Aplicações da trigonometria nos ensinos básico e secundário com suporte no GeoGebra
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/30904 |
Resumo: | A entrada em vigor em 2018 dos documentos de orientação curricular base, Aprendizagens Essenciais para a disciplina de Matemática do Ensino Básico e do Ensino Secundário, levou os professores a decidirem que conteúdos programáticos deveriam incluir nas suas planificações curriculares, para além dos considerados essenciais nesse documento. O Teorema dos Senos e o Teorema dos Cossenos, conteúdos programáticos do domínio Trigonometria e Funções Trigonométricas 11, não estão incluídos nas Aprendizagens Essenciais do 11.º ano de escolaridade. O presente trabalho tem como objetivo mostrar que a lecionação destes dois teoremas desempenha um papel preponderante no estudo e articulação da trigonometria com a geometria promovendo o desenvolvimento do raciocínio dedutivo, capacidades de cálculo e a mobilização e articulação de conhecimentos. Nesta dissertação o recurso às ferramentas dinâmicas de geometria, tais como o GeoGebra, vai ser tido em consideração na medida em que estas permitem criar ambientes de aprendizagem potenciadores ao desenvolvimento das capacidades necessárias, para os alunos integrarem e mobilizarem conhecimentos, essenciais à resolução de problemas, em contextos matemáticos e não matemáticos. |
id |
RCAP_bed74cc1fc06405e73f9424cc535f578 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/30904 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Aplicações da trigonometria nos ensinos básico e secundário com suporte no GeoGebraTrigonometriaLei dos SenosLei dos CossenosGeoGebraA entrada em vigor em 2018 dos documentos de orientação curricular base, Aprendizagens Essenciais para a disciplina de Matemática do Ensino Básico e do Ensino Secundário, levou os professores a decidirem que conteúdos programáticos deveriam incluir nas suas planificações curriculares, para além dos considerados essenciais nesse documento. O Teorema dos Senos e o Teorema dos Cossenos, conteúdos programáticos do domínio Trigonometria e Funções Trigonométricas 11, não estão incluídos nas Aprendizagens Essenciais do 11.º ano de escolaridade. O presente trabalho tem como objetivo mostrar que a lecionação destes dois teoremas desempenha um papel preponderante no estudo e articulação da trigonometria com a geometria promovendo o desenvolvimento do raciocínio dedutivo, capacidades de cálculo e a mobilização e articulação de conhecimentos. Nesta dissertação o recurso às ferramentas dinâmicas de geometria, tais como o GeoGebra, vai ser tido em consideração na medida em que estas permitem criar ambientes de aprendizagem potenciadores ao desenvolvimento das capacidades necessárias, para os alunos integrarem e mobilizarem conhecimentos, essenciais à resolução de problemas, em contextos matemáticos e não matemáticos.With the introduction in 2018 of curricular orientation documents, Essential Learnings for the discipline of Mathematics in Basic Education and Secondary Education, led teachers to decide which curricular contents they should include in their planning, in addition to those identified in the mentioned document as essential. The Sine Theorem and the Cosine Theorem, contents of the domain Trigonometry and Trigonometric Functions 11, are not included in the Essential Learnings of the 11th year grade. The present work aims to demonstrate how the teaching of these two theorems plays a crucial part in the study and articulation of trigonometry with geometry, once it allows the development of deductive reasoning, calculation skills while promoting further knowledge mobilization and articulation. In this dissertation, the use of dynamic geometry tools, such as GeoGebra, will be taken into account as they allow the creation of learning environments that enhance the development of the necessary skills, for students to integrate and mobilize knowledge, essential to problem-solving, either in mathematical and non-mathematical contexts2021-03-18T09:43:58Z2020-06-17T00:00:00Z2020-06-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/30904porLebre, Rui Paulo Marinho Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:59:44Zoai:ria.ua.pt:10773/30904Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:02:55.704384Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aplicações da trigonometria nos ensinos básico e secundário com suporte no GeoGebra |
title |
Aplicações da trigonometria nos ensinos básico e secundário com suporte no GeoGebra |
spellingShingle |
Aplicações da trigonometria nos ensinos básico e secundário com suporte no GeoGebra Lebre, Rui Paulo Marinho Ferreira Trigonometria Lei dos Senos Lei dos Cossenos GeoGebra |
title_short |
Aplicações da trigonometria nos ensinos básico e secundário com suporte no GeoGebra |
title_full |
Aplicações da trigonometria nos ensinos básico e secundário com suporte no GeoGebra |
title_fullStr |
Aplicações da trigonometria nos ensinos básico e secundário com suporte no GeoGebra |
title_full_unstemmed |
Aplicações da trigonometria nos ensinos básico e secundário com suporte no GeoGebra |
title_sort |
Aplicações da trigonometria nos ensinos básico e secundário com suporte no GeoGebra |
author |
Lebre, Rui Paulo Marinho Ferreira |
author_facet |
Lebre, Rui Paulo Marinho Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lebre, Rui Paulo Marinho Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Trigonometria Lei dos Senos Lei dos Cossenos GeoGebra |
topic |
Trigonometria Lei dos Senos Lei dos Cossenos GeoGebra |
description |
A entrada em vigor em 2018 dos documentos de orientação curricular base, Aprendizagens Essenciais para a disciplina de Matemática do Ensino Básico e do Ensino Secundário, levou os professores a decidirem que conteúdos programáticos deveriam incluir nas suas planificações curriculares, para além dos considerados essenciais nesse documento. O Teorema dos Senos e o Teorema dos Cossenos, conteúdos programáticos do domínio Trigonometria e Funções Trigonométricas 11, não estão incluídos nas Aprendizagens Essenciais do 11.º ano de escolaridade. O presente trabalho tem como objetivo mostrar que a lecionação destes dois teoremas desempenha um papel preponderante no estudo e articulação da trigonometria com a geometria promovendo o desenvolvimento do raciocínio dedutivo, capacidades de cálculo e a mobilização e articulação de conhecimentos. Nesta dissertação o recurso às ferramentas dinâmicas de geometria, tais como o GeoGebra, vai ser tido em consideração na medida em que estas permitem criar ambientes de aprendizagem potenciadores ao desenvolvimento das capacidades necessárias, para os alunos integrarem e mobilizarem conhecimentos, essenciais à resolução de problemas, em contextos matemáticos e não matemáticos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-17T00:00:00Z 2020-06-17 2021-03-18T09:43:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/30904 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/30904 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137684652818432 |