Estudo de usuários do Arquivo Central do Conselho Federal de Contabilidade: necessidade e uso da informação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
dARK ID: | ark:/26339/0013000016xp5 |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13719 |
Resumo: | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Gestão em Arquivos, EaD, RS, 2011. |
id |
UFSM_194960edc321889806fd0a102307ce45 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/13719 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
Estudo de usuários do Arquivo Central do Conselho Federal de Contabilidade: necessidade e uso da informaçãoEstudo de usuáriosNecessidade de informaçãoMarketing da informaçãoUser studyNeed of informationInformation marketingCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAOMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Gestão em Arquivos, EaD, RS, 2011.This scientific research presents the results regarding users' study as a resource for identifying the need and use of information in the files of the Conselho Federal de Contabilidade. It’s goal is to identify users’ profile that use, directly or indirectly, information or services provided by the Conselho’s file in order to map their needs, conditions, dissemination forms and information retrieval. It is expected to equip the file with information for the establishment of actions and promotion and accessibility policies of the collection as well as the establishment of excellence standards of service and satisfaction of its users-clients. To obtain the necessary data to allow the completion of this work, a questionnaire was prepared and distributed to 100 people allegedly study participants. The questionnaire was divided into 22 items with open and closed questions, divided into two parts. In the first part, information regarding the users identification were extracted and in the second part, information about users opinion. Among the questionnaires distributed, 45 were answered, and from this sample it was possible to identify users profile, as well as their needs and purposes, beyond the administrative ones, satisfaction level and difficulties identification and areas for improvement regarding the environment and research tools. The promotion, as one of the activities of information marketing, allows the file to establish communication with its clients-users, but such communication is truly effective after the identificationand knowledge of the needs of its target audience, users of the file searched for now.A presente pesquisa apresenta os resultados referentes ao estudo de usuários como recurso para a identificação da necessidade e uso da informação no arquivo do Conselho Federal de Contabilidade. O objetivo foi identificar o perfil dos usuários que utilizam, direta ou indiretamente, as informações ou serviços prestados pelo arquivo do órgão visando, dessa forma, mapear suas necessidades, condições de acesso, formas de difusão e recuperação da informação. Com isso espera-se munir o Arquivo de informações para o estabelecimento de ações e políticas de promoção e acessibilidade do acervo assim como o estabelecimento de padrões de excelência no atendimento e satisfação de seus usuários-clientes. Para a obtenção dos dados necessários que permitiram a realização do presente trabalho foi elaborado um questionário e distribuído para 100 pessoas supostamente participante do estudo. O questionário foi estruturado em 22 itens com questões abertas e fechadas e dividido em duas partes. Na primeira parte foram extraídas informações a respeito da identificação dos usuários e na segunda, informações a respeito da opinião dos usuários. Dos questionários distribuídos, 45 foram respondidos e dessa amostra foi possível identificar o perfil dos usuários, suas necessidades e finalidades, além das administrativas, nível de satisfação e identificação de dificuldades e pontos de melhoria no tocante ao ambiente e instrumentos de pesquisa. A promoção, como uma das atividades do marketing da informação, permite ao Arquivo o estabelecimento de uma comunicação com seus clientes-usuários, porém tal comunicação será realmente efetiva após a identificação e conhecimento das necessidades de seu público-alvo, os usuários de arquivo por ora pesquisado.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de Ciências Sociais e HumanasPedrazzi, Fernanda KielingBezerra, Janaina de Araujo Nery2018-07-10T12:47:11Z2018-07-10T12:47:11Z2011-10-222011Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13719ark:/26339/0013000016xp5porAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2018-07-10T12:47:11Zoai:repositorio.ufsm.br:1/13719Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2018-07-10T12:47:11Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudo de usuários do Arquivo Central do Conselho Federal de Contabilidade: necessidade e uso da informação |
title |
Estudo de usuários do Arquivo Central do Conselho Federal de Contabilidade: necessidade e uso da informação |
spellingShingle |
Estudo de usuários do Arquivo Central do Conselho Federal de Contabilidade: necessidade e uso da informação Bezerra, Janaina de Araujo Nery Estudo de usuários Necessidade de informação Marketing da informação User study Need of information Information marketing CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO |
title_short |
Estudo de usuários do Arquivo Central do Conselho Federal de Contabilidade: necessidade e uso da informação |
title_full |
Estudo de usuários do Arquivo Central do Conselho Federal de Contabilidade: necessidade e uso da informação |
title_fullStr |
Estudo de usuários do Arquivo Central do Conselho Federal de Contabilidade: necessidade e uso da informação |
title_full_unstemmed |
Estudo de usuários do Arquivo Central do Conselho Federal de Contabilidade: necessidade e uso da informação |
title_sort |
Estudo de usuários do Arquivo Central do Conselho Federal de Contabilidade: necessidade e uso da informação |
author |
Bezerra, Janaina de Araujo Nery |
author_facet |
Bezerra, Janaina de Araujo Nery |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pedrazzi, Fernanda Kieling |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bezerra, Janaina de Araujo Nery |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estudo de usuários Necessidade de informação Marketing da informação User study Need of information Information marketing CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO |
topic |
Estudo de usuários Necessidade de informação Marketing da informação User study Need of information Information marketing CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO |
description |
Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Gestão em Arquivos, EaD, RS, 2011. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-10-22 2011 2018-07-10T12:47:11Z 2018-07-10T12:47:11Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13719 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/26339/0013000016xp5 |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13719 |
identifier_str_mv |
ark:/26339/0013000016xp5 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil UFSM Centro de Ciências Sociais e Humanas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil UFSM Centro de Ciências Sociais e Humanas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1822612571878850560 |