Estudo de usuários do Arquivo Central do Conselho Federal de Contabilidade: necessidade e uso da informação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bezerra, Janaina de Araujo Nery
Data de Publicação: 2011
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/0013000016xp5
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13719
Resumo: Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Gestão em Arquivos, EaD, RS, 2011.
id UFSM_194960edc321889806fd0a102307ce45
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/13719
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Estudo de usuários do Arquivo Central do Conselho Federal de Contabilidade: necessidade e uso da informaçãoEstudo de usuáriosNecessidade de informaçãoMarketing da informaçãoUser studyNeed of informationInformation marketingCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAOMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Gestão em Arquivos, EaD, RS, 2011.This scientific research presents the results regarding users' study as a resource for identifying the need and use of information in the files of the Conselho Federal de Contabilidade. It’s goal is to identify users’ profile that use, directly or indirectly, information or services provided by the Conselho’s file in order to map their needs, conditions, dissemination forms and information retrieval. It is expected to equip the file with information for the establishment of actions and promotion and accessibility policies of the collection as well as the establishment of excellence standards of service and satisfaction of its users-clients. To obtain the necessary data to allow the completion of this work, a questionnaire was prepared and distributed to 100 people allegedly study participants. The questionnaire was divided into 22 items with open and closed questions, divided into two parts. In the first part, information regarding the users identification were extracted and in the second part, information about users opinion. Among the questionnaires distributed, 45 were answered, and from this sample it was possible to identify users profile, as well as their needs and purposes, beyond the administrative ones, satisfaction level and difficulties identification and areas for improvement regarding the environment and research tools. The promotion, as one of the activities of information marketing, allows the file to establish communication with its clients-users, but such communication is truly effective after the identificationand knowledge of the needs of its target audience, users of the file searched for now.A presente pesquisa apresenta os resultados referentes ao estudo de usuários como recurso para a identificação da necessidade e uso da informação no arquivo do Conselho Federal de Contabilidade. O objetivo foi identificar o perfil dos usuários que utilizam, direta ou indiretamente, as informações ou serviços prestados pelo arquivo do órgão visando, dessa forma, mapear suas necessidades, condições de acesso, formas de difusão e recuperação da informação. Com isso espera-se munir o Arquivo de informações para o estabelecimento de ações e políticas de promoção e acessibilidade do acervo assim como o estabelecimento de padrões de excelência no atendimento e satisfação de seus usuários-clientes. Para a obtenção dos dados necessários que permitiram a realização do presente trabalho foi elaborado um questionário e distribuído para 100 pessoas supostamente participante do estudo. O questionário foi estruturado em 22 itens com questões abertas e fechadas e dividido em duas partes. Na primeira parte foram extraídas informações a respeito da identificação dos usuários e na segunda, informações a respeito da opinião dos usuários. Dos questionários distribuídos, 45 foram respondidos e dessa amostra foi possível identificar o perfil dos usuários, suas necessidades e finalidades, além das administrativas, nível de satisfação e identificação de dificuldades e pontos de melhoria no tocante ao ambiente e instrumentos de pesquisa. A promoção, como uma das atividades do marketing da informação, permite ao Arquivo o estabelecimento de uma comunicação com seus clientes-usuários, porém tal comunicação será realmente efetiva após a identificação e conhecimento das necessidades de seu público-alvo, os usuários de arquivo por ora pesquisado.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de Ciências Sociais e HumanasPedrazzi, Fernanda KielingBezerra, Janaina de Araujo Nery2018-07-10T12:47:11Z2018-07-10T12:47:11Z2011-10-222011Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13719ark:/26339/0013000016xp5porAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2018-07-10T12:47:11Zoai:repositorio.ufsm.br:1/13719Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2018-07-10T12:47:11Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo de usuários do Arquivo Central do Conselho Federal de Contabilidade: necessidade e uso da informação
title Estudo de usuários do Arquivo Central do Conselho Federal de Contabilidade: necessidade e uso da informação
spellingShingle Estudo de usuários do Arquivo Central do Conselho Federal de Contabilidade: necessidade e uso da informação
Bezerra, Janaina de Araujo Nery
Estudo de usuários
Necessidade de informação
Marketing da informação
User study
Need of information
Information marketing
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
title_short Estudo de usuários do Arquivo Central do Conselho Federal de Contabilidade: necessidade e uso da informação
title_full Estudo de usuários do Arquivo Central do Conselho Federal de Contabilidade: necessidade e uso da informação
title_fullStr Estudo de usuários do Arquivo Central do Conselho Federal de Contabilidade: necessidade e uso da informação
title_full_unstemmed Estudo de usuários do Arquivo Central do Conselho Federal de Contabilidade: necessidade e uso da informação
title_sort Estudo de usuários do Arquivo Central do Conselho Federal de Contabilidade: necessidade e uso da informação
author Bezerra, Janaina de Araujo Nery
author_facet Bezerra, Janaina de Araujo Nery
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pedrazzi, Fernanda Kieling
dc.contributor.author.fl_str_mv Bezerra, Janaina de Araujo Nery
dc.subject.por.fl_str_mv Estudo de usuários
Necessidade de informação
Marketing da informação
User study
Need of information
Information marketing
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
topic Estudo de usuários
Necessidade de informação
Marketing da informação
User study
Need of information
Information marketing
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
description Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Gestão em Arquivos, EaD, RS, 2011.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-22
2011
2018-07-10T12:47:11Z
2018-07-10T12:47:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13719
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/0013000016xp5
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13719
identifier_str_mv ark:/26339/0013000016xp5
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Ciências Sociais e Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Ciências Sociais e Humanas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1822612571878850560