Professores de Educação Física e inclusão: estratégias e procedimentos de ensino utilizados nas aulas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
dARK ID: | ark:/26339/0013000009170 |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18108 |
Resumo: | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Escolar, RS, 2019. |
id |
UFSM_24700abf756c547c8a1e6666a281e0aa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/18108 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
Professores de Educação Física e inclusão: estratégias e procedimentos de ensino utilizados nas aulasTeachers of Physical education and inclusion: teaching strategies and procedures used in classesProfessoresInclusãoEducação físicaEstratégiasProcedimentosTeachersInclusionPhysical educationStrategiesProceduresCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICAArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Escolar, RS, 2019.The main objective of this study was to analyse the procedures and the teaching strategies used on the Physical Education classes with the aim of promoting the inclusion of disabled people. This is a descriptive qualitative research. The research team was formed by four (4) Physical Education teachers from three (3) Municipal Schools of the eastern region of a city in the interior of RS. A semi-structured interview script based on Gil (2010) was used as an instrument for data collection. The results indicated that the teachers understood the teaching strategies as the mold, means/resources and methodologies, and that the strategies used in class for the inclusion of students with disabilities were: motivation in the task, insertion of new methods and activities. The teaching procedures used in class, such as forms, methods, resources and materials, were chosen based on the dialogue with the students, their motivation and activities, and resources adaptation. From the results obtained, the study allows to highlight that the teachers realized the importance of using strategies and procedures of teaching in Physical Education classes and how they contribute to the inclusion of students with disabilities, favoring learning and effective participation in classes. So, using some strategies and teaching procedures allows the opportunity equiparation for all the students, both disabled and nondisabled, trying to stimulate student’s potentialities and possibilities.O objetivo desse estudo foi analisar as estratégias e os procedimentos de ensino utilizados nas aulas de Educação Física para a inclusão de alunos com deficiência. O estudo caracterizou-se como pesquisa qualitativa de caráter descritivo. Os participantes da pesquisa foram quatro (4) professoras de Educação Física de três (3) Escolas Municipais da região leste de uma cidade do interior do RS. Como instrumento para coleta de dados foi utilizado um roteiro de entrevista semi-estruturada, baseada em Gil (2010). Os resultados indicaram que as professoras compreendem as estratégias de ensino como formas, meios/recursos e metodologias, e que as estratégias utilizadas nas aulas para a inclusão de alunos com deficiência foram: motivação na tarefa, inserção de novos métodos e atividades. Em relação aos procedimentos de ensino, as professoras compreendem como formas, métodos, recursos e materiais, e que o diálogo com os alunos, motivação, adaptação de atividades e recursos resultam nos procedimentos de ensino adotados nas aulas. A partir dos resultados obtidos, o estudo permite evidenciar que, as professoras destacaram a importância de utilizar de estratégias e procedimentos de ensino nas aulas de Educação Física e que estes contribuem para a inclusão de alunos com deficiência, favorecendo a aprendizagem e participação efetiva nas aulas. Com isso, utilizar de estratégias e procedimentos de ensino possibilitam a equiparação de oportunidades para todos os alunos, com e sem deficiência, visando estimular as possibilidades e potencialidades dos alunos.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de Educação Física e DesportosViana, Luciana Erina PalmaKern, Angélica Cristina2019-09-02T14:28:58Z2019-09-02T14:28:58Z2019-07-162019Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/18108ark:/26339/0013000009170porAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2019-10-30T15:02:44Zoai:repositorio.ufsm.br:1/18108Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2019-10-30T15:02:44Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Professores de Educação Física e inclusão: estratégias e procedimentos de ensino utilizados nas aulas Teachers of Physical education and inclusion: teaching strategies and procedures used in classes |
title |
Professores de Educação Física e inclusão: estratégias e procedimentos de ensino utilizados nas aulas |
spellingShingle |
Professores de Educação Física e inclusão: estratégias e procedimentos de ensino utilizados nas aulas Kern, Angélica Cristina Professores Inclusão Educação física Estratégias Procedimentos Teachers Inclusion Physical education Strategies Procedures CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
title_short |
Professores de Educação Física e inclusão: estratégias e procedimentos de ensino utilizados nas aulas |
title_full |
Professores de Educação Física e inclusão: estratégias e procedimentos de ensino utilizados nas aulas |
title_fullStr |
Professores de Educação Física e inclusão: estratégias e procedimentos de ensino utilizados nas aulas |
title_full_unstemmed |
Professores de Educação Física e inclusão: estratégias e procedimentos de ensino utilizados nas aulas |
title_sort |
Professores de Educação Física e inclusão: estratégias e procedimentos de ensino utilizados nas aulas |
author |
Kern, Angélica Cristina |
author_facet |
Kern, Angélica Cristina |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Viana, Luciana Erina Palma |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kern, Angélica Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores Inclusão Educação física Estratégias Procedimentos Teachers Inclusion Physical education Strategies Procedures CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
topic |
Professores Inclusão Educação física Estratégias Procedimentos Teachers Inclusion Physical education Strategies Procedures CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
description |
Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Escolar, RS, 2019. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-02T14:28:58Z 2019-09-02T14:28:58Z 2019-07-16 2019 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18108 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/26339/0013000009170 |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18108 |
identifier_str_mv |
ark:/26339/0013000009170 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil UFSM Centro de Educação Física e Desportos |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil UFSM Centro de Educação Física e Desportos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1822612311487021056 |