen de Souza2015-05-19T14:07:09Z2015-05-19T14:07:09Z20132013Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/813ark:/26339/00130000086dgporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-06-13T22:51:41Zoai:repositorio.ufsm.br:1/813Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-06-13T22:51:41Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv A contribuição dos jogos didáticos para o ensino da Matemática
title A contribuição dos jogos didáticos para o ensino da Matemática
spellingShingle A contribuição dos jogos didáticos para o ensino da Matemática
Medina, Karen de Souza
Aprendizagem
Jogos didáticos
Jogos educacionais
Matemática
title_short A contribuição dos jogos didáticos para o ensino da Matemática
title_full A contribuição dos jogos didáticos para o ensino da Matemática
title_fullStr A contribuição dos jogos didáticos para o ensino da Matemática
title_full_unstemmed A contribuição dos jogos didáticos para o ensino da Matemática
title_sort A contribuição dos jogos didáticos para o ensino da Matemática
author Medina, Karen de Souza
author_facet Medina, Karen de Souza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Medina, Roseclea Duarte
dc.contributor.author.fl_str_mv Medina, Karen de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Jogos didáticos
Jogos educacionais
Matemática
topic Aprendizagem
Jogos didáticos
Jogos educacionais
Matemática
description Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2013.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013
2015-05-19T14:07:09Z
2015-05-19T14:07:09Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/813
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/00130000086dg
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/813
identifier_str_mv ark:/26339/00130000086dg
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Tecnologia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Tecnologia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172303037661184