Utilização do geogebra no processo de ensino aprendizagem das funções trigonométricas seno e cosseno

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cabral, Camila Ines Ribeiro
Data de Publicação: 2015
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/001300000fsck
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18956
Resumo: Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Curso de Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio, EaD, RS, 2015.
id UFSM_1962febf2274dce2bc97351bd307cda4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/18956
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Utilização do geogebra no processo de ensino aprendizagem das funções trigonométricas seno e cossenoThe use of geogebra in the process of learning the trigonometric functions sine and cosineFunções trigonométricas seno e cossenoGeoGebraSequência didáticaTrigonometric functions sine and cosineDidactic sequenceCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Curso de Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio, EaD, RS, 2015.Many high school students have difficulty understanding the concepts related to the sine and cosine functions, not understanding how a real domain function can be related to values previously calculated from angles in degrees. In this sense, this study aimed to conduct a study to determine whether the use of technological resources, more precisely the dynamic geometry software GeoGebra, in the classroom would help students understand this. Thus, it was performed literature on the subject and elaborate a didactic sequence on this subject, composed of activities that sought to facilitate understanding of the concepts and the construction of graphs of sine and cosine functions. The teaching sequence was developed in a class of second year of high school of a private school in the state of Rio Grande do Sul. After the development of the proposed activities in the didactic sequence, by applying a questionnaire, it was found that the use of GeoGebra in the classroom can motivate students to study mathematics and facilitate the understanding of mathematical concepts, easily viewed by using this software.Muitos alunos do Ensino Médio apresentam dificuldade em compreender os conceitos relacionados às funções seno e cosseno, não entendendo como uma função de domínio real pode ter relação com valores até então calculados a partir de ângulos em graus. Neste sentido, o presente trabalho propôs-se a realizar um estudo a fim de verificar se a utilização de recursos tecnológicos, mais precisamente o software de geometria dinâmica GeoGebra, em sala de aula auxiliaria os alunos nessa compreensão. Para tanto, foi efetuada pesquisa bibliográfica sobre o assunto e elaborada uma sequência didática acerca deste tema, composta por atividades que buscavam facilitar a compreensão dos conceitos e a construção dos gráficos das funções seno e cosseno. A sequência didática foi desenvolvida em uma turma de segundo ano do Ensino Médio de uma escola particular do interior do estado do Rio Grande do Sul. Após o desenvolvimento das atividades propostas na sequência didática, por meio da aplicação de um questionário, foi possível constatar que a utilização do GeoGebra em sala de aula pode motivar os alunos ao estudo de Matemática e facilitar a compreensão dos conceitos matemáticos, facilmente visualizados através da utilização deste software.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de Ciências Naturais e ExatasVielmo, Sandra ElizaCabral, Camila Ines Ribeiro2019-11-19T11:25:16Z2019-11-19T11:25:16Z2015-12-192015Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/18956ark:/26339/001300000fsckporAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2019-11-20T06:04:02Zoai:repositorio.ufsm.br:1/18956Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2019-11-20T06:04:02Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Utilização do geogebra no processo de ensino aprendizagem das funções trigonométricas seno e cosseno
The use of geogebra in the process of learning the trigonometric functions sine and cosine
title Utilização do geogebra no processo de ensino aprendizagem das funções trigonométricas seno e cosseno
spellingShingle Utilização do geogebra no processo de ensino aprendizagem das funções trigonométricas seno e cosseno
Cabral, Camila Ines Ribeiro
Funções trigonométricas seno e cosseno
GeoGebra
Sequência didática
Trigonometric functions sine and cosine
Didactic sequence
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short Utilização do geogebra no processo de ensino aprendizagem das funções trigonométricas seno e cosseno
title_full Utilização do geogebra no processo de ensino aprendizagem das funções trigonométricas seno e cosseno
title_fullStr Utilização do geogebra no processo de ensino aprendizagem das funções trigonométricas seno e cosseno
title_full_unstemmed Utilização do geogebra no processo de ensino aprendizagem das funções trigonométricas seno e cosseno
title_sort Utilização do geogebra no processo de ensino aprendizagem das funções trigonométricas seno e cosseno
author Cabral, Camila Ines Ribeiro
author_facet Cabral, Camila Ines Ribeiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vielmo, Sandra Eliza
dc.contributor.author.fl_str_mv Cabral, Camila Ines Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Funções trigonométricas seno e cosseno
GeoGebra
Sequência didática
Trigonometric functions sine and cosine
Didactic sequence
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
topic Funções trigonométricas seno e cosseno
GeoGebra
Sequência didática
Trigonometric functions sine and cosine
Didactic sequence
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Curso de Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio, EaD, RS, 2015.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-19
2015
2019-11-19T11:25:16Z
2019-11-19T11:25:16Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18956
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/001300000fsck
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18956
identifier_str_mv ark:/26339/001300000fsck
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Ciências Naturais e Exatas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Ciências Naturais e Exatas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172335301296128