Professores de Educação Física e inclusão: estratégias e procedimentos de ensino utilizados nas aulas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kern, Angélica Cristina
Data de Publicação: 2019
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/0013000009170
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18108
Resumo: Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Escolar, RS, 2019.
id UFSM_24700abf756c547c8a1e6666a281e0aa
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/18108
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Professores de Educação Física e inclusão: estratégias e procedimentos de ensino utilizados nas aulasTeachers of Physical education and inclusion: teaching strategies and procedures used in classesProfessoresInclusãoEducação físicaEstratégiasProcedimentosTeachersInclusionPhysical educationStrategiesProceduresCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICAArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Escolar, RS, 2019.The main objective of this study was to analyse the procedures and the teaching strategies used on the Physical Education classes with the aim of promoting the inclusion of disabled people. This is a descriptive qualitative research. The research team was formed by four (4) Physical Education teachers from three (3) Municipal Schools of the eastern region of a city in the interior of RS. A semi-structured interview script based on Gil (2010) was used as an instrument for data collection. The results indicated that the teachers understood the teaching strategies as the mold, means/resources and methodologies, and that the strategies used in class for the inclusion of students with disabilities were: motivation in the task, insertion of new methods and activities. The teaching procedures used in class, such as forms, methods, resources and materials, were chosen based on the dialogue with the students, their motivation and activities, and resources adaptation. From the results obtained, the study allows to highlight that the teachers realized the importance of using strategies and procedures of teaching in Physical Education classes and how they contribute to the inclusion of students with disabilities, favoring learning and effective participation in classes. So, using some strategies and teaching procedures allows the opportunity equiparation for all the students, both disabled and nondisabled, trying to stimulate student’s potentialities and possibilities.O objetivo desse estudo foi analisar as estratégias e os procedimentos de ensino utilizados nas aulas de Educação Física para a inclusão de alunos com deficiência. O estudo caracterizou-se como pesquisa qualitativa de caráter descritivo. Os participantes da pesquisa foram quatro (4) professoras de Educação Física de três (3) Escolas Municipais da região leste de uma cidade do interior do RS. Como instrumento para coleta de dados foi utilizado um roteiro de entrevista semi-estruturada, baseada em Gil (2010). Os resultados indicaram que as professoras compreendem as estratégias de ensino como formas, meios/recursos e metodologias, e que as estratégias utilizadas nas aulas para a inclusão de alunos com deficiência foram: motivação na tarefa, inserção de novos métodos e atividades. Em relação aos procedimentos de ensino, as professoras compreendem como formas, métodos, recursos e materiais, e que o diálogo com os alunos, motivação, adaptação de atividades e recursos resultam nos procedimentos de ensino adotados nas aulas. A partir dos resultados obtidos, o estudo permite evidenciar que, as professoras destacaram a importância de utilizar de estratégias e procedimentos de ensino nas aulas de Educação Física e que estes contribuem para a inclusão de alunos com deficiência, favorecendo a aprendizagem e participação efetiva nas aulas. Com isso, utilizar de estratégias e procedimentos de ensino possibilitam a equiparação de oportunidades para todos os alunos, com e sem deficiência, visando estimular as possibilidades e potencialidades dos alunos.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de Educação Física e DesportosViana, Luciana Erina PalmaKern, Angélica Cristina2019-09-02T14:28:58Z2019-09-02T14:28:58Z2019-07-162019Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/18108ark:/26339/0013000009170porAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2019-10-30T15:02:44Zoai:repositorio.ufsm.br:1/18108Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2019-10-30T15:02:44Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Professores de Educação Física e inclusão: estratégias e procedimentos de ensino utilizados nas aulas
Teachers of Physical education and inclusion: teaching strategies and procedures used in classes
title Professores de Educação Física e inclusão: estratégias e procedimentos de ensino utilizados nas aulas
spellingShingle Professores de Educação Física e inclusão: estratégias e procedimentos de ensino utilizados nas aulas
Kern, Angélica Cristina
Professores
Inclusão
Educação física
Estratégias
Procedimentos
Teachers
Inclusion
Physical education
Strategies
Procedures
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
title_short Professores de Educação Física e inclusão: estratégias e procedimentos de ensino utilizados nas aulas
title_full Professores de Educação Física e inclusão: estratégias e procedimentos de ensino utilizados nas aulas
title_fullStr Professores de Educação Física e inclusão: estratégias e procedimentos de ensino utilizados nas aulas
title_full_unstemmed Professores de Educação Física e inclusão: estratégias e procedimentos de ensino utilizados nas aulas
title_sort Professores de Educação Física e inclusão: estratégias e procedimentos de ensino utilizados nas aulas
author Kern, Angélica Cristina
author_facet Kern, Angélica Cristina
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Viana, Luciana Erina Palma
dc.contributor.author.fl_str_mv Kern, Angélica Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Professores
Inclusão
Educação física
Estratégias
Procedimentos
Teachers
Inclusion
Physical education
Strategies
Procedures
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
topic Professores
Inclusão
Educação física
Estratégias
Procedimentos
Teachers
Inclusion
Physical education
Strategies
Procedures
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
description Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Escolar, RS, 2019.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-02T14:28:58Z
2019-09-02T14:28:58Z
2019-07-16
2019
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18108
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/0013000009170
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18108
identifier_str_mv ark:/26339/0013000009170
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Educação Física e Desportos
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Educação Física e Desportos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1822612311487021056