Aplicações da trigonometria nos ensinos básico e secundário com suporte no GeoGebra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lebre, Rui Paulo Marinho Ferreira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/30904
Resumo: A entrada em vigor em 2018 dos documentos de orientação curricular base, Aprendizagens Essenciais para a disciplina de Matemática do Ensino Básico e do Ensino Secundário, levou os professores a decidirem que conteúdos programáticos deveriam incluir nas suas planificações curriculares, para além dos considerados essenciais nesse documento. O Teorema dos Senos e o Teorema dos Cossenos, conteúdos programáticos do domínio Trigonometria e Funções Trigonométricas 11, não estão incluídos nas Aprendizagens Essenciais do 11.º ano de escolaridade. O presente trabalho tem como objetivo mostrar que a lecionação destes dois teoremas desempenha um papel preponderante no estudo e articulação da trigonometria com a geometria promovendo o desenvolvimento do raciocínio dedutivo, capacidades de cálculo e a mobilização e articulação de conhecimentos. Nesta dissertação o recurso às ferramentas dinâmicas de geometria, tais como o GeoGebra, vai ser tido em consideração na medida em que estas permitem criar ambientes de aprendizagem potenciadores ao desenvolvimento das capacidades necessárias, para os alunos integrarem e mobilizarem conhecimentos, essenciais à resolução de problemas, em contextos matemáticos e não matemáticos.
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