Adequação de propriedades de agricultores familiares a legislação ambiental: a educação ambiental como mitigadora do processo
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Data de Publicação: | 2011 |
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Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
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Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2407 |
Resumo: | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2011. |
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Adequação de propriedades de agricultores familiares a legislação ambiental: a educação ambiental como mitigadora do processoAdequation of Rio Grande do Sul family farmers properties to the environmental legislationEducação ambientalLegislação ambientalAgricultura familiarMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2011.The environmental suitability of the property with the environmental legislation is a legal requirement today. The present work has as main objective to use environmental education as a tool to the process of adjusting the properties of the Family Agriculture of Rio Grande do Sul State to environmental legislation. For this, a literature review on the subject, which a proposal of a booklet aimed at teaching small farmer on this topic are the specific subjects of this research. Questions involving the practical, ethical, legal, economic, social, cultural help or prevent the Family Farmer do the environmental suitability of your property. In Rio Grande do Sul State, the majority of the properties are classified as Family Farming. It's main features are the small size of areas for exploration and crops, intensive land use, large production of income and use of hand labor per unit area and is a producer of staple foods consumed by the population. In terms of legislation, the Forestry Code is the principal law package acting on the properties of Family Farming. The Forest Code stipulates the main forms of environmental preservation of the Permanent Preservation Areas and Legal Reserves. These conservation areas have many functions for both the property and to society. The producer must comply with the dimensions imposed for these areas. To do so takes many forms such as netting, natural regeneration and, for example, restoration to the legal reserve and natural regeneration, planting native species and planting native species combined with natural regeneration. Agroforestry can be a solution in the restoration/remediation for Permanent Preservation Areas and Legal Reserves. Environmental education act as a catalyst in these processes leading information. Therefore, the family farmer can adapt itself and understand how they can cause or remedy the least possible damage to their production systems. Finally, an educational booklet focused on the small farmer was generated. Besides, the environmental education was used as a means and it must meets the needs and concerns of small farmers in relation to their role and the appropriateness of both the Earth, as the legislation serves them.A adequação ambiental da propriedade rural à legislação ambiental vigente é uma exigência muito forte nos dias atuais. O presente trabalho tem como principal objetivo utilizar a educação ambiental como contribuinte do processo de adequação das propriedades da Agricultura Familiar do Rio Grande do Sul à legislação ambiental. Para isso, uma revisão bibliográfica sobre o tema e a confecção de uma cartilha visando elucidar ao Agricultor são os objetivos específicos desta. Questões de ordem prática, ética, legal, econômica, social, cultural dificultam ou impedem ao Agricultor Familiar realizar a adequação ambiental de sua propriedade. No Rio Grande do Sul a grande maioria das propriedades é classificada como da Agricultura Familiar. Esta tem como principais características o tamanho reduzido das áreas para exploração e cultivos, uso intensivo do solo, grande produção de renda e utilização de mão-de-obra por unidade de área e ser produtora dos alimentos básicos consumidos pela população. Em se tratando de legislação ambiental o Código Florestal é a principal lei que incide sobre as propriedades da Agricultura Familiar. O Código Florestal estipula como principais formas de preservação ambiental as Áreas de Preservação Permanente e a Reserva Legal. Estas áreas de preservação possuem diversas funções tanto para a propriedade quanto à sociedade como um todo. O produtor deve respeitar as dimensões impostas para essas áreas. Para isso possui diversas formas como a compensação, regeneração natural e recomposição para a Reserva Legal e a regeneração natural, o plantio de espécies nativas e o plantio de espécies nativas conjugado com a regeneração natural. Sistemas Agroflorestais podem ser utilizados na recomposição de Áreas de Preservação Permanente e Reserva Legal. A Educação Ambiental deve servir como catalisadora do processo levando informações de forma que o Agricultor Familiar possa adequar-se de forma a causar os menores danos possíveis aos seus sistemas produtivos. Enfim, uma cartilha educativa voltada ao pequeno Agricultor foi gerada e acredita-se que a mesma, usando a educação ambiental como meio, atende as necessidades e inquietações do pequeno Agricultor em relação ao seu papel e adequação, tanto a Terra, quanto a legislação que o atende.Universidade Federal de Santa MariaCentro de Ciências RuraisRosa, Marcelo Barcellos daKlein, Marcelo André2016-11-18T12:31:35Z2016-11-18T12:31:35Z2011-06-292011Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2407ark:/26339/0013000017j3qporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-06-13T23:00:27Zoai:repositorio.ufsm.br:1/2407Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-06-13T23:00:27Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
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