Inclusão, formação e educação física: uma análise na perspectiva dos professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes da Silva, Gabriel
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Rodrigues Silveira, Jennifer, Carriconde Marques, Alexandre
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pensar a Prática (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/69956
Resumo: Este estudo teve como objetivo descrever a formação na perspectiva da inclusão de professores de Educação Física que atuam com alunos com deficiência nas escolas da Rede Municipal de Rio Grande – RS. Fizeram parte da amostra do estudo 17 professores. Foi aplicado um questionário sobre os dados de identificação e formação acadêmica na perspectiva da inclusão. Posteriormente, foi utilizada a técnica dos Grupos Focais com as temáticas: formação do professor de Educação Física e políticas públicas educacionais inclusivas. Os resultados obtidos sinalizam que os conhecimentos docentes relacionados à inclusão, estão ligados a pratica da sala de aula na escola, tendo um diálogo contínuo com os conhecimentos da formação inicial e continuada.
id UFG-4_28cee9eece1bdbe6876042776a807b8d
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/69956
network_acronym_str UFG-4
network_name_str Pensar a Prática (Online)
repository_id_str
spelling Inclusão, formação e educação física: uma análise na perspectiva dos professoresInclusionTeacher TrainingPhysical EducationInclusiónFormación de ProfesoresEducación FísicaInclusãoFormação de ProfessoresEducação FísicaEste estudo teve como objetivo descrever a formação na perspectiva da inclusão de professores de Educação Física que atuam com alunos com deficiência nas escolas da Rede Municipal de Rio Grande – RS. Fizeram parte da amostra do estudo 17 professores. Foi aplicado um questionário sobre os dados de identificação e formação acadêmica na perspectiva da inclusão. Posteriormente, foi utilizada a técnica dos Grupos Focais com as temáticas: formação do professor de Educação Física e políticas públicas educacionais inclusivas. Os resultados obtidos sinalizam que os conhecimentos docentes relacionados à inclusão, estão ligados a pratica da sala de aula na escola, tendo um diálogo contínuo com os conhecimentos da formação inicial e continuada.Universidade Federal de Goiás2022-05-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/6995610.5216/rpp.v25.69956Pensar a Prática; Vol. 25 (2022)Pensar a Prática; v. 25 (2022)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/69956/38375Copyright (c) 2022 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessGomes da Silva, GabrielRodrigues Silveira, Jennifer Carriconde Marques, Alexandre2022-05-27T16:22:29Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/69956Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:39.494991Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv Inclusão, formação e educação física: uma análise na perspectiva dos professores
title Inclusão, formação e educação física: uma análise na perspectiva dos professores
spellingShingle Inclusão, formação e educação física: uma análise na perspectiva dos professores
Gomes da Silva, Gabriel
Inclusion
Teacher Training
Physical Education
Inclusión
Formación de Profesores
Educación Física
Inclusão
Formação de Professores
Educação Física
title_short Inclusão, formação e educação física: uma análise na perspectiva dos professores
title_full Inclusão, formação e educação física: uma análise na perspectiva dos professores
title_fullStr Inclusão, formação e educação física: uma análise na perspectiva dos professores
title_full_unstemmed Inclusão, formação e educação física: uma análise na perspectiva dos professores
title_sort Inclusão, formação e educação física: uma análise na perspectiva dos professores
author Gomes da Silva, Gabriel
author_facet Gomes da Silva, Gabriel
Rodrigues Silveira, Jennifer
Carriconde Marques, Alexandre
author_role author
author2 Rodrigues Silveira, Jennifer
Carriconde Marques, Alexandre
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes da Silva, Gabriel
Rodrigues Silveira, Jennifer
Carriconde Marques, Alexandre
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusion
Teacher Training
Physical Education
Inclusión
Formación de Profesores
Educación Física
Inclusão
Formação de Professores
Educação Física
topic Inclusion
Teacher Training
Physical Education
Inclusión
Formación de Profesores
Educación Física
Inclusão
Formação de Professores
Educação Física
description Este estudo teve como objetivo descrever a formação na perspectiva da inclusão de professores de Educação Física que atuam com alunos com deficiência nas escolas da Rede Municipal de Rio Grande – RS. Fizeram parte da amostra do estudo 17 professores. Foi aplicado um questionário sobre os dados de identificação e formação acadêmica na perspectiva da inclusão. Posteriormente, foi utilizada a técnica dos Grupos Focais com as temáticas: formação do professor de Educação Física e políticas públicas educacionais inclusivas. Os resultados obtidos sinalizam que os conhecimentos docentes relacionados à inclusão, estão ligados a pratica da sala de aula na escola, tendo um diálogo contínuo com os conhecimentos da formação inicial e continuada.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/69956
10.5216/rpp.v25.69956
url https://revistas.ufg.br/fef/article/view/69956
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v25.69956
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/69956/38375
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Pensar a Prática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Pensar a Prática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Pensar a Prática; Vol. 25 (2022)
Pensar a Prática; v. 25 (2022)
1980-6183
1415-4676
reponame:Pensar a Prática (Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Pensar a Prática (Online)
collection Pensar a Prática (Online)
repository.name.fl_str_mv Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||gabi.domi@hotmail.com
_version_ 1799874860195774464