Dificuldades de aprendizagem: um estudo sobre a discalculia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Juliana Batista
Data de Publicação: 2012
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/0013000004nn7
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13363
Resumo: Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Curso de Especialização em Educação Matemática, RS, 2012.
id UFSM_27793435812d9737f8d8f2474f2ae36c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/13363
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Dificuldades de aprendizagem: um estudo sobre a discalculiaLearning disability: a study on the dyscalculiaDiscalculiaDificuldades de aprendizagemFormação de professoresTecnologiaDistúrbios de aprendizagemDyscalculiaLearning disabilitiesTraining courses for teachersTechnology as an methodologyLearning disordersCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Curso de Especialização em Educação Matemática, RS, 2012.At first, this monograph points that the learning disability influences the process of teaching and learning in school and therefore aims to elucidate, through references, which is Dyscalculia and its relation to the performance of students. For this, it is necessary to distinguish the terms School Difficulties, Learning Disabilities, and Learning disorders from the origin of these problems and experts in each context. This work also examines the academic skills of the students with Dyscalculia and what the position of their teacher about it. Besides other issues discussed throughout the text relate to teacher education, laws and guidelines for special education, and how technology can help not only in the identification of students with difficulties, but also as an alternative methodology in the classroom. This research points the need of discussing this issue within schools and in the training courses for teachers, since they are the first professionals to have contact with students' learning. Furthermore, this study suggests the need of reviewing the laws that support teacher, student and school about learning disorders, but mainly to improve the researches related to methodological options for teachers in relation to students with Dyscalculia.Este trabalho de monografia toma como ponto de partida que as Dificuldades e os Distúrbios de Aprendizagem influenciam no processo de ensino-aprendizagem no contexto escolar e por isso tem por objetivo elucidar, através de referências bibliográficas, o que é a Discalculia e sua relação com o desempenho escolar dos alunos. Para tal, faz-se necessário percorrer um caminho que passa pela diferenciação dos termos Dificuldades Escolares, Dificuldades de Aprendizagem, Transtornos de Aprendizagem e Distúrbios de Aprendizagem, tomando como base a origem destes problemas e os profissionais habilitados em cada contexto. Passando posteriormente pelas habilidades acadêmicas comprometidas nos alunos com Discalculia e qual a posição do professor em relação a isso. Outras questões discutidas ao longo do texto relacionam-se à formação dos professores, leis e diretrizes para a educação especial e as potencialidades da tecnologia tanto no que se refere à identificação dos alunos com Dificuldades, como no trabalho alternativo enquanto intervenção em sala de aula. As conclusões dessa pesquisa apontam para a necessidade de se discutir esse tema dentro das escolas, bem como nos cursos de formação de professores, uma vez que estes são os primeiros profissionais a terem contato com a aprendizagem dos alunos. Além disso, é fato que é preciso rever as leis que embasam professor, aluno e escola diante dos Distúrbios de Aprendizagem, mas principalmente, aprimorar as pesquisas relacionadas às opções de trabalho pedagógico para os professores em relação aos alunos com Discalculia.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de Ciências Naturais e ExatasBrambilla, Primo ManoelPereira, Juliana Batista2018-06-12T13:00:42Z2018-06-12T13:00:42Z2012-07-312012Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13363ark:/26339/0013000004nn7porAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2022-06-27T15:16:52Zoai:repositorio.ufsm.br:1/13363Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2022-06-27T15:16:52Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Dificuldades de aprendizagem: um estudo sobre a discalculia
Learning disability: a study on the dyscalculia
title Dificuldades de aprendizagem: um estudo sobre a discalculia
spellingShingle Dificuldades de aprendizagem: um estudo sobre a discalculia
Pereira, Juliana Batista
Discalculia
Dificuldades de aprendizagem
Formação de professores
Tecnologia
Distúrbios de aprendizagem
Dyscalculia
Learning disabilities
Training courses for teachers
Technology as an methodology
Learning disorders
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short Dificuldades de aprendizagem: um estudo sobre a discalculia
title_full Dificuldades de aprendizagem: um estudo sobre a discalculia
title_fullStr Dificuldades de aprendizagem: um estudo sobre a discalculia
title_full_unstemmed Dificuldades de aprendizagem: um estudo sobre a discalculia
title_sort Dificuldades de aprendizagem: um estudo sobre a discalculia
author Pereira, Juliana Batista
author_facet Pereira, Juliana Batista
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Brambilla, Primo Manoel
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Juliana Batista
dc.subject.por.fl_str_mv Discalculia
Dificuldades de aprendizagem
Formação de professores
Tecnologia
Distúrbios de aprendizagem
Dyscalculia
Learning disabilities
Training courses for teachers
Technology as an methodology
Learning disorders
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
topic Discalculia
Dificuldades de aprendizagem
Formação de professores
Tecnologia
Distúrbios de aprendizagem
Dyscalculia
Learning disabilities
Training courses for teachers
Technology as an methodology
Learning disorders
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Curso de Especialização em Educação Matemática, RS, 2012.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-07-31
2012
2018-06-12T13:00:42Z
2018-06-12T13:00:42Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13363
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/0013000004nn7
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13363
identifier_str_mv ark:/26339/0013000004nn7
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Ciências Naturais e Exatas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Ciências Naturais e Exatas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172282666975232